sábado, 4 de setembro de 2010

Laboratório de Ciências - ENERGIA ELÉTRICA

EXPERIÊNCIA NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Se observarmos uma lanterna, um rádio ou alguns tipos de brinquedos, perceberemos que estes aparelhos só funcionam enquanto estão sendo “alimentados” por uma fonte de energia elétrica, que pode ser uma pilha, por exemplo.


Um outro bom exemplo de circuito elétrico é o que temos em nossas casas. Diversos aparelhos são ligados e desligados a todo o momento. Quando queremos assistir à televisão, se a mesma estiver ligada ao circuito da residência, basta acionar um botão, manualmente ou com o controle remoto e, imediatamente, passamos a nos divertir ou ficar entediados com os programas que as emissoras nos apresentam.

A TESOURA TAMBÉM ENTROU NO CIRCUITO

Mas que fonte de energia elétrica é essa que possibilita seu funcionamento? Quais são os elementos necessários para que se possa montar um circuito elétrico? O que é um circuito elétrico?


PENDRIVE PRESENTE NO CIRCUITO

Proposta: como fazer a lâmpada acender?....
"Olhe a lâmpada cuidadosamente. Você sabe onde deve encostar os fios? Não se esqueça de que a eletricidade só pode correr se o circuito estiver fechado.

ATÉ O CABELO DO GABRIEL FOI TESTADO NO CIRCUITO

A BORRACHA NÃO FEZ A LÂMPADA ACENDER...

A MOEDA FEZ A LÂMPADA ACENDER!
O que acontece se você unir duas pilhas em seu circuito? O que acontece se você juntar as duas pontas negativas ou as duas pontas positivas das pilhas?"
Para chegar a uma resposta concreta na busca do objetivo proposto utilizamos os recursos que estimulam a reflexão e a conscientização dos alunos, com aulas práticas e teóricas, sobre energia elétrica e suas aplicações no dia-a-dia.
Diante disto, as atividades realizadas pelos alunos tiveram como objetivo não só a observação direta de evidências dos fenômenos físicos estudados, mas também a manipulação e experimentação de idéias, hipóteses e a possibilidade de se expressarem, tanto por escrito como oralmente, suas idéias sobre o que foi estudado.
Agora que já sabemos um pouco sobre a eletricidade e a energia, que tal revermos a aula no laboratório de Ciências?


COM O FECHO DO ESTOJO A LÂMPADA ACENDEU

Neste dia, conhecemos também os mascostes do laboratório de biologia, que são muito bem cuidados pela profª Márcia, responsável por todos os laboratórios experimentais do Santa. Jolie e Joe: assim eles são chamados pela Márcia, que lhes dedica todo carinho!



Pegue as últimas contas de luz de sua residência e verifique qual foi o consumo mensal médio de energia elétrica. Você tem economizado energia elétrica?....Que aparelho elétrico fica mais tempo ligado na sua casa?

8 comentários:

Gabi do 5anob disse...

O aparelho que fica mais tempo ligado na minha casa é a geladeira e as lampadas.

Bjss

♀Aninha♀ disse...

Peguei as últimas contas de luz de minha casa e verifiquei que gastamos (eu, meu pai, minha mãe, minha empregada e seu filho) 355 kwh.
Eu tenho economizado muita, mas muita energia, desligando a TV e o PC quando não estou usando, apagando a luz quando não estou no ambiente!
O aparelho elétrico que fica ligado por mais tempo em minha casa e em TODAS do mundo são: O Freezer e a Geladeira, pois se desligarmos as geladeiras e os Freezer nossas comidas estragarão !!!!

Valeska disse...

Os aparelhos que ficam mais ligados na minha casa é a TV,COMPUTADOR,GELADEIRA.LAMPADAS E TELEFONE.

Monique disse...

oiee vero vou responder a pergunta
sim eu tenho economizado muito a energia na minha casa.
na minha casa o aparelho que fica mais ligado é a geladeira,microondas e freeezer
minha resposta ja esta ai beijos monique 5°B

Julia Guyer disse...

Sim eu reduzi bastante os gastos de energia elétrica em minha casa.
Os aparelhos que ficam mais ligados na minha casa são:
COMPUTADOR, GELADEIRA, LUZES e às vezes a TV (eu que deixo ligada rsrs).
Beijos da Ju ♥

MAGI disse...

Oi vero é a Magi do 5ºB,

Bem em minha casa estou economizando muito energia,pois meu pai pega muito no meu pé.
O aparelho que mais utiliza energia elétrica em minha casa é a geladeira e a TV.
bjs

Isabella Pessoto disse...

O aparelho que fica mais tempo ligado na minha casa é a tv e computador.

Isabella Pessoto

Rahira disse...

Bom na minha casa o consumo de energia é bom ! Nos esconomizamos energia e os aparelhos eletricos que ficam mais tempo ligados sao a geladeira, o computador e a TV !
Bjsssssssssss Rahira-5ºA