quarta-feira, 10 de março de 2010

Laboratório - A transferência de calor

Investigação no Laboratório
Transferência de calor











No dia 26 de fevereiro, fomos ao Laboratório investigar materiais para resolver um problema:
Quando eu compro um produto congelado no supermercado, qual recipiente vai conservá-lo por mais tempo assim para que eu o leve do supermercado para casa?
Abaixo o registro dessa investigação feita por duas alunas do 5ª ano C:
Desenvolvimento da investigação:
Primeiro, nós nos sentamos em grupo de 5 pessoas e, depois, a professora trouxe um pote com gelo. Em cima da mesa, havia recipientes e a proposta era cada grupo escolher um recipiente e colocar blocos de gelo. Depois, levamos os recipientes para a mesa e ficamos observando durante 15 minutos.

Durante os 15 minutos, observamos dois termômetros: um da temperatura ambiente e um do recipiente com gelo, para compará-los.
A seguir, fizemos uma roda em volta das mesas e observamos cada recipiente para verificar se o gelo havia derretido.
Recipientes observados:
Madeira - A madeira conservou bem o gelo, pois ela é um mau condutor de calor.

Metal - O metal derreteu todo o gelo, e só sobrou água.
Isopor - Ele conservou bem o gelo e escorreu pouca água. Plástico - Derreteu quase todo o gelo e só sobrou água e uns pedacinhos de gelo.
Vidro - Não derreteu tudo, mas sobraram poucas pedras de gelo. Resposta: Os melhores recipientes para conservar são os feitos de isopor ou madeira.
Dica: Ao invés da madeira, nós usamos o isopor, pois ele é mais leve e fácil de ser transportado.
Gabriela G. Gonçalves 5º C

Problematização:
Preciso transportar um produto congelado do supermercado até a minha casa. Que recipiente deixaria o produto congelado por mais tempo?

Desenvolvimento da investigação:
Quando entramos na sala do laboratório, a professora chegou com uma bacia cheia de gelo.
Cada grupo escolheu um recipiente: de madeira, metal (alumínio), isopor, plástico, vidro, feltro ou de papelão. Depois de escolher o recipiente, colocamos três ou mais cubos de gelo lá dentro e anotamos a hora em que fizemos isso.
Enquanto isso, a professora colocou um termômetro na bacia com os gelos que sobraram, e um em cima de um pote de sorvete vazio. Ela foi chamando um grupo de cada vez para ver a temperatura que estava em cada um deles. O que estava na bacia com gelos marcava 2°C e o que estava apoiado no pote marcava 25°C. Ela também deu um termômetro de mercúrio para os grupos observarem. Depois de 15 minutos, abrimos todos os potes e ficamos passando de mesa em mesa. E depois fizemos a conclusão.

Conclusão:
• O pote de metal é um bom condutor de calor, por isso fez o gelo derreter rápido.

• O isopor é um mau condutor de calor, como o plástico, e por isso fizeram o gelo permanecer lá.

• A madeira também é um mau condutor de calor, por isso fez o gelo ficar lá.
• O vidro deixou um pouco de gelo e gelo que já tinha derretido.

Vittoria Theodorellos Gatti

Em que outras situações do nosso cotidiano podemos usar o que aprendemos no laboratório?

4 comentários:

Ana Carolina Reis disse...

Oi,
eu já fui no laboratório fazer essa experiencia e é muito interessante e legal.
O que mais contem o gelo é o isopor , e o que o gelo derrete mais rápido é o metal (ou alumínio).
BJKS
A na Carolina Reis

Anônimo disse...

Oiii ,
Mesmo eu sendo do 5ºA eu tambem fui ao laboratorio fazer essa esperiência e foi muito legal porque eu comprovei o que tinha aprendido em sala de aula !
Bjs , Rah*

Anônimo disse...

Oi... Sou do 5 ano A mas ja foi ao laboratório e adorei essa experiencia!!
Ela nos ensina em que o gelo derrete mais rápido e em qual demora mais para derreter e o que derrete mais r[ápido foi a caixa de metal e a que mais demoro foi a caixa de isopor pois isopor é um maucondutor de calor!!!

Bjss e vou fazer em casa essa esperiencia!!Roberta*

Alexandre ;-) disse...

Verô,
Sou eu, o Alê, do 5ºA... Você disse que colocaria a minha apresentação da camada de ozônio... Onde está?