quarta-feira, 31 de março de 2010

MOMENTO DE ESTUDO DE GEOGRAFIA

Vamos rever o conteúdo da verificação de geografia?...


a)Leitura e interpretação de textos verbais e não verbais;
b)Reconhecimento das formas de representação da Terra;
c)Identificação de elementos presentes nas representações;
d)Reconhecimento da tecnologia como facilitadora das representações e identificação de localizações - GPS;
e)Percepção da necessidade de adoção de atitudes de preservação do planeta;
f)Registro de respostas completas, bem como de explicações, justificativas e argumentações.

Assista também ao slide para revisar o conteúdo:

PAUSA PARA LEITURA


A Pedra Teresa


Ninguém segura essa menina. Teresa fez seis anos e encasquetou que quer entender o mundo.
Já vestiu a cueca do irmão, pra saber como é ser menino. Já virou bicho, pra surpresa do cachorro Ovídio. E já foi planta, enfiada por uma tarde num buraco do jardim.
Hoje ela decretou feriado e resolveu investigar o reino dos minerais.
Pra entender eu preciso ser, disse ela. E saiu rumo ao barranco da pracinha, disposta a se fazer de pedra.
Calcário, ametista ou turmalina? Cristal, granito ou piroclasto? Xisto verde, carvão ou pérola? Ardósia, mármore ou varvito? Com tantos tipos, em qual pedra ela vai se transformar?
Teresa Mineral deitou-se sobre a grama, perto do barranco. E ficou lá, encolhida, absolutamente parada. Fechou os olhos, deixou de pensar e só respirava o necessário.
Pra não fazer nada é preciso muita concentração. Experimenta ficar um minuto sem se mexer. Agora imagine ficar assim por mais de um milhão de anos. E sem reclamar.
Pedra tem a vantagem de nunca morrer. Só o que faz é esfarelar. Por isso dura tanto, desde que o mundo existe.
A Pedra Teresa já estava ali na beira do barranco, encolhida, há uns dez minutos. Foi quando sentiu uma vontade louca de espirrar. E toda criança sabe que pedra jamais espirra. E sabe também que uma das coisas mais difíceis do universo é segurar um espirro. Teresa tentou prender o ar, mexeu o nariz, revirou os olhos, mas... Atchiiiiiiiiim...
Lá se foi ela, rolando pelo barranco.
Só parou quando bateu num banco da pracinha.
Doeu, claro. Se fosse pedra de verdade, talvez ela nem sentisse. Dizem que os minerais não sentem nada: nem dor, nem saudade, nem amor.
Teresa deu de pensar enquanto soprava o machucado. Concluiu que vida de pedra é dureza. E que ela estava muito feliz por ser gente, mesmo esfolada.
Amanhã, quando a ferida formar casquinha, aposto que ela vai continuar querendo. Querendo entender essa coisa gigante e misteriosa que é o mundo em que vivemos.

SOBRE OS AUTORES
Marcelo Romagnoli criou as histórias da menina Teresa, que estreou numa peça de teatro e agora ganha uma série na Folhinha. Ele é ator, dramaturgo e diretor de peças premiadas como "Felizardo" e "Sapecado", ambas encenadas com a Banda Mirim.

Aline Abreu fez as ilustrações de Teresa. Ela é autora e ilustradora de livros como "Mamãe Sabe Quase Tudo", "Papai É Quase um Herói" e "Cada Família É de um Jeito", da editora DCL. O site dela é http://www.alineabreu.com.br/.

Fonte: Folhinha, 13/03/2010
Acesso em 31/03/2010

TEXTO 2
Você já ouviu falar de João Grilo?... João Grilo é o personagem sagaz, capaz de resolver enigmas e dar solução a qualquer problema. Há muitas histórias engraçadas com esse personagem, principalmente na literatura de Cordel. Assim ele é descrito nos poemas:

"João Grilo foi um cristão
que nasceu antes do dia,
criou-se sem formosura,
mas tinha sabedoria
e morreu depois da hora
pelas artes que fazia
."


Conheça este conto do herói da literatura de cordel:


Grilo, o adivinho

Certa vez um mordomo, uma criada e um cozinheiro roubaram um anel que pertencia a um rei. Aflito para recuperar a joia, o rei publicou um anúncio que dizia: “Procura-se adivinho”.

Um marinheiro pobre e faminto, chamado Grilo, leu o anúncio e pensou: “Com um emprego desse eu poderia comer três vezes ao dia”. Assim, apresentou-se no palácio como adivinho, vendo-se encarregado de descobrir o paradeiro do anel.
Como já era noite e estava cansado, pediu licença para dormir e só agir no dia seguinte.
Quando acordou, pela manhã, o mordomo levou-lhe o desjejum. Grilo, que só pensava nos três pratos de comida diários, exclamou: “Aí vem o primeiro!”. Nem bem ouviu isso, o mordomo saiu correndo.
Ao meio-dia a criada apareceu com seu almoço, e Grilo, que ainda estava faminto, sonhando com suas três refeições, exclamou: “Eis aí a segunda!”. A criada estremeceu e foi embora.
Às sete horas da noite o cozinheiro lhe serviu o jantar, e Grilo, lambendo os beiços, exclamou: “E aí vem o terceiro!”.
Em vez de fugir, o cozinheiro implorou: “Por piedade, não conte nada ao rei! Dou-lhe cinquenta dólares por seu silêncio!”.
Grilo, que conseguia ser muito esperto quando estava com a barriga cheia, falou: “Passe para cá o dinheiro e coloque o anel no papo do peru”. Depois procurou o soberano e lhe disse: “Majestade, se mandar cortar o pescoço do peru, encontrará seu anel”.
O rei assim fez e, ao recuperar sua preciosa jóia, não só cobriu o marinheiro de presentes como organizou uma grande festa, para que seus amigos conhecessem o prodigioso adivinho. “Podem propor qualquer enigma”, disse-lhes. “Ele nunca erra”.
Um dos convidados pegou um grilo no jardim e perguntou ao marinheiro: “O que é que eu tenho na mão?”.
Grilo ficou em silêncio, pois não tinha a menor idéia do que se tratava. Os amigos do rei o fitavam, cada vez mais desconfiado.
Após alguns instantes, o monarca perdeu a paciência e berrou: “Ou você fala, ou vai fazer companhia ao peru!”.
“Aí, Grilo, em que mão tu te meteste!”, o marujo exclamou.
O convidado abriu a mão, o grilo saiu pulando, e o rei, satisfeito, premiou o marinheiro com uma grande fortuna, que lhe permitiu tomar três refeições por dia até o fim da vida.

PHILIP, Neil. Volta ao mundo em 52 histórias. São Paulo: Cia das Letrinhas, 1998.

Você leu duas histórias, que pertencem a gêneros diferentes: a primeira é uma minissérie e a segunda, um conto popular.

Qual texto chamou mais sua atenção?...Por quê?...

segunda-feira, 29 de março de 2010

CELULAR COMBINA COM ESCOLA?

João era um garoto que levava celular para a escola todos os dias, mas a professora e a diretora proibiram e ele sabia disso.
Todos viam que João continuava levando seu celular, mas ninguém comentava, porque ele era um garoto bacana.
Um dia estava cansado de escrever no caderno e tirou uma foto com o celular da matéria que estava na lousa, mas na hora em que ligou o aparelho, este fez um baita barulho e todos, inclusive a professora, perceberam:
- João, você está com o celular?
- Não, professora – respondeu João gaguejando.
Toda a turma olhou para ele, que finalmente admitiu sua "mancada".
A professora logo o mandou para a diretora.
- Qual a razão para você estar aqui? – perguntou a diretora
- Eu usei meu celular, mas não sabia que era proibido.
- Por que não perguntou antes de trazer o celular para a escola?- questionou a diretora.
- É, queeee, eu...
-Todos contam a mesma história ao dizer suas desculpas exageradas! - exclamou a diretora. -Por isso, se você não sabe de algo, pergunte para fazer a coisa certa, lhe darei o primeiro e o último perdão, se você tem um amigo(a) que não saiba que se é certo ou não o uso de celulares na escola você pode informá-lo, assim será melhor para a escola e para você também - continuou a diretora mais calma.
Conclusão: não deixe que a aula seja interrompida por um objeto eletrônico muito usado hoje em dia. Agora que você sabe dessa informação passe para outras pessoas, talvez assim, tenhamos uma escola melhor.

Guilherme Takata 5º ano A

É justo proibir celular na escola?

Aparelho celular é sempre sempre muito pedido pelas crianças. Quem não gostaria de ter um?...
Mas é justo proibi-lo nas escolas?
Um aparelho desse é muito complexo, principalmente para leigos, porém podemos ter contato com familiares, mas na hora certa.
Celular na sala de aula NÃO, nunca pense nisso!!
Telefone fora de uma explicação, fora de sala de aula, podemos até mexer, mas com autorização de seu responsavél.
Em apenas um aparelho, podemos encontrar: jogos, filmadora, gravador de voz, câmera e muitas outras possibilidades que uma criança menor de 8 anos não ia entender e não ia conseguir manipular tudo isso sozinha.
Têm mães que acham chique, que seu filho tenha celular, mas não sabem o perigo que isso pode lhes causar. Por exemplo: gravar coisas inapropriadas, ligar para um número que nem sabe de quem é, receber e dar trotes... Enfim, muitos riscos também. Deviam ter uma noção de tudo isso!
Mas também tem aquelas pessoas que pensam bem nas consequências antes de comprar um aparelho para seus filhos, e mais, conversam com eles sobre os prós e os contras, isto é, usá-lo, mas com responsabilidade. Isso é o certo.
Para concluir, celulares são sim legais, interessantes, bonitos e cheio de funções, mas devem ser usados com respeito, inteligência e bom senso respeitando o lugar, a adequação, pessoas que também têm celular e, principalmente, as regras.

Roberta - 5°ano A

Celular na aula: solução ou problema?

Em uma escola chamada Santa Maria, já era noite, quando o menino Pedro se lembrou que tinha uma prova de matemática no dia seguinte. Então pensou:
- Vou pegar meu celular e meu livro de matemática; vou tirar algumas fotos e pimba! Estou pronto para a prova!
No dia seguinte, às 6h25 ele chegou à escola, ficou conversando com seus amigos até às 7h10. Depois de 10 minutos, a professora entregou a prova e falou:
- Boa sorte.

Pedro ligou seu celular, mas esqueceu que ele fazia muito barulho, quando tocava. De repente: Triiiim! A professora logo viu que ele estava com o aparelho, colando. Dito isto, ela ordenou que Pedro fosse à sala da orientadora.
- Por que, Pedro? - perguntou a orientadora.
- É que eu não tive tempo de estudar, me dê logo uma advertência!
- Não se culpe! Só vou te dar uma advertência, um bilhete para os seus pais na agenda.
- Tudo bem, toda a má ação tem uma punição.
- É isso mesmo! E lembre-se: nada de celular na aula, ou você será punido novamente.
- Pode deixar.
Por isso, a proibição de celulares na aula é justa, porque se você trouxer celular na escola será punido seriamente. Quer saber, coopere com a aula dos professores e não traga o celular na escola!

Gianluca, 5ºA

É justo proibir o uso de celulares nas escolas?!

Em algumas escolas há uma entre as várias regras, que não permitem o uso de celulares durante o período de aula, porém em algumas escolas esta regra ainda não foi utilizada.

Mas adiantou? Podemos afirmar que o número de celulares nos colégios diminuiu bastante, portanto não foi encerrado o número de telefones móveis.
Os alunos continuam a usar os conteúdos dos aparelhos como: internet, SMS, e-mails durante a prova, ouvem músicas, gravam vídeos, tiram fotos, mandam torpedos, jogam jogos e por fim, telefonam.
Os professores reclamam, esbravejam e chamam a atenção, mas não adianta, pois as crianças e os adolescentes continuam a usar estes recursos tão presentes na sua vida.
Em nossa opinião o uso de celulares em sala de aula é errado, pois distraem as crianças e adolescentes em seu aprendizado. Muitas pessoas concordam mas outras não, por exemplo: os próprios alunos insistem em levá-los e muitos adultos discordam .
Esse assunto ainda vai render...
Fernanda e Rebeca - 5º A

Celular na Sala : Ferramenta ou Problema?

Bom, na escola não é justo proibir o celular, porém concordo plenamente com a proibição do uso de celular dentro da sala de aula, pois a professora não consegue dar continuidade à sua aula.
Sala de aula não é lugar para falar ao telefone, mas sim, espaço para estudar e aprender. Em caso de emergência, a escola possui telefone ou nossos pais podem deixar recado.
Não é bacana não colaborar com essa lei, pois em várias escolas já retiram o celular das crianças como no Doze de Outubo, no Salgueiro, no Polimaster etc...
O uso do celular deve ser feito com bom senso, pois pode atrapalhar a concentração de quem usa e de quem está ao seu lado.
Os pais dos alunos devem orientar seus filhos para que não usem o celular em locais proibidos, como por exemplo, cinema, teatro, palestras...
Na hora do recreio não acho justo proibirem o celular, pois esta e a hora da saída são ''hora da brincadeira'' e isso significa sem aula, então por que o celular é proibido na hora do recreio?
Algumas mães falam para seus filhos não levarem celular na escola, entretanto os alunos levam, quando a professora descobre e fala ao aluno que é proibido ele lembra do que a mãe disse. Assim, espero que todos entendam que o celular atrapalha na escola, mas também pode ajudar se soubermos usá-lo direito.

Léo Capriolli e Lucca Donegá - 5º A

É justo proibir celular na escola?

Aparelho celular, sempre muito pedido pelas crianças. Mas é justo proibi-lo nas escolas?

Um aparelho desses é muito complexo principalmente para leigos, porém podemos ter contato com familiares, mas nas horas certas.
Celular na sala de aula NÃO, nunca pense nisso!
Telefone fora de uma explicação, fora da sala de aula , podemos até mexer mas com autorização de seu responsavél.
Em apenas um aparelho podemos encontrar, jogar, filmar, gravar, camera e muitas outras possibilidades que uma criança menor que 8 anos não ia entender e não ia conseguir fazer tudo isso.
Tem mães que acham chique que seu filho tenha celular, mas não sabem o perigo. Por exemplo: gravar coisas inapropriadas, ligar para um número que nem sabe de quem é... Enfim, muitos perigos. Deviam ter uma noção de tudo isso!
Mas também tem aquelas pessoas que pensamantes de coprar um aparelho para seus fihos. Isso é o certo.
Para concluir, celular são sim legais, interessantes, bonitos e cheio de funções,mas devem ser usados com respeito, inteligência e bom senso respeitando o lugar, funções, pessoas que também têm celular e, principalmente, as regras.

E justo a proibição dos celulares em sala de aula?


A proibição de celulares dentro de sala de aula, é uma atitude correta para o aprendizagem das crianças. Por exemplo, quando a professora está explicando uma matéria começa a tocar o celular, todos da classe prestam atenção no toque e se distraem sobre o assunto da matéria. Desconcentração geral!
O celular tem vantagens, por exemplo: SMS, TELEVISÃO, CALCULADORA, CÂMERA, WEB, JOGOS, ETC.
E também tem muitas desvantagens, por exemplo: você está em sala de aula com o celular ligado, chega uma mensagem e faz aquele barulho, consequentemente, vai atrapalhar a continuação da aula.
Mas, com sala de aula, realmente ele não combina.

Thiago Cezaro Vieira - 5º A

É justo proibir o uso do celular na escola?

Bom, hoje em dia, como vocês sabem, o celular é muito importante na vida corrida dos paulistanos. Porque tem várias utilidades como: bluetooth, ligações (podem ser importantes), alguns têm tv, rádio, mp3 etc...
Já na sala de aula não podemos ligar o celular, pois atrapalha a aula e faz todos se distrairem mais.

As crianças usam o celular como diversão (jogos, música, televisão, bluetooth, internet) etc... Já para os adultos, ele se tornou um aliado muito interessante para negócios, pois ficam ligados 24h em rede com o mundo. Quantas pessoas não dependem dele para marcar e desmarcar seus compromissos, realizar vendas, fazer negócios etc.
Temos que entender que a vida se divide desse jeito: trabalho, descanso e lazer. Portanto, tudo tem sua hora. Na nossa opinião, no horário de aula, não se pode ligar o celular, mas fora de aula (recreio, saída, entrada) não tem por que proibi-lo!

HOSNI e JOÃO VITOR - 5º A

O uso do celular na escola

Muitas escolas proibem o uso do celular , e de outros aparelhos eletrônicos , dentro das salas de aula e do conteúdo de estudo, pois ele desvia a atenção do aluno e da classe, exemplo: O celular toca, os alunos e a professora pedem ao dono que desligue o telefone .
Parece que crianças fazem "greve" para o uso do aparelho eletrônico, mas as escolas fazem certo de proibir o uso ?

As escolas fazem certo proibindo o uso do aparelho eletrônico, além dos alunos não prestarem atenção, a professora não consegue dar a aula corretamente, pois o celular atrapalha .
Além do mais a professora não consegue dar a aula como planejado.
Na minha opinião, é bom que as escolas proibam o uso do celular dentro da escola, pois ele tira a atenção do alunoe também tem o risco de se perder o aparelho .
Por outro lado é divertido usar o celular dentro do colégio, mas não na aula. Pois assim podemos ouvir música, jogar, navegar na internet, pesquisar para algum trabalho para ser apresentado na sala de aula, enfim, pode ser bastante útil, desde que esteja desligado nas aulas. E para isso, o aluno tem de ficar esperto!

Clara & Bianca * 5º A

o que você acha sobre a proibição do celular na sala de aula?

Eu diria que é justo proibir o uso do celular na escola. Eu vou dizer o porquê.
Um celular tocando, atrapalha ao professor que está explicando, aos alunos que estão prestando atenção na aula. Agora imagine vinte alunos com celulares tocando! Seria impossível o professor conseguir explicar a matéria e ser ouvido.

Vamos dizer, que a escola permitisse ao aluno levar o celular com a condição de manter o aparelho desligado durante o período das aulas. Isso seria justo se todos obedecessem. Mas isso não acontece. Não é mesmo?... Tem sempre alguém que esquece de desligá-lo.
Durante o período que ficamos na escola devemos aproveitar o tempo da melhor forma.
A cada dia que passa surgem novos modelos de celulares, o que faz aumentar o consumo, pois apresentam televisões, internet, jogos, GPS, etc...A gente até nem se lembra mais que é um celular.
Todos os atrativos que os celulares trazem, com certeza, desviam a concentração de qualquer criança.
A tecnologia que existe hoje nos ajuda muito, mas temos que saber a hora correta para usá-la.

Lucas M. e Kenzo-5º A

Escola e celular combinam?

O celular na escola pode trazer problemas como: trote, barulho quando toca, broncas, suspensões...
Na hora da aula você deve deixar ele desligado, porém no intervalo, no recreio poderia usar o celular, porque os alunos deveriam ter liberdade no recreio, (mas eles já têm muita liberdade, você deve estar se perguntando!)
Bom, para mim, o celular deveria ser proibido nas escolas de São Paulo e do Brasil inteiro também, pois atrapalha a professora e o aluno que está quieto, além disso, você mesmo se desconcentra também, pense bem: já imaginou se tocar o celular no meio de uma prova, que você está calculando, escrevendo e prestando muita atenção, hein? Acho que você não vai gostar...

Luiz Eduardo - 5°ano A

Escola combina com celular?


Eis a questão: Por que proibir o uso do celular nas escolas?


Para as crianças, isso é uma bobagem, já para os adultos...

Na verdade, em algumas ocasiões até pode usar...Como fotografar uma lista de telefones dos amigos para fazer um trabalho:

O que não pode é usar o celular para joguinhos, telefonemas, gravar os amigos, usar a calculadora na sala de aula...

A lei proibe os alunos de LEVAREM os celulares para a escola. Mas, será que os alunos respeitam isso?

"Acho essa lei ótima. As crianças não têm maturidade para usar os celulares na hora certa." Diz minha mãe.

Por outro lado, meu irmão comenta: "Acho que o celular só devia ser proibido nas salas de aula, não na escola inteira. Pois , para uns, o celular é essencial."

Mas, se um deixar o celular ligado, todos também vão! E meu pai também diz:"Para falar a verdade, acho essa lei muito boa. Os celulares não foram feitos para crianças. Com eles, pode haver um tumulto escolar!"

Mas, e os jogos? Os adultos nem mexem neles, então por que os fizeram? Foram feitos para "fisgar" as crianças a comprarem o celular.

Então, a lei deve ser respeitada.

Alexandre e Guilherme - 5º A

O celular

O celular hoje em dia é usado para muitas coisas. Serve para você fazer um telefonema, mandar um torpedo ou jogar videogames.
Porém, há muitas crianças que gostam dele, e querem levá-lo a escola.
Muitas escolas proibem o uso do celular, pois pode atrapalhar a aula. Os alunos, porém, acham isso uma bobagem.

Na minha opinião, o celular pode ser usado em qualquer lugar, menos na escola. Eles podem causar um baita transtorno nas aulas, interrompendo os professores com os toques ou as músicas.

Como no avião, ou no cinema, o celular deve ficar desligado na escola também, pois como no cinema ninguém gosta de ouvir o toque dele enquanto o filme está passando, o professor não gosta de ouvir o toque enquanto está ensinando.

Ricardo 5ºA

LUGAR DE CELULAR É NA ESCOLA?...

As crianças adoram celulares. Principalmente celulares caros. Mas por quê? Em primeiro lugar, por causa do status, mas também por causa da diversão (hoje os celulares são avançados, possuem internet, câmera digital, MP3, jogos...).
Mas você acha que lugar de celular é na escola? “Depende. Na sala de aula é lugar de estudar, não de celular. Mas nos horários livres, poderiam deixar as crianças usarem sob supervisão.” Opina Letícia, 10, estudante.
Há opiniões parecidas com a de Letícia, como a de Fernando, 43, paisagista: ”Pode levar celular na escola, mas tem que ficar na bolsa da criança, desligado e só usá-lo para emergências.“
Para Mariana, 12, estudante, o celular devia ser PROIBIDO! Segundo ela, o celular deixa as pessoas desconcentradas. Miriam, 46, médica, tem a mesma opinião: ”Os telefones celulares em sala de aula tiram a concentração das crianças e adolescentes. Sala de aula e celulares, não combinam!”
Esta polemica é séria, já virou lei em vários estados. Mas cada um tem sua opinião, fazer o que?

´
Letícia e Rahira, 5ºA

Para Pensar:Sala de Aula combina com celular?

Alunos , professores ultimamente têm telefone-celular. E também, a maioria das vezes deixam eles LIGADOS em sala de aula, isso prejudica o estudo, pois o celular pode tocar no meio do aprendizado.
Muitas vezes, a escola é um lugar que ao trazer o celular você pode se prejudicar, como perdê-lo(pois os alunos deixam eles em qualquer lugar), quebrá-lo, alguns podem ter a triste ideia de querer passar um trote nos outros colegas. Desse jeito, os funcionários da escola PRECISAM proibir o uso do celular.
Também os alunos que colam na verificação utilizando a calculadora. Jogando joguinhos virtuais, acesssando sites como youtube, orkut. E, principalmente, ouvindo músicas no MP3 , em seu aparelho móvel.
Para ter mais segurança com seu celular você pode levar uma bolsinha, ou deixá-lo no seu bolso, manter ele DESLIGADO durante a aula. Dessa forma, podemos utilizar os celulares na escola. Sem responsabilidade nada pode ser feito.

sexta-feira, 26 de março de 2010

PRODUÇÃO DE TEXTO - ARTIGO DE OPINIÃO

É justo proibir o uso do celular na escola?


Em muitos lugares do Brasil e do mundo já vigora a proibição do uso de celulares em sala de aula. Em outros, a ideia está em discussão. Conforme noticiou o UOL Educação, em janeiro de 2010, na rede municipal de ensino de Juiz de Fora (MG) não somente os celulares foram proibidos, como também os bonés. A situação com certeza é polêmica. Trata-se de mais um caso em que a esfera pública (o Estado) resolve invadir assuntos da esfera privada, como na restrição ao fumo em locais fechados.

Os legisladores estariam se intrometendo em questões da vida individual do estudante que não lhes dizem respeito? Ou são os jovens que abusam e não conseguem compreender quanto o uso do celular, durante a aula, lhes é prejudicial?


O que você pensa da proibição do celular em sala de aula?


ATENÇÃO: a primeira versão será feita na folha da atividade, que você possui. Mas, a refacção será no BLOG, na próxima aula de informática.
Seguem algumas dicas para você escrever seu texto:

MOMENTO DE ESTUDO - HISTÓRIA

As avaliações estão chegando... É preciso estudar, reler, rever o conteúdo dado no bimestre na apostila e nos cadernos. Fazer anotações em seu caderno de estudos. Afinal, você deseja certamente iniciar o ano com ótimos conceitos, não é?...Além do mais, você é capaz de dar o melhor de si!

Tela de Portinari - Chegada da Família Real no Brasil em 1808

Acreditando em tudo isto, preparamos uma apresentação de História para ajudá-lo a se sair bem nas verificações.
Vejam os slides, leiam, releiam e, no último quadro, prestem atenção, pois há duas tarefas que deverão ser realizadas em seu caderno.

De acordo com o que você estudou, D. Pedro I deve ser considerado o herói da Independência. Por quê?

VENCER SIM, MAS NÃO SOZINHO!

UMA LIÇÃO DIFERENTE...

HÁ ALGUNS ANOS, EM UMA COMPETIÇÃO ESPECIAL, GAROTOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, ALINHARAM-SE PARA UMA CORRIDA. UM HOMEM OBSERVAVA DE LONGE, CONTRARIADO, PARECIA QUE NÃO ACREDITAVA NA POSSIBILIDADE DA ATIVIDADE ACONTECER.
AO SINAL, TODOS PARTIRAM. NÃO EXATAMENTE EM DISPARADA, MAS COM VONTADE DE DAR O MELHOR DE SI, TERMINAR A CORRIDA E GANHAR.
TODOS, COM EXCEÇÃO DE UM GAROTO QUE TROPEÇOU NO ASFALTO, CAIU E COMEÇOU A CHORAR.
UM DOS MENINOS ESTAVA A UM PASSO DE CORTAR A FITA VERMELHA. MAS, AO OUVIR O CHORO, TODOS DIMINUÍRAM O PASSO E OLHARAM PARA TRÁS. ENTÃO, ELES VIRARAM E VOLTARAM. TODOS ELES.
TODOS OS COMPETIDORES ESFORÇARAM-SE PARA COLOCAR O COLEGA EM PÉ E CONTINUAR A CORRIDA. DERAM-SE OS BRAÇOS E ANDARAM JUNTOS ATÉ A LINHA DE CHEGADA.
O PÚBLICO EMOCIONADO COMEÇOU A BATER PALMAS DE PÉ. OS APALUSOS FORAM MUITOS E RITMADOS. E,AS PESSOAS QUE ESTAVAM ALI, NAQUELE ABENÇOADO DIA, CONTINUAM REPETINDO ESSA HISTÓRIA ATÉ HOJE.
OS ATLETAS TINHAM DEFICIÊNCIA FÍSICA, MAS CERTAMENTE, NÃO TINHAM DEFICIÊNCIA DE SENSIBILIDADE. POR QUÊ?...PORQUE, BEM NO FUNDO, TODOS NÓS SABEMOS QUE O MAIS IMPORTANTE NESTA VIDA, NÃO É VENCER SOZINHO. É COLABORAR COM O OUTRO PARA QUE A VITÓRIA SEJA DE AMBOS, MESMO QUE ISSO SIGNIFIQUE DIMINUIR O PASSO E MUDAR O PERCURSO. PENSEM NISSO E FAÇAM A DIFERENÇA!

COMO PODEMOS FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE ALGUÉM?...
VOCÊ DÁ O MELHOR DE SI EM TUDO QUE REALIZA?....

quinta-feira, 25 de março de 2010

HORA DO PLANETA?!...PARTICIPE! : -)

HORA DO PLANETA

O MUNDO INTEIRO VAI APAGAR AS LUZES POR 1 HORA!

Junte-se ao movimento que vai reunir 1 bilhão de pessoas em todo mundo!
No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes.

Cristo Redentor - RJ

Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.

Fotos mostram a Torre Eiffel com as luzes apagadas e acesas na Hora do Planeta em 2009

CLIQUE na imagem e veja o que acontece no mundo inteiro na HORA do PLANETA:

Espalhe a mensagem da Hora do Planeta para o maior número possível de pessoas. Convide familiares, amigos, colegas e membros da sua comunidade para participarem também.

Assista ao vídeo da Campanha e entenda mais sobre esse movimento planetário:




Podemos contar com VOCÊ?...

quarta-feira, 24 de março de 2010

Dramatização em Inglês - Teacher GILDA

Interpretando o texto em inglês

São muitas as alternativas possíveis para acompanhar a progressão dos nossos alunos na assimilação dos conteúdos.

Interpretando em Inglês

A apresentação oral dos 5ºs anos teve como objetivo estimular o desejo de aprender, o entusiasmo pelo conhecimento e o prazer das descobertas criando situações para o estabelecimento de relações entre as relações e construções renovadas de aprendizagem.

Interpretando em Inglês

Os resultados foram surpreendentes!
Através de muita imaginação e espírito de iniciativa, os alunos utilizaram os conceitos introduzidos de forma natural e significativa e criaram um programa de TV onde apresentaram notícias, entrevistas, propagandas e pequenas histórias produzidas por eles.
Interpretando em Inglês

Parabéns, 5ºs anos!
Transformar a educação e levar nossos alunos ao encontro de novas metodologias procurando assim construir novos caminhos que contemplem os interesses deles e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente é cada vez mais uma necessidade!

Interpretando em Inglês

Teacher Gilda - 5º s anos B, C e D.

O que você aprendeu com esta atividade?...
(Que tal responder em inglês?)


terça-feira, 23 de março de 2010

Teatro de Fantoches - em inglês

Mais um trabalho do professor Maurício (Inglês) feito pelos alunos: Ricardo, Guilherme T. e Gianluca.
Acompanhem o diálogo e a apresentação:

WE GOT HERBERT
Neve: Hey! How are you?
1 ST: I can´t talk now! I´m on a investigation.
Neve: Can I help you?
1 ST: Sure.
Noverr: Hey! How are you?
1ST and Neve: Shut up! We can´t talk now.
Noverr: Why?
1ST and Neve: We have a mission to do!
Noverr: Can I help?
1ST and Neve: Hummmm...Ok!
Herbert: Get out of here!
1ST and Neve and Nover: We got you! It´s a trap.
Herbert (mad): Damm! One day I will get out of here!
1ST, Neve and Noverr: Never! We are the elite penguin force!

GRUPO: William, Maurício e Lucas C.



E, você?...Já enviou o seu?...

segunda-feira, 22 de março de 2010

CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

CELEBRAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA - 22/03


O DIA MUNDIAL DA ÁGUA recorda-nos que devemos pensar na questão da água em termos globais e apoiar as iniciativas destinadas a dar acesso à água potável a todos os habitantes do planeta, onde quer que vivam.
Para comemorarmos este dia, os alunos do quinto ano trouxeram gravuras relativas ao tema e formaram um painel interativo, que está no Prédio São José.

Neste painel, cada aluno deve escrever em uma gota, qual será sua contribuição para preservar esse bem tão precioso: a água.
Você já pensou que neste instante, milhares de gotas d´água estão percorrendo o Planeta, o Brasil, a sua cidade e o seu corpo num incansável movimento para a vida?...
Qual será o seu compromisso para mudar essa realidade?...
FAÇA A SUA PARTE! A NATUREZA AGRADECE.

Que tal testar se você realmente é sustentável?...
Clique aqui e participe do TESTE!

Já escreveu seu recado nas "Gotas de Contribuição"?...Qual foi?