quarta-feira, 11 de agosto de 2010

"Quem conta um conto..."

Lemos e relemos "Conto de Escola" de Machado de Assis neste início de semestre.

A escola de Pilar, o personagem principal, era diferente da escola de vocês, não é mesmo?...O ambiente retrado no conto, ano de 1840, está distante da realidade do século XXI. O texto de Machado de Assis permite-nos pensar sobre a escola do século XIX, o modo de ensinar, os castigos, as atitudes de corrupção e de delação...
Agora a classe está dividida em três grupos, que têm a tarefa de recontar a história sob um ponto de vista diferente: no grupo I, quem vai contar a história é o Curvelo; no grupo II, será a vez do Raimundo e no grupo III, o mestre Policarpo vai dar a sua versão do Conto de Escola.

GRUPO I - Curvelo é o narrador
Alexandre, Mariana, Raquel, Kenzo, Clara, Gabriella E., Rebeca, Lucas C., William, Fernanda, Guilherme K.

GRUPO II - Raimundo é o narrador
Letícia, Thiago, Bianca, Carolina B., Lucas M., Gian, João Vítor, Luiz Eduardo, Juliana, Hosni, Lucca.


GRUPO III - O mestre é o narrador
Rafaela, Guilherme, Fernando, Ana Luiza, Fernanda R., Ricardo, Rahira, Carolina T., Maurício, Roberta, Leonardo.

Só mesmo um grande mestre da literatura é capaz de inspirar-nos a criar novas histórias!


O que você aprendeu com o "Conto de Escola"? Qual seu maior desafio na atividade em grupo?...

24 comentários:

Anônimo disse...

verô,
o conto de escola um dos melhores livros que ja li è uma història dificil de entender mas quando li com você na classe entendi tudo.
Enfim o CONTO DE ESCOLA me ensinou novas palavras , um novo vocabulario e meu maior desafio no grupo foi a falta de colaboraçâo do grupo , teve gente que colaborou como a Rebeca a Fê o Alê o Kenzo e etc.ADOREI!


BJS TCHAU Gabi E.

Anônimo disse...

Ola Verô,
Eu sou do GRUPO 3 e neste trabalho as maiores dificuldades são:Fazer com que o amigo goste de suas idéias, concordar sem implicar , não brigar com os outros e principalmente não achar que é o(a) líder e por isso pode mandar em todos. Mas eu tenho certeza que todos demoram um pouco para entender que é trabalho em grupo e não individual, e o mais importante é trabalhar unidos para tirar uma boa nota!
No livro eu aprendi como era antigamente nas escolas do século 19, e dou graças a Deus que estamos no século 21, sem palmatórias(rsrsrsrsrs), aprendi também o que é dever e o que é prazer.
Bj+
Gabizinha Ruffato

Rahira-5ºA disse...

oi vero ,
Com o conto de escola eu aprendi um pouco mais da escola antigamente e novas palavras que eu nem sabia que esistiam !!! As maiores dificuldades no trabalho em grupo sao : concordar uns com os outros e entender que nao é vc que tem que desidir as coisas e sim o grupo !!!
Bjssssss Rahira-5ºA

Guilherme T. disse...

Vero,
Eu aprendi palavras novas outros jeitos de escrever um livro ou um texto oque me ahuda muito na literatura
O maior desfio de grupo é conhecer as diferenças e combinar o que iremos fazer.

Guilherme T.

Ricardo-5ºA disse...

oi vero,
Eu aprendi novas palavras, coisa que não havia em livros normais, o meu maior desafio em fazer atividade em grupo é não brigar com os outros, respeitar as diferenças, e não achar que é o lider do Grupo, afinal, temos que trabalhar em equipe, sem precisar de lider algum.
Ricardo

♥Aninha♥ disse...

No livro "Conto de Escola" aprendi varias palavras novas e seus significados!
Meu maior desafio na atividade em grupo é chegar em um acordo! E trabalhar em equipe esta sendo meio dificil!
Ana

Anônimo disse...

Eu aprendi palavras novas e um novo vocabulario, e meu maior desafio foi entrar em um acordo no grupo


luquinha

Profª Veronice Leal disse...

Nossa!Quantas aprendizagens e desafios!!Mas, sem desafios a gente não cresce, certo?...
Vou contar-lhes a história dos gansos. Vamos lá!
"No outono, quando se vê bandos de gansos voando rumo ao Sul, formando um grande "V" no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem desta forma.
Sabe-se que quando cada um bate as asas move o ar para cima, ajudando a sustentar a ave imediatamente de trás. A resistência do ar diminui para cada ganso à medida que mais longe fica do cume. Em geral, o bando se beneficia de pelo menos 71% a mais de força de vôo do que uma ave voando sozinha.
Pessoas que têm a mesma direção e sentido de equipe podem atingir seus objetivos de forma mais rápida e fácil pois se beneficiam do impulso mútuo.
Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele entra novamente em formação.
Se tivéssemos o mesmo sentido dos gansos, manter-nos-íamos em formação com os que lideram o caminho para onde também desejamos seguir.
Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança. Assim todos se ajudam de forma a garantir que se chegue ao destino final.
Todos têm seu papel definido, ficando para os gansos de trás o trabalho de grasnar, encorajando os da frente para que mantenham a velocidade.
Quando um ganso adoece ou é ferido, deixa o grupo, e dois outros saem da formação seguindo-o para ajudá-lo e protegê-lo.
Chegamos à conclusão que o voo dos gansos rumo ao Sul no outono é um grande exemplo de trabalho em equipe, onde todos têm o mesmo objetivo, meta e compromisso com o sucesso." Portanto, sejamos parecidos com os gansos. Será mais fácil e melhor alcançarmos nossos objetivos.
Beijinhos...

Anônimo disse...

Verô , com este conto, melhorei meu vocabulário , e , aprendi como era mais rígida a escola naquela época.
E eu acho que o maior desafio no meu grupo é acabar a história.

Anônimo disse...

verô,

1)Eu aprendi que no sécul;lo XIX a escola era mais difícil pois se ouvesse algum problema, o culpado seria castigado pelo mestre que usará a palmatória.
2)A dificuldade é a cooperação porque se um dos integrantes do grupo não ajudar ele não poderá levar crédito pelo o que ele não fez nem ajudou.

Anônimo disse...

ah o comentário acima fui eu tah verô!!!
Kenzo =D

Anônimo disse...

Oi Verô,
Eu aprendi no livo "conto de escola" que não precisamos ajudar alguém para receber algo em troca.
Também nunca devemos entregar o outro se a pessoa não esta falando e nem olhando para você.
O maior desafio em trabalhar em grupo é concordar com o que a outra pessoa fala.
bjs...
Hosni

Mauricio disse...

Oi Vero,
Eu aprendi no livro Conto de Escola novas palavras que eu nunca ouvi falar,para mim a maior dificuldade em trabalho em grupo, é que todo mundo tem que concordar com as mesmas opiniões.

Anônimo disse...

Oi Verô,
Aprendi muitas coisas nom livro Conto de Escola do Machado de Assis. Ampliei muito o meu vocabulário, aprendi muitas novas coisas do passdo e principalmente do século XIX. Adorei o geito de escrita do Machado de Assis, e o geito que ele escreve, invertendo palavras e muito mais.
O nosso trabalho em grupo ( Eu, Alê, Fernanda , William, Gabi E. , Clara , Kenji, Mariana, Guilherme, Kenzo e Raquel ) estamos nos dando muito bem.
Em minha opinião , todos estão colaborando e trazendo novas escritas informação antigas etc. Em fim , estou adorando esse trabalho! Adorei!
Rebeca

Anônimo disse...

Eu aprendi com o "Conto de Escola" foi que eu aprendi não só palavras mas o significado da leitura e dos contos de Machado de Assis.Acho que tudo que tenha Machado de Assis tem uma ótima história.

Nas atividades em grupo estamos muito bem tabalhando juntos e iremos ficar cada vez melhor e iremos trabalhar um pouco de cada vez e assim coseguiremos muita coisa com nosso thau

Raquel

carol b. disse...

Com o livro conto de escola, eu pude aprender palavras diferentes, novos geitos de se escrever, e muito mais.
Com esse livro pude melhorar a minhaq escrita, a minha leitura e muito mais.

Gian disse...

Vero com o livro conto de escola eu aprendi palavras novas como rapé e também aprendi como eram as escolas antigamente.
A dificuldade do grupo é um perceber que todos são os donos do grupo

Gian=]

Anônimo disse...

Verô,

Aprendi com o livro Conto de Escola um pouco mais da escola do século XIX,por exemplo:eu não sabia que quando o mestre entrava na sala,os alunos se levatavam de suas carteiras.

Anônimo disse...

Com o livro eu aprendi palavras diferentes com significados que eu já conhecia. E a maior dificuldade no grupo é organizar o que cada um vai fazer. bjs. Dudu

A todos.William-meu blog disse...

William diz:
Eu aprendi novas palavas o comportamento dos alunos do século XIX , também aprendi como era as ruas pelas imagens.
O maior desafio é chegar em um acordo e se entender com os outros.

Fernanda N. disse...

Verô, aprendemos muitas coisas no livro Conto de Escola e uma delas foi muitas palavras novas, e no trabalho nossa dificuldade está sendo bolar a história, mas pelo meu ponto de vista.

Anônimo disse...

Vero
eu amei o livro,aprendi muitas coisas e novos geitos de falar novas palavras...
Para mim o melhor desafio em grupo e a cooperação em grupo.Por exemplo uma pessoa do meu grupo não trouxe nada para no mínimo falar que trouxe.

Bjs
Léo

Anônimo disse...

Verô com o livro conto de escola, pude aprender novas palavras e seus significados!
É uma história muito engraçada, com irformações valiosas que muitas pessoas não entendem.
Tenho certeza que o maior desafio em trabalhar em grupo é os seus colegas concordarem com suas ideias e opiniões!
Trabalhar em grupo me lembra a virtude: RECONHECER AS DIFERENÇAS

Bjs Lolô*♥

joão vitor disse...

Vero,
Aprendi com conto de escola corrupção é errada. Que todos ficassem de acordo