sexta-feira, 29 de abril de 2011

ESTUDO DO MEIO: MATA ATLÂNTICA

Explorando as espécies

Nenhuma espécie vive isolada das outras, seja ela animal ou vegetal, gigantesca ou microscópica. Todos os organismos – plantas ou animais – precisam de energia ou matéria do meio ambiente para sobreviver, e por isso a vida de cada um afeta a dos demais.
Atravessando o riacho
No Manguezal
É por tudo isso que dizemos que a natureza está organizada em ecossistemas. Ecossistema é o conjunto dos elementos do ambiente e dos seres vivos presentes nele.
Fatores bióticos do Manguezal
Hóspede do Manguezal

Ao visitar a Mata Atlântica, observamos que algumas plantas podem morrer se não receberem uma boa quantidade de luz solar. Outras precisam de ambientes úmidos e sombrios, pois não resistiriam à excessiva quantidade de luz.
No Museu do Forte São João
Na Mata Atlântica, você teve oportunidade de construir um quadrante. Assim, observou várias espécies, que ali vivem.
Por que esse tipo de ecossistema é tão importante para garantir o equilíbrio da natureza?

Um momento que despertou muita curiosidade e mais aprendizagem foi entrar em contato com o Manguezal.
 O Manguezal é um ecossistema do bioma Mata Atlântica, que ocorre em áreas baixas das planícies costeiras, que ficam inundadas nas marés altas e emersas nas marés baixas e onde há encontro de água doce dos rios e água salgada do mar.
Os manguezais ficam em uma faixa entre a terra e o mar e são fundamentais para o equilíbrio dos ambientes marinho e terrestre, pois fornecem alimento de origem vegetal e animal para várias espécies, servem de moradia para muitos bichos e são regiões seguras para a reprodução de peixes, aves, crustáceos, moluscos e mamíferos.
Conhecemos também a história de Bertioga; o início de seu povoamento. Visitamos o Forte São João, que contém a origem do lugar e foi o primeiro Forte do Brasil.
Certamente, voltamos para casa muito mais ricos culturalmente e guardaremos experiências inesquecíveis!
Qual foi o momento mais interessante nesse Estudo do Meio, na sua opinião?

Giovanna Salim 5 ano E disse...

Foi muito legal ir pra Bertioga!!!!!! Adorei!!!!!!!!!!!!!
Beijos e abraços ,
Giovanna Salim

Anônimo disse...

Foi muito legala Mata Atlântica.
Beijos
Giuliana

Anônimo disse...

quando fui á Mata Atlântica, eu achei que ia ser...mas quando chegeui foi o passeio mais legal do Mundo!!!!!adorei o passeio!quero ir novamente!

Beijos carolina Silva

Professoras do 5º ano disse...

miguel .adorei o costão rochoso.o passeio foi bem divertido!

Eu achei bem legal na parte quando a gente atravessou o riacho pela as pedras e tambem a viajem inteira foi bem legal e divertido ass:Udine

Anônimo disse...

A parte que eu mais gostei foi quando caminhamos na mata, porque eu adoro mata e a cor verde.

Bruno.A 5º A

eu gostei da parte que nós foms fazer um passeio na mata porque nós fizemos o quadrante e eu pude aprender as plantas que não sabia

gabriel p 5ano a

Anônimo disse...

Na minha opinião o momento mais interessante foi quando nós atravessamos o lago

Bárbara 5° A

Desculpe o meu erro é legal e não legala
Beijos Giuliana

Anônimo disse...

FOI O MÁXIMO!!!!!!!!!!!!!!!!e aparte mais interessante foi quando fomos a praia!

tchau!
bruno 5ºb

Anônimo disse...

Para mim mim o momento mais interessante do estudo do meio(Mata Atlântica)foi quando nós visitamos o manguezal,pois gostei de nossas aprendizagens lá. Uma delas foi de que o manguezal é um berçário para animais pequenos como: siris e carangueijos.