quinta-feira, 24 de março de 2011

A PEDRA TERESA

Você leu uma parte do conto "A Pedra Teresa". Quer conhecê-lo na íntegra?...Então, lá vai...
Ninguém segura essa menina. Teresa fez seis anos e encasquetou que quer entender o mundo.
Já vestiu a cueca do irmão, pra saber como é ser menino. Já virou bicho, pra surpresa do cachorro Ovídio. E já foi planta, enfiada por uma tarde num buraco do jardim.
Hoje ela decretou feriado e resolveu investigar o reino dos minerais.
"Pra entender eu preciso ser", disse ela. E saiu rumo ao barranco da pracinha, disposta a se fazer de pedra.
Calcário, ametista ou turmalina? Cristal, granito ou piroclasto? Xisto verde, carvão ou pérola? Ardósia, mármore ou varvito? Com tantos tipos, em qual pedra ela vai se transformar?
Ametista
Turmalina

Teresa Mineral deitou-se sobre a grama, perto do barranco. E ficou lá, encolhida, absolutamente parada. Fechou os olhos, deixou de pensar e só respirava o necessário.
Pra não fazer nada é preciso muita concentração. Experimenta ficar um minuto sem se mexer. Agora imagine ficar assim por mais de um milhão de anos. E sem reclamar.
Pedra tem a vantagem de nunca morrer. Só o que faz é esfarelar. Por isso dura tanto, desde que o mundo existe.
A Pedra Teresa já estava ali na beira do barranco, encolhida, há uns dez minutos. Foi quando sentiu uma vontade louca de espirrar. E toda criança sabe que pedra jamais espirra. E sabe também que uma das coisas mais difíceis do universo é segurar um espirro. Teresa tentou prender o ar, mexeu o nariz, revirou os olhos, mas... Atchiiiiiiiiim...
Lá se foi ela, rolando pelo barranco.
Só parou quando bateu num banco da pracinha.
Doeu, claro. Se fosse pedra de verdade, talvez ela nem sentisse. Dizem que os minerais não sentem nada: nem dor, nem saudade, nem amor.
Teresa deu de pensar enquanto soprava o machucado. Concluiu que vida de pedra é dureza. E que ela estava muito feliz por ser gente, mesmo esfolada.
Amanhã, quando a ferida formar casquinha, aposto que ela vai continuar querendo. Querendo entender essa coisa gigante e misteriosa que é o mundo em que vivemos.
SOBRE OS AUTORES

Marcelo Romagnoli criou as histórias da menina Teresa, que estreou numa peça de teatro e agora ganha uma série na Folhinha. Ele é ator, dramaturgo e diretor de peças premiadas como "Felizardo" e "Sapecado", ambas encenadas com a Banda Mirim.

Aline Abreu fez as ilustrações de Teresa. Ela é autora e ilustradora de livros como "Mamãe Sabe Quase Tudo", "Papai É Quase um Herói" e "Cada Família É de um Jeito", da editora DCL. O site dela é http://www.alineabreu.com.br/.

Fonte: FOLHINHA, 13/03/2010
Acesso em: 24/03/2011

quarta-feira, 23 de março de 2011

Maquetes de Geometria


Lançamos um olhar sobre a geometria e a sua presença na natureza, nas artes, no cotidiano, na arquitetura por toda a parte.

GEOMETRIA, de origem grega quer dizer geos (terra) e metron (medida). Esta denominação deve a sua origem à necessidade que, desde os tempos remotos, o homem teve de medir terrenos. Ano após ano, o Nilo transbordava do seu leito natural, espalhando um rico limo sobre os campos ribeirinhos, o que constituía uma benção, a base de existência do país dos Faraós, que na época se circunscrevia a uma estreita faixa de terra às margens do rio.


A inundação fazia desaparecer os marcos de delimitação entre os campos. Para demarcarem novamente os limites existiam os "puxadores de corda", os "harpedonaptas" que baseavam a sua arte essencialmente no conhecimento de que o triângulo de lados 3, 4, 5 é retângulo. As construções das pirâmides e templos, pelas civilizações egípcia e Babilônica são o testemunho mais antigo de um conhecimento sistemático da Geometria.

A Geometria é um tema sempre presente, quer na natureza, nas formas criadas pelo homem, nas mais diversas áreas
PERCEBEMOS QUE A GEOMETRIA ESTÁ POR TODA A PARTE E COMPREENDER AS DIFERENTES FORMAS ONDE ELA APARECE NOS FAZ PERCEBER O QUANTO ELA É PERFEITA!
FONTE: http://images.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

Assim, surgiu a ideia dos alunos verem a vida sob o foco da GEOMETRIA e perceberem que ela existe e está bem perto de nós!

Vejam que trabalhos criativos, interessantes e caprichados os alunos construíram em grupos:



Como foi para você realizar em grupo esse trabalho?...Quais as vantagens e desvantagens do trabalho em conjunto?...

terça-feira, 22 de março de 2011

Concurso melhor BLOG

EXTRA, EXTRA, EXTRA!!!



Concurso de blogs da Deutsche Welle anuncia candidatos às premiações nas diferentes categorias.
A Deutsche Welle apresentou hoje (22/03), no site www.thebobs.com, os 187 nomeados do concurso internacional de blogs The BOBs. NÓS fomos selecionados entre cerca de 2.100 sugestões para o melhor blog em 11 línguas e seis categorias. Um júri de renome internacional nomeou 11 candidatos em cada uma das categorias. Até 11 de abril, os usuários podem votar em seus favoritos, decidindo assim os prêmios do público.
"Entre os blogs que concorrem na categoria Melhor Blog em Português, que neste ano será escolhido somente em votação online, está um blog feito por alunos da quinta série do ensino fundamental "Jornal do Quinto Ano", de uma escola paulista. "

Contamos com VOCÊS (alunos, familiares e seguidores) para ganharmos esse prêmio!!
É preciso selecionar primeiro a categoria e, depois, o nome do blog. Bem em cima, no cabeçalho. (Para votar, é preciso fazer login no facebook ou no twitter)
Podemos contar com VOCÊS?!

domingo, 13 de março de 2011

Produção de Texto - A História do Nome

Compreendendo a importância do nome, fomos procurar a história de cada um. Depois, os alunos produziram textos relatando a origem do seu nome, o significado dele e opinando sobre essa escolha, que não foi feita por eles.
Vamos ler mais esses textos?...

quinta-feira, 10 de março de 2011

Viagem ao Centro da Terra


Camadas internas da Terra

A superfície da Terra é irregular e vem sendo modificada continuamente. Ela também não é inteiriça. Está "quebrada" em várias partes - as placas tectônicas. Por isso, há terremotos, erupções vulcânicas...

Placas Tectônicas

Literatura do bimestre:


Assistimos alguns vídeos em sala de aula sobre esse assunto. Vamos revê-los e aprofundar o estudo?...



Você assistiu outros filmes que falam sobre o assunto?...Ou leu algum livro?...

quarta-feira, 9 de março de 2011

Garis ou Margaridas?...

[Garis.jpg]

Garis ou margaridas?...Não importa! Graças a mulheres como elas, São Paulo é mais limpa e bonita!


Dona Rosinha entrevistada pelos alunos do 5º A


Garis no 5º F
Entrevista no 5º C
Entrevista no 5º D

Ontem, 8 de março comemoramos o DIA INTERNACIONAL da MULHER e trouxemos, na semana anterior, as GARIS ou MARGARIDAS - como também são conhecidas - Dona Rosinha, 68, Maria Custódia, 56, Maria José, 68 e Rita Coelho da Silva, 51, da empresa QUALIX para homenageá-las e conhecermos um pouco mais sobre sua atividade profissional.

Dona Rosinha entrevistada pelos alunos do 5º A
D. Rosinha com os alunos
D. Rita com os alunos
D. Maria José com os alunos
D. Maria Custódia com os alunos

5º F e as Margaridas

Você sabe a história da palavra GARI?...

A palavra gari vem do nome de Pedro Aleixo Gari que, durante o Império, assinou com a Corte brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir no Rio de Janeiro, cidade onde morava, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum. Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos e de tanto repeti-lo, a população da cidade associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. Assim, o nome gari se espalhou para o restante do País."
Dona Rosinha entre os alunos do 5º A
As margaridas entre os alunos do 5º C
As margaridas entre os alunos do 5º D

Margaridas e o 5º F

E MARGARIDAS, de onde vem esse termo?
"No início da década de 70, havia carência de mão-de-obra masculina em São Paulo para serviços de varrição, já que os melhores profissionais eram requisitados pelas empresas responsáveis pela construção do metrô. Naquela época, o então gerente da filial Piracicaba, José Mauro Porto, foi designado pela diretoria de Operações da VEGA para incluir as mulheres no serviço de limpeza pública. experiência pioneira foi feita com absoluto sucesso e, logo em seguida, repetida em outras regiões, na Capital. Antes mesmo de o teste ser feito em São Paulo, havia uma preocupação em encontrar um nome popular que servisse de alternativa aos já tradicionais, como varredora e servente. Pensou-se na cor branca, que é sinônimo de limpeza, e na flor, que representa a mulher. Imediatamente, margarida foi considerada o mais adequado, inclusive porque nesse nome está contida a palavra gari. Dias depois, a mídia e a sociedade em geral aceitaram – e elogiaram – o ingresso da mulher na nova atividade profissional junto com seu apelido de trabalho."

Fonte: http://imaginacaoativa.wordpress.com/2009/05/06/gari-e-margarida/

Rita e Maria José entre os alunos do 5º G

Dona Rosinha e alunas do 5ºE

Os alunos do 5º ano tiveram a oportunidade de saber sobre a atividade profissional dessas mulheres, que fazem a varrição das ruas de Santo Amaro diariamente e merecem o respeito dos pedestres, passando assim, a ter um motivo a mais para evitar sujar as ruas e manter a cidade limpa.
Garis entrevistadas pelos alunos do 5º E

Margaridas e os alunos do 5ºE

Todas as vezes que você tiver oportunidade, dê um "BOM DIA!" para os garis. Esse gesto, além de mostrar que você é educado (a), tocará o coração desses profissionais, que muitas vezes, passam despercebidos pela maioria.
5º E e as Margaridas

5º G e as Margaridas

Ao realizar a entrevista, qual foi o fato mais curioso que você descobriu sobre as GARIS ou MARGARIDAS?

PRODUÇÃO DE TEXTO - História do Nome

"O nome, primeira referência de um indivíduo, é o que antecipa, precede e aparece anunciando a pessoa humana, é a primeira impressão, é o que identifica, individualiza e torna conhecido aquele ser humano. "
Chris Mibielli



Compreendendo a importância do nome, fomos procurar a história de cada um. Depois, os alunos produziram textos relatando a origem do seu nome, o significado dele e opinando sobre essa escolha, que não foi feita por eles.

Turma do 5º E

Vamos conhecer a história do nome de batismo dos alunos do 5º E?...
Que tal você também contar para nós a história do seu nome?...Compartilhe-a conosco!

terça-feira, 1 de março de 2011

História dos objetos

A História de cada um - 5º E
A História de cada um - 5º E
A História de cada um - 5ºE

O tempo é o passar das horas, dos dias, meses, anos, séculos. São muitos momentos, períodos, épocas. O tempo pode ser percebido, vivido e visitado.

Os objetos têm história - 5º E
Os objetos têm história - 5º E

Ao nosso redor estão objetos que fizeram ou fazem parte da história de nossa vida e que possuem a propriedade de nos lembrar dela. O valor afetivo que atribuímos a eles advém justamente dessa capacidade. Isso só acontece porque o próprio objeto está gravado na memória e algumas de suas características estão associadas às situações que vivemos. Relembrar esses momentos é reviver um período significativo de nossa história.

A História de cada um - 5ºE
Os objetos têm história - 5º A
Os objetos têm história - 5º A

Foi isso que fizeram os alunos na semana anterior: comentaram, lembraram e preservaram a memória de um tempo feliz!... Vamos rever?...

O que você trouxe nesse dia? Qual a história do seu objeto?