terça-feira, 24 de março de 2015

Avaliação de LP ´Reportagem


Batalhão do bem
etienne jacintho
Daniel, de 13 anos, decidiu usar seu tempo livre para participar de ações sociais. Na hora que tem de folga entre as aulas de futebol e violão, às quartas-feiras, visita creches para tentar solucionar os problemas dessas entidades.
"Nos reunimos toda semana para visitar creches para ver o que podemos fazer", conta Daniel. "Em uma dessas visitas, fomos à Creche Bela Vista e percebemos que havia um espaço de concreto vazio que as crianças utilizavam para jogar bola." Daniel e seus colegas logo perceberam que seria ideal montar um parquinho onde essas crianças pudessem brincar.
A visita foi no final de maio, perto da festa junina. E aí a ideia veio. "A festa junina da escola é beneficente", fala Daniel. "Conversamos com a diretora e pedimos 50% da verba arrecadada para nosso projeto. Ela concordou."

Negociação
Dinheiro na mão, os alunos foram para -a. segunda etapa. Na internet, eles pesquisaram preços e brinquedos adequados para crianças de até 7 anos.
"Acabamos fechando com uma fábrica de um amigo de uma professora que deu desconto nos sete brinquedos que escolhemos", diz Daniel. E foi um descontão: mais de R$ l mil. "Foi uma boa compra", resume o aluno.
A instalação dos brinquedos do parquinho foi acompanhada de perto pêlos estudantes.
"Era uma surpresa para as crianças, que estavam agitadas", lembra Daniel. "E elas adoraram!" Os alunos ficaram lá na Creche Bela Vista monitorando as brincadeiras e caindo na folia.
A colega de Daniel, Gabriela, de 12 anos, também participou da ação. "É interessante e muito legal fazer campanhas para ajudar crianças", fala a aluna da 5a série. "Todo mundo tem o direito de ser criança." Daniel diz que o espírito é arregaçar as mangas para ajudar.
"Quando visitamos essas creches, vamos para brincar. Se vamos a um berçário, pegamos as crianças no colo e fazemos companhia."


Outras ações
Daniel conta que, além de instalar o parquinho na Creche Bela Vista, sua turma do bem já fez outras ações, como a campanha de roupase agasalhos para a Casa das Mães, o Espaço Iluminar, uma das entidades mantidas pela Associação Paulista de Apoio à Família (Apaf), que nasceu a partir de ações de pais de alunos da escola. A Casa das Mães oferece cursos para mães que deixam seus filhos na Creche Aconchego — também apoiada pela Apaf — e não trabalham.
Outra ação foi transformar cadernos velhos em novos. Em uma fábrica de papéis, os voluntários utilizaram folhas limpas de cadernos usados para montar material escolar novo para doação.
"Ajudo a propagar ações desse tipo porque acho importante ajudar. Acho que tudo o que a gente faz de bom volta para a gente", diz Daniel.
O Estado de S. Paulo. Estadinho. 7 out. 2006.
(O sobrenome dos adolescentes citados e o nome do colégio em que estudam foram omitidos.)

terça-feira, 17 de março de 2015

Viveiro Manequinho Lopes - Estudo do Meio - 5º ano F

Hoje, 17 de março, o 5º ano F teve a oportunidade de realizar uma atividade investigativa de Ciências no Viveiro Manequinho Lopes, que é um conhecido viveiro municipal, aberto a visitação, dentro do Parque Ibirapuera. Lá os alunos puderam conhecer o local onde são produzidas as mudas de plantas destinadas aos plantios das áreas públicas da cidade e como são desenvolvidos os estudos, as pesquisas e experimentações para o aprimoramento da produção de plantas, além de identificar as espécies vegetais mais importantes do local e interagir, de forma dinâmica, com o meio ambiente.
Acompanhe, nas fotos, como foi o nosso estudo do meio...