quarta-feira, 6 de abril de 2011

Lá vem história!

Quinzenalmente, vamos à Biblioteca para explorar o seu acervo e interagirmos com as histórias contadas e preparadas pela Claudia. Nossa última história foi um conto de uma tribo indígena. Vimos uma apresentação sobre os costumes dessa tribo, e depois dramatizamos o conto, com cenários projetados pelo computador.

Então, o conto foi reescrito em sala pelos alunos. A seguir, o conto feito por Felipe de Sá, do 5º ano C:
Há muito tempo atrás, numa pequena tribo, existia uma menina chamada “Ela que está só”. Esse nome foi dado a ela porque seus pais haviam falecido e ela não tinha amigos para conversar ou brincar. Então ela vivia abraçada com uma boneca que seus pais haviam lhe dado antes de morrer.
A tribo em que Ela que está só vivia estava passando por uma difícil fase de seca e muitos haviam morrido de fome, pois suas caças morreram.
Ninguém sabia porque aquilo estava acontecendo, até que o ancião da tribo descobriu e avisou à tribo:
- Estas secas que estão ocorrendo são porque os deuses sempre nos agradaram com chuva e o sol e nós nunca demos nada em troca. Pelo bem de suas famílias, dêem seus artefatos mais preciosos para eles.


Depois de ouvir as palavras do ancião, os índios da tribo começaram a inventar desculpas, pois, se os artefatos fossem dados, teriam que ser queimados primeiro e ninguém queria perder algo.



O ancião não quis oferecer seu manto, pois sem ele, morreria de frio. O guerreiro não quis oferecer seu arco e flecha, pois sem eles não poderia caçar e trazer alimento à tribo. A mulher não quis oferecer seus sapatos, pois eram muito bonitos para serem queimados.


Ela que está só resolveu subir em uma montanha para dar sua boneca aos deuses, porém não tinha certeza se devia continuar o que estava fazendo.
Depois de pensar durante horas, a menina colocou a boneca na fogueira, jogou as cinzas para o alto e adormeceu.



Quando acordou, haviam brotado flores, o céu acinzentou, e começou a chover. Desse dia em diante, as pessoas começaram a se aproximar mais de Ela que está só, e seu nome passou a ser Ela que está com todos.


A seguir, vejam a história encenada pelos alunos dos 5º anos C e D:





Que mensagem esta história deixou para você? Comente com seus colegas.

Um comentário:

Claudia Livrita disse...

Foi muito bom compartilhar com vocês a reflexão desta história: Qual o bem mais precioso que você daria para salvar a humanidade? Ouvi coisas maravilhosas, que me impressionaram. Parabéns, professoras e alunos, por fazer esta aula um momento tão gostoso e especial.