domingo, 21 de novembro de 2010

Aula no Laboratório - Observação da Flor

Profª Márcia alimenta os peixes, antes de iniciar a aula

Profª Márcia e alunos do 5º B durante aula no laboratório de Ciências

Você já observou que em terrenos abandonados sempre há vegetais? Como eles chegam lá se ninguém os planta? Para entender como isso acontece, precisamos estudar um pouco sobre a REPRODUÇÃO DOS VEGETAIS.
Alunos observam imagens do microscópio sobre os grãos de pólen

As FLORES são os órgãos das plantas que mais nos encantam. Enfeitam jardins, atarem pessoas e animais por suas cores e cheiros. Mas, qual será o papel das FLORES na reprodução das plantas?
Reprodução no caderno das partes de uma FLOR


Fomos ao laboratório de Biologia para observar as partes da flor, conhecer seus nomes, reproduzi-las no caderno e ver no microscópio os grãos de pólen.
Tarefa no caderno de Ciências: observação das partes de uma flor

 

Vimos que, a reprodução dos vegetais também pode ocorrer por meio dos órgãos reprodutores masculinos e femininos existentes nas FLORES. Nesse caso, a união da célula reprodutora feminina, o óvulo, com a célula reprodutora masculina, levada pelo grão de pólen, acontece numa parte da flor, chamada ovário. Esse tipo de reprodução é chamada de REPRODUÇÃO SEXUADA.


Vamos rever nossa aula, no dia 11 de novembro, e relembrar as estruturas que a compõem.



Uma flor quando é completa apresenta as estruturas abaixo ilustradas:
Partes da Flor

A antera “protege” o pólen até seu maturamento completo. Quando isto ocorre a antera se abre para liberar o grão já maduro.


Você já sabia que a FLOR é um órgão de grande importância para os vegetais?... O que chamou mais sua atenção, durante essa aula,  no laboratório de Ciências?... Comente.

5 comentários:

Gianluca disse...

O que me chamou mais a atenção,durante essa aula foi que só você mexendo a flor
você esta plinizando ela.


Gianluca

Anônimo disse...

Sim!Eu já sabia que a flor é um orgão muito importante nos vegetais.
Verô neste dia, eu peguei virose, então eu faltei, mas pelas fotos deu para perceber que, foi muito legal essa aula de ciências no laboratório.


Lucas Muniz.

Rahira disse...

Oi , o que mais me chamou a atençao na aula de laborátorio foi que podemos ver que dentro de um lugarzinho pequeninho da flor há um outro òrgrao reprodutor!
Bjssss Rahira

Ricardo disse...

As flores são mesmo magníficas!
Quando você está num jardim, é impossível perceber, mas colocando em um microscópio você percebe que dentro dela existe um mundo de coisas!

Eu sabia que a flor é um orgão de grande importância para os vegetais, tinha lido no livro da minha irmã, quando ela estava estudando...

O que mais me chamou a atenção nesta aula é que cada flor é diferente, mas não muda quase nada na reprodução!

~ Ricardo.

Anônimo disse...

Oiee Verô!!
Na verdade, não sabia que a flor era um órgão tão importante para os vegetais!!!!
O qe mais chamou minha atenção na aula foi que dentro de uma flor, há muitas coisas legais de aprender. Me chamou mita atenção também na hora em que vimos os gametas em seu lugar dentro do ovário!!!
Adorei essa aula!!!

Bjss Lolô