sexta-feira, 25 de março de 2011

POR DENTRO DA FOLHA DE SÃO PAULO

Banco de dados da FSP

Conhecendo as máquinas de impressão antigas da FSP
Visitando a FSP
No Banco de Dados da FSP
Os 5ºs anos A e E visitaram a Folha de São Paulo no dia 16/03. Todos estavam presentes! Foi um dia muito proveitoso e enriquecedor!
É certo que, hoje em dia, não podemos ficar desatualizados, pois a informação é essencial nas relações com o conhecimento.

Sala de reuniões
Por dentro da FSP
"Enquanto suporte, o jornal é altamente perecível: no final do dia já é sucata. Em seu interior, circulam uma infinidade de gêneros: notícias, reportagens, editoriais, artigos, crônicas, entrevistas, tiras, charges, etc.
Na redação da FOLHINHA com Gabriella Mancini

Quem lê jornal o faz, em geral, diariamente, raramente o lê integralmente, costuma iniciar a leitura por um caderno específico que concentra seus interesses pessoais, passeia os olhos pelos cadernos e fixa-se em uma ou outra matéria.
As notícias impressas circulam em outras mídias: ocupam o noticiário das TV, do rádio, da Internet; estão na boca do povo, nas conversas em torno do que acontece."
NÓBREGA, Maria José in Carta na Escola, ed. 20
Entendendo como é feita a FOLHINHA
Diagramação da página do jornal 
O jornal é material riquíssimo e enriquecedor, porque é texto, palavra, comunicação, fato diário, vida! Trazer o jornal para a escola é trazer a realidade para as aulas e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem.
Portanto, a realização deste estudo do meio trouxe uma visão mais ampla para o contato com os gêneros textuais, que estão sendo trabalhados na escola, neste bimestre.
Observando as Primeiras Páginas da FOLHA
Conversando com o jornalista do Cotidiano
Microfilmagem
Entre os diversos gêneros presentes no jornal (crônicas, notícias, resenhas, reportagens, histórias em quadrinhos, entrevistas, charges, artigos...), com qual deles você mais e menos se identifica?...Comente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu me identifico com entrevistas e acho muito daora as história em quadrinhos , não me identifico com crônicas,notícias,etc.


Bjs Giovanna Scabio5E

Anônimo disse...

gostei estou doida pra ir

Anônimo disse...

esse blog é 10
eu
cossgo tirar informaçoes
obrigda
adorei...