sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Troca de Gibis

Mural da Biblioteca do CSM

RECEITA PARA SEDUZIR LEITORES

INGREDIENTES:
Uma criança em ponto de escuta atenta;
Um livro atraente;
Um local confortável;
Uma boa dose de vontade de formar leitores;
Uma narrativa envolvente em escrita criativa.



MODO DE FAZER

Em qualquer lugar, que seja possível a concentração, deixar à vontade a criança - ela pode sentar no chão, na almofada, no colo do adulto - abrir com encantamento e segurança o livro e principiar a ler, valorizando o sentido do texto e das palavras.


Não se esquecer de olhar nos olhos da criança sempre que possível, incuntindo neles o brilho do próprio olhar do adulto. Deixar lentamente as palavras penetrarem o imaginário evocando sensações, imagens, cheiros, o roçar da pele sobre os objetos, os sons musicalizando o ouvido, os espaços do silêncio carregados de sentido.


Sem pressa, viver o momento da leitura como a possibilidade de comunhão e sentimentos humanos identitários.
Terminada a leitura, não cozinhar perguntas, nem levar ao forno das mensagens e dos conselhos para a vida. Deixar a massa do imaginário descansar e o fermento das sensações atuar.



Se o resultado produzir os efeitos esperados e for bem-sucedido, prepare-se para repetir a receita muitas vezes ao dia, ao longo da semana, nos meses dos anos felizes que virão.

Marta Moraes da Costa
Doutora em Literatura Brasileira


A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.
Há quem prefira se deleitar com poemas, outros dirão que entrar no mundo dos contos ou das narrativas do tipo "Era uma vez" são as mais belas viagens, os mais modernos, talvez, queiram as crônicas, as notícias, as reportagens, os bem-humorados certamente não hesitarão em ter um gibi em mãos, enfim, o gênero não importa. Mergulhar no texto em busca de seu sentido é a melhor razão da leitura.
Sabendo disso, a biblioteca incentiva, neste mês, a troca de gibis entre as crianças. Os alunos dos quintos anos abraçam esta ideia!


Que gibis você curte ler?...

6 comentários:

Anônimo disse...

Curto de mais ler gibis da Turma da Mônica!!
Conheço todos os personagens e tenho uma coleção em casa com mais de 100 gibis!!
Tenho também a assinatura que além dos gibis de hoje, tenho o começo dos gibis da turma!!
Também a assinatura vem com gibis em Espanhol e Inglês!!
Amo ler gibis!!

Bjs Lolô

Rahira disse...

Eu adoro ler gibis da turma da monica pois sao bem divertidos !!!
Bjs Rahira

Anônimo disse...

gosto muito dos gibis da mônica me divirto lendo.Parece que volto aos 5 anos de idade rio e imagino!

Claudia Biblioteca disse...

A troca de gibis foi um sucesso! Foram mais de 200 gibis trocados e a leitura espalhada aos quatro ventos. Percebo que a cada ano que passa surgem mais leitores de HQ.

Unknown disse...

Hum...Nem sei dizer qual é o meu gibi favorito, gosto de muitos!
Como:
-Turma da Monica
-Mickey
-Mafalda
-Asterix...
Entre outros !

Ana Marques disse...

Ola,
Eu só gosto dos ta Turma da Monica jovem.
Eles são divertidos e criativos!