quarta-feira, 27 de março de 2013

Dicas de como estudar!


O estudo é fonte de aprendizagem e para tal atividade você precisa dedicar um tempo. Aproveite o roteiro de estudo que preparamos e bom trabalho!
1.     Escolha um local agradável e silencioso para iniciar a tarefa;
2.     Verifique se todo o material necessário está à sua disposição;
3.     Decida quais dias da semana serão os dias de estudo e decida também quantas horas pretende investir nessa atividade; lembre-se de que você precisa estudar um pouquinho de cada área do conhecimento e para isso precisa pensar numa distribuição de horas bem legal! Torne isso uma rotina... não espere sentir vontade de estudar para começar a trabalhar!;
4.     Separe o material a ser estudado: ou o caderno, ou  a apostila ou as folhas xerocadas, e assim por diante;
5.     Não estude apenas o que você gosta e procure intercalar as áreas do conhecimento ao invés de estudar direto uma matéria, por exemplo, História e Geografia; isso possibilitará que você se dedique mais, a diferentes matérias, sem se esforçar demais em um determinado assunto;
6.     Levante os temas de estudo;
7.     Leia os textos ou os exercícios realizados;
8.     Verifique as suas dúvidas e faça um levantamento do que já sabe;
9.     Realize novamente os exercícios que errou, verifique seu raciocínio e observe se ainda permanece com dúvidas;
10.                       Corrija os exercícios do caderno que necessitarem de revisão; ou os reescreva em outras folhas para serem anexados no caderno;
11.                       Realize a autocorreção;
12.                       Pesquise em revistas e jornais ou em sites da Internet, se existe alguma informação nova sobre o assunto que está estudando, se há alguma conhecimento novo a ser levado para a classe, se existem outras pessoas pensando sobre o assunto, o que estão dizendo etc.;
13.                       Produza conclusões e sínteses sobre o que aprendeu de cada tema levantado inicialmente;
14.                       Construa o seu caderno de Orientação de Estudos, de forma que você possa retomar, posteriormente, o que aprendeu;
15.                       Apresente para os colegas e familiares os seus progressos nos estudos;
16.                       Exponha para a professora as dúvidas identificadas no momento de estudo e peça novas e diferentes explicações;
17.                       Não espere as atividades de avaliação ou a época de sondagens para estudar e tirar as suas dúvidas, e nem espere que as dúvidas apareçam somente nos momentos de avaliação;
18.                       Tenha força de vontade, disciplina e acredite em si mesmo!!!

segunda-feira, 25 de março de 2013

VERIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS - ENTENDIMENTO DO TEXTO

As verificações estão chegando!.... Momento de demonstrar o que aprendeu... Mas, antes, é preciso preparar-se muito bem! Então, como queremos que você dê o seu melhor, postamos os textos da verificação para você lê-los com mais atenção. Assim, você pode estudar o vocabulário, relembrar o gênero "Reportagem", suas características e lê-los quantas vezes quiser... Vamos lá?...

RAQUEL COZER
COLUNISTA DA FOLHA

     É incrível pensar numa menina que atravessou um século sem perder a juventude, mas foi o que aconteceu com Doroty, personagem de “O Mágico de OZ”.
     Ela surgiu em 1900, mais de cem anos atrás, quando o americano L. Frank Baum publicou o livro. “O Mágico de Oz” fez tanto sucesso que o autor depois escreveu várias histórias a partir daquela primeira.
     É uma saga bem maluca. Nela, a menina e seu cachorro Totó são carregados por um ciclone, com casa e tudo, até o reino de Oz.
     O lugar é lindo, mas tudo que a menina quer é voltar para a fazenda onde vivia com os tios. Vai então atrás do Mágico de Oz, que, dizem, poderia ajudá-la.
     No caminho até o palácio do Mágico, ela conhece um Espantalho que queria ter cérebro, um Homem de Lata que queria ter coração e um Leão Covarde que queria ter coragem.
    E todos resolvem ir com ela, na esperança de que o Mágico os ajude também.
    Essa história foi parar no cinema, no teatro e ganhou versões menores em livro. O filme mais famoso, de 1939, até hoje passa na TV! Mas, nos últimos anos, a trama andava esquecida.
     Agora voltou com tudo. Acaba de chegar aos cinemas um filme que conta a história anterior ao livro. Chama-se “OZ: Mágico e Poderoso”. E um musical baseado no livro está em cartaz em São Paulo.
    Com isso, várias editoras resolveram lançar suas traduções de narrativa, cada uma com ilustrações mais divertidas que a outra.
    É uma chance e tanto de ver como uma boa história nunca envelhece.
Mágico de Oz ganha versão em dobraduras

OZ no cinema
Cena de OZ: mágico e poderoso
Com muita ação, novo filme conta a história antes de Doroty surgir

SERGIO RIZZO
ESPECIAL PARA A FOLHA

   O mágico da história é um pilantra simpático chamado Oscar (James Franco), mas o verdadeiro feiticeiro por trás de OZ: Mágico e Poderoso” é o diretor, Sam Raimi, 53.
    Antes de completar dez anos, ele já fazia filmes caseiros com os amigos. Sua inspiração vinha das comédias e das fitas de terror que admirava.
    Adulto, Raimi decidiu ser cineasta profissional. “Uma noite alucinante” (1983), que misturava terror com humor negro, foi o filme que o revelou.
    Depois com o sucesso da trilogia “Homem Aranha” (2002-2007), ele se tornou um queridinho da indústria de cinema.
   Na hora de repaginar a Terra de OZ, a Disney logo pensou em Raimi. E pensou no feiticeiro certo. O longa-metragem “OZ: Mágico e Poderoso”, que estreou ontem no Brasil, combina com os ingredientes que o diretor conhece bem: pitadas de terror, elementos sobrenaturais, humor negro e muita ação.
         Raimi  faz até uma homenagem a ele mesmo: os principais truques  usados por Oscar para enganar as bruxas malvadas são efeitos especiais de cinema. 
        Ou seja: o Mágico de Oz se comporta, na verdade, como um diretor de filmes. Isso faz todo o sentido na história, porque ela se passa no século XX, quando o cinema começava a popularizar.
         É a mesma época em que trabalhava Georges Méliès, o personagem de “A invenção de Hugo Cabret” (2001). Quem foi Méliès? Um mágico que virou cineasta para fazer filmes de fantasia.
       E o feiticeiro Rami? Sua principal magia foi retornar ao universo do clássico “O Mágico de Oz” (1939) fazendo algo que parece inteiramente novo.
      Em primeiro lugar, a história de “Oz”: Mágico e Poderoso” acontece muito antes de Doroty (Judy Garland) chegar à Terra de Oz no filme original.
    E, mais importante, Raimi sabe que as crianças e os jovens de hoje são diferentes daqueles do 70 anos atrás. Por isso, trocou a ingenuidade do original por um humor esperto. Sabe também que muitos adultos vão assistir ao filme.
      Para eles, “Oz: Mágico e Poderoso” oferece outros truques, escondidos nos diálogos.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Linhas do Tempo

APRENDENDO HISTÓRIA, FAZENDO HISTÓRIA!


Nas aulas de História, os alunos do 5º ano produziram diferentes linhas do tempo sobre vários temas da atualidade e tiveram a oportunidade de pensar sobre conteúdos de aprendizagem, tais como: simultaneidade, permanências e mudanças ocorridas no século XX e XXI, sujeitos, fatos e documentos históricos.
Parabéns a todos os alunos!
Vejam os materiais elaborados...