terça-feira, 11 de março de 2014
Jogo Contig 60 - 5º ano E
OBJETIVO:
Para ganhar o jogador deverá ser o primeiro a identificar cinco fichas de mesma cor em linha
reta ou ter o menor número de pontos quando acabarem as fichas ou quando acabar o tempo
de jogo.
REGRAS:
1) Adversários jogam alternadamente. Cada jogador joga os três dados. Constrói uma
sentença numérica usando os números indicados pelos dados e uma ou duas operações
diferentes. Por exemplo, com os números 2, 3 e 4 o jogador poderá construir (2 + 3) x 4 = 20.
O jogador, neste caso cobriria o espaço marcado 20 com uma ficha de sua cor. Só é permitido
utilizar as quatro operações.
2) Contagem de pontos: um ponto é ganho por colocar uma ficha num espaço desocupado que
seja adjacente a um espaço com uma ficha (horizontal, vertical ou diagonalmente). O jogador
subtrai de 60 (marcação inicial) o ponto ganho. Colocando-se um marcador num espaço
adjacente a mais de um espaço ocupada mais pontos poderão ser obtidos. Por exemplo, (veja
o tabuleiro) se os espaços 0, 1 e 27 estiverem ocupados o jogador ganharia 3 pontos
colocando uma ficha no espaço 28. A cor das fichas nos espaços ocupadas não faz diferença.
Os pontos obtidos numa jogada são subtraídos do total do jogador.
3) Se um jogador passar sua jogada, por acreditar que não é possível fazer uma sentença
numérica com aqueles valores dos dados, o adversário terá uma opção a tomar. Se o
adversário achar que seria possível fazer uma sentença com os dados jogados pelo colega, ele
pode fazer, antes de fazer sua própria jogada. Ele ganhará o dobro do número de pontos nesta
situação, e em seguida poderá fazer sua própria jogada.
4) O jogo termina quando o jogador conseguir colocar cinco fichas de mesma cor em linha
reta sem nenhuma ficha do adversário intervindo. Essa linha poderá ser horizontal, vertical ou
diagonal. Poderá terminar também se acabarem as fichas dos jogadores e o vencedor, neste
caso, é determinado pelo que tiver o menor número de pontos.
TABULEIRO:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário