quinta-feira, 6 de junho de 2013

Painel de Artigos de Opinião

Os alunos do 5º ano produziram um artigo de opinião para discutir a seguinte questão: 
"O celular deve ser proibido na escola?"
Vamos acompanhar alguns textos para conhecer as ideias e os pontos de vista apresentados sobre o assunto?

"Atualmente há várias manias entre os jovens, a principal delas é o uso do celular na escola, um assunto muito controverso e, ao meu ver, não é uma boa ideia permitir o seu uso pelos alunos.
Um telefone celular na escola pode servir para causar problemas em várias situações de estudo porque a maioria tem acesso à internet e uma calculadora e, por isso, as pessoas podem tentar copiar respostas das provas utilizando o aparelho, o que, futuramente, influenciaria na vida profissional do aluno, já que não teria sempre um celular à sua disposição no trabalho.
Outro motivo, é que os alunos podem se desconcentrar durante a aula utilizando o telefone móvel para jogar, enviar torpedos, ligar para os amigos etc., atitudes que poderiam causar grandes problemas na aprendizagem.
Eu admito: celulares podem ser úteis em emergências, mas é quase impossível ocorrer um acidente na escola e não ter alguém para socorrer o aluno, então, mais uma vez, não será necessário usar o aparelho.
Enfim, a criança deve aprender e se divertir ao ar livre e o celular pode tirar tudo isso da criança."
André Mouri Ishii

"Muitas crianças, pelas escolas do mundo, acham que celulares são brinquedos e também acham que esses aparelhos feitos para adultos trabalharem é um meio de diversão, no entanto, o celular pode deixar grandes marcas na vida da criança.
Será que o celular pode ser usado para colar em provas? 
Sim, várias crianças podem fazer a cola pesquisando em sites como o "Google", utilizando tanto a internet do colégio como a internet das operadoras Oi, Tim, Claro e Vivo.
O próprio aparelho pode atrapalhar a conquista de novos amigos na escola, porque o aluno fica tão preocupado em jogar o "game", que não dá atenção aos colegas. Os "games" do telefone também  não ajudam a desenvolver o raciocínio na escola, mas a boa e velha lição sim.
As crianças não devem ter celular pois devem aproveitar o seu tempo para brincar com os amigos!
Os telefones podem deixar os professores muito irritados, acreditando que, um dia, os aparelhos dominarão o seu trabalho, o que causará alguns desentendimentos entre professores e alunos.
Concluindo, a infância é uma época mágica da vida e o celular não pode vir para atrapalhá-la!"
Gabriel Gamas Giuntini

"O celular na escola é um assunto polêmico hoje, porque, dentro do aparelho, há coisas ótimas para desenvolver a curiosidade dos alunos, mas, na escola, pode afetar o consumidor do celular em sua vida nos estudos.
A escola é a base do conhecimento e formação de uma profissão adequada, se algum indivíduo for atrás somente das repostas, não estimulará a sua mente e, com isso, poderá se desqualificar para ocupar um cargo futuramente.
O telefone móvel pode ser usado para fazer a chamada "cola eletrônica" e, ao realizar esta ação, o aluno eliminará a exigência da atividade dada e não saberá resolver exercícios em outras situações.
O eletrônico, também, pode atrapalhar os relacionamentos das pessoas, pois o celular é um vício perigoso.
Concluindo, na escola, o celular deve ser evitado porque atrapalha de qualquer jeito o trabalho do aluno".
Eric Grandmaison

"O uso do celular na escola é uma questão muito discutida atualmente. Mas, afinal, usar ou não usar?
Muitos estudantes o consideram um objeto de diversão e lazer, no entanto, ele pode trazer problemas muito sérios, que podem marcar profundamente o resto da vida escolar do aluno.
Muitas escolas proíbem o uso do aparelho, tanto dentro quanto fora da classe. O alunado considera isto um grande exagero, mas além do celular tirar o foco do aluno no ensino, provoca o isolamento da criança em relação aos colegas.
O celular pode até apresentar utilidade para a realização de atividades de pesquisa, pois vivemos numa "era tecnológica", mas, por outro lado, podemos ver que, por trás deste tipo de utilidade, ele apresenta muitas desvantagens, uma delas é que os alunos não se esforçam para pensar, porque o aparelho faz isso pelo usuário.
Outro péssimo fator que podemos perceber em seu uso é que os estudantes, de tanto mexerem no celular e em outros aparelhos eletrônicos, acabam se fechando no mundo virtual e não se relacionam com os colegas, por este motivo perdem a infância, a melhor fase da vida.
Por fim, podemos dizer que o celular é um grande problema na sociedade de hoje, fazendo com que os jovens não construam um bom futuro escolar, por terem usado o aparelho na hora de aprender, e por terem desperdiçado a infância".
Giulia Sortino Lacerda


Nenhum comentário: