terça-feira, 6 de setembro de 2011

Textos da Verificação de Português

Texto - I


UMA HISTÓRIA DE FUTEBOL

Primeiro de abril é conhecido como o dia da mentira.
Mas para o nosso time foi o dia da verdade.
É que foi quando nós disputamos o  primeiro jogo do campeonato. O adversário era o Gigantes de Curuçá. E aquele time merecia esse nome, porque era formado por 11 grandalhões. 
O começo da partida não podia ser pior. O Dico parecia jogar contra 20 jogadores, porque ninguém no nosso time acertava as tabelas com ele. Mas pelo menos o Azeitona segurava tudo e o primeiro tempo terminou 0 a 0.
No intervalo, nós tínhamos certeza que a derrota era só uma questão de tempo, porque a gente estava jogando muito mal. Todo mundo corria para cima da bola e nós parecíamos perdidos em campo. Se os Gigantes fossem um pouco melhores, já teriam ganhado da gente. Para piorar, aquele campeonato era do tipo mata-mata, ou seja, quem perdesse um jogo era eliminado.
Mas aí, quando nós estávamos conversando (aliás, gritando uns com os outros) para ver o que podia ser feito para o segundo tempo, escutamos um plic-ploc, plic-ploc. Era o mecânico manco do avião:
"Garotos, meu nome é Landão. Eu posso dar uma ajuda para vocês?"
"Claro, pode falar, seu Landão". disse o Dico.
E o seu Landão desandou a dizer coisas como se entendesse muito de futebol:
"Meninos, é o seguinte: o Espaguete, que é muito grande, devia jogar na defesa e não no ataque. O Cosme tem que sair da ponta-direita e o Damião da ponta-esquerda. Como vocês são muito unidos, vão fazer uma ótima dupla de meio-de-campo. O Bala, que é muito rápido, vai jogar na lateral-direita, que assim ele pode correr para o ataque e para a defesa. O Tom Mix vai ficar bem no meio da zaga e o Veludo vai ficar na lateral-esquerda. O Arigatô sai da defesa e vai jogar na ponta-direita. O Pé-de Cabra, que é bem invocado, vai ser o nosso centroavante. E o Dico vai ser o meia, o maestro do time."
O seu Landão já ia se esquecendo de mim. Mas aí ele viu que sobrou a ponta-esquerda e me mandou para lá. 
Parecia mentira, mas com aquelas mudanças o time começou a jogar muito melhor. Tanto que a gente ganhou de 3 a 0. Eu não fiz nenhum gol, mas isso não tinha importância.
No dia seguinte, logo depois da escola, a gente já estava no campinho e o seu Landão ficou por ali. Agora ele era o nosso técnico.
José Roberto Torero
Uma história de futebol. Rio de Janeiro. Objetiva, 2002. p. 33- 35.

TEXTO - II

O MUNDO GRITA GOL
O futebol é considerado o jogo mais popular do planeta. É uma paixão de longa data: antigas civilizações como as da China e da Grécia já praticavam jogos parecidos com o futebol. Mas seu regulamento moderno só aparece a partir de 1863, com a criação da Associação Inglesa.
No Brasil, o futebol chegou em 1894, na bagagem de Charles Miller. Ele era um jovem paulista que foi estudar na Inglaterra e trouxe bolas, uniformes e um livro de regras.
Miller jogou pelo Athletic Club e foi o primeiro astro do futebol brasileiro. No Rio de Janeiro, o esporte ganhou impulso em 1902, com a fundação do Fluminense Football Club.
Rapidamente, o jogo se transformou em paixão nacional. Em 1914, o esporte passou a ser dirigido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Em 1919, a entidade foi substituída pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em 1919, com Arthur Friedenreich no time, o Brasil ganhou seu primeiro título sul-americano. Em 1923, o país filiou-se à Fifa. 
O futebol entrou no programa olímpico em Paris, em 1900. A primeira Copa do Mundo aconteceu no Uruguai, em 1930. O Brasil disputou todas as Copas e estreou nos Jogos Olímpicos em Helsinque, em 1952.

Benedito Turco
Fique por dentro - esportes olímpicos 
Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006. p. 63-67 (fragmento)

De qual texto você mais gostou? Comente.

9 comentários:

Bragança disse...

Gostei do último, é mais a minha cara!!! Futebol, Futebol...

Thiago Carrilho 5E disse...

Eu gostei mas do último porque fala-se em fatos reais que aconteceram no Mundo

Catharina-5°ano G disse...

Adorei o último pois fala de fatos reais...Porque agora não coloca um texto de menina?????Mesmo assim eu gosto de futebol então ficou super legal.

Gi disse...

Gostei do último, pois fala tudo sobre o futebol!

Débora 5ºE disse...

gostei mais do segundo, pois ele fala sobre a historia real do futebol.

Bruna B. 5 F disse...

Goste mais do segundo!!!
Fala sobre fatos reais!!!
E claro fala de futebooool!!!

Anônimo disse...

To dando uma olhadinha... Aproveitando para estudar para a PROVA!!!!! Achei mais legal o segunda texto, pois fala sobre fatos reais...*_*

Beatriz F do 5 F disse...

Adorei os dois igualmente...Futebol é comigo de qualquer jeito!!!!

Anônimo disse...

Gostei mais do segundo, é de fatos reais.... e adoro futebol

Eduarda 5ºF