terça-feira, 16 de novembro de 2010

A ENERGIA DEPOIS DAS ELEIÇÕES

Esses textos são para você LER com muita atenção, pois eles fazem parte da Avaliação de Ciências.

TEXTO I - A Energia Depois das Eleições

Adriano Pires - O Estado de S.Paulo


No dia 31 de outubro estaremos elegendo o novo presidente do Brasil. No campo da energia os desafios são grandes e os prejuízos que ocorrerão se esses desafios não forem vencidos cairão sobre toda a sociedade.
(...)
O Brasil é um país privilegiado em termos de oferta de combustíveis. Temos as tradicionais fontes de origem fóssil, a gasolina, o diesel e o GNV, e somos inovadores na produção de biocombustíveis, o etanol e, agora, o biodiesel. (...) Um desafio de cunho ambiental é produzirmos gasolina e diesel de melhor qualidade. O objetivo é cumprir a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que impõe um limite do teor de enxofre no diesel distribuído no País (...)
No caso do setor elétrico, a chamada "retomada do planejamento" não veio acompanhada de decisão sobre quais fontes de energia se quer desenvolver, de que forma isso seria feito e qual o nível de complementaridade entre as fontes disponíveis. Essa falta de definição da política energética acaba impactando e criando incertezas sobre a política de operação do sistema elétrico nacional e sobre o modelo de comercialização da energia. (...)
Do ponto de vista do interesse nacional (eis uma expressão a ser resgatada), não faz sentido que um país como o Brasil, que tem grande capacidade de produção de energia elétrica utilizando como fontes primárias o gás natural, o urânio, o carvão mineral, a cana-de-açúcar e os rios e os ventos, não elabore um modelo de longo prazo consistente com a sua realidade.

Acesso em : 16/11/2010

TEXTO II - USINAS HIDRELÉTRICAS NO BRASIL


Usina Hidrelétrica em funcionamento

As usinas hidrelétricas são atualmente responsáveis por mais de 77% da energia elétrica produzida no Brasil. Para gerar energia, essas instalações dependem das águas dos rios em níveis adequados em suas represas. Entretanto, apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluente, a energia hidrelétrica não está isenta da geração de impactos ambientais e sociais.

Esquema do funcionamento de uma Usina Hidrelétrica

IMPACTOS AMBIENTAIS

Esse tipo de geração de energia produz diversos impactos ambientais, o que faz com que seja motivo de polêmica atualmente com o avanço das discussões sobre desenvolvimento sustentável.
(...)
Fauna e Flora
Esses impactos ocorrem, principalmente, durante a construção dessas usinas, quando afetam a fauna e a flora local. O represamento da água contribui para esta destruição, fazendo com que diversas espécies fiquem submersas e morram, aqueles animais que conseguem fugir acabam saindo de seu habitat natural precisando se adaptar em novos lugares.
(...)
O represamento também gera um excesso de nutrientes e aumentando a proliferação de microorganismos que, além de poluir, causam consequências negativas aos homens. Além disso, a morte da floresta eleva a temperatura ambiente mudando o ciclo de chuvas. Outra polêmica em relação à construção das usinas hidrelétricas é a contribuição para o efeito estufa.
(...)
O aumento da construção de usinas, principalmente as hidrelétricas no Brasil, deve-se ao fato da energia ser um fator essencial para o desenvolvimento sócio-econômico de uma nação. Porém, os impactos sócio-ambientais causados por essas, normalmente, não são visíveis para a sociedade.

Texto adaptado de ARTIGOS.etc.br

17 comentários:

Anônimo disse...

Ooi (:
Vero, vai ter esse texto na prova né? voce só colocou pra ler antes, para nao ficar com duvidas na prova, certo.?
Ou nem vai ter esse texto, e vamos terque falar sobre oque lembramos desse texto?
AII TÁ TENSO! TO BRISANDO AQUI!
bjss colegas
sz
Fernanda Reis

Professoras do 5º ano disse...

ESSES textos estarão, sim, na avaliação. Por isso, a leitura prévia facilitará a realização da avaliação. Você pode ler, reler com mais atenção, procurar no dicionário palavras que não entenda, ou seja, fazer uma leitura antes, ajuda bastante na hora de responder as questões, que serão sobre eles.
Entendeu, querida?...
Bjs.

Anônimo disse...

Aí que bom Veroo! To aqui mó tensa P. Prova!!To aqui no carro pra ver meu pai receber o prêmio Contribuicao Profissional de publicidade !!!! To no carro e li aqui mesmo! Mas vou me dar bem,compreendi o texto e depois,na hora, releio.bjbj Claah

Anônimo disse...

Aí que bom Veroo! To aqui mó tensa P. Prova!!To aqui no carro pra ver meu pai receber o prêmio Contribuicao Profissional de publicidade !!!! To no carro e li aqui mesmo! Mas vou me dar bem,compreendi o texto e depois,na hora, releio.bjbj Claah

Anônimo disse...

entendiii vero! valeu!!

jáa acalmou um pouco minha preocupação! porque tipo, achava que esses textos nao iriam estar na prova!
obg verô!
bjss coleguinhas!
sz
Fernanda Reis

Anônimo disse...

aah verô, outra duvida, aqui tbm é a fernanda reis, ou, energia hidrelétrica nao é uma energia nao renovavel?ela pode ser retirada de algo que é natural, ta, mas só que a água está presente no MUNDO inteiro, e se continuarmos gastando para obter energia, um dia ela vai acabar, certo? que nem o petrolio, ele está a camadas da terra, o homem acaba com tudo, vai acabando também, e além de poluir o ar..! mas eu acho que a hidreletrica é considerada uma energia nao renovavel porisso msm, porque ela tem limites, não dá para emitir mais.
bjss
fe reis

Anônimo disse...

PERGUNTA!! A PROFESSORA DE CIENCIAS DA SERIE DO MEU FILHO É A DENISE, SERA QUE ESTE TESTO FARA PARTE DA PROVA DELA TAMBEM? ME RESPONDAM POR FAVOR, POIS AQUI NENHUMA PROFESSORA DO 5 ANO C SE MANIFESTA, FIZERAM UMA CARIDADE COLOCANDO AS FOTOS PELO MENOS DA MATA ATLANTICA, ESSE BLOG DEVERIA SE CHAMAR JORNAL DOS 5 ANOS A E B, DESCULPE PELO DESABAFO MAS CANSEI DE ENTRAR O ANO DE 2010 INTEIRO E NAO VER NADA MAS NADA MESMO DE NENHUMA PROFESSORA DO 5 ANO C.

Ricardo disse...

Eu tinha visto, mas esqueci de comentar!

Obrigado por ter colocado o texto Verô, tenho certeza de que fui bem na prova!

~ Ricardo.

Clara. disse...

Gentee ! Foi Facil? AAAAH

Professoras do 5º ano disse...

Sr. ou Sra. mãe do aluno do 5ºC, esse texto faz parte da Avaliação de Ciências de todos os quintos anos (manhã e tarde). As avaliações são as mesmas.
Quanto às postagens do 5º A e B, realmente sou eu mesma quem as faz. Pois, sou professora das duas séries.
O Blog é dos 5ºs anos da manhã.
Vou levar seu recado às professoras do 5º C e D.
Atenciosamente,

Profª Veronice (5º A / B)

Anônimo disse...

gostei do texto ajudou muito.

Raquel 5ºA

Rahira disse...

Oi , Obrigado por colocar o texto no blog ajudou muito !!!

Bjssss Rahira

thiago disse...

Ajudou muito voce colocar o texto no blog!Obrigado
Thiago

Anônimo disse...

Com certeza ler o texto antes de entregar a prova, facilitou muito quando fiza prova!!
Esero que a nota de todos sejam boas
!!!

Bjs LolÔ

Lilian disse...

Veronice, primeiramente obrigada por responder e também por postar os textos no blog. Meu filho está precisando de nota em ciências e com certeza a leitura dos mesmos antes da prova o ajudará muito. É uma pena que as outras professoras não usem esta ferramenta tão importante e não estimulem o uso entre os alunos do quinto ano C, pois hoje a internet é um dos principais meios de comunicação mundial. Grata pela imensa ajuda.

Lilian

Gabriela esquerdo disse...

vero voce tinha razão o texto caiu mesmo na prova e foi o texto dois

Meeu Arquivoo disse...

iae galera salve a tdos !