terça-feira, 2 de novembro de 2010

ESTUDO DO MEIO na MATA ATLÂNTICA

Iniciando a jornada na Mata Atlântica


Alunos atravessam o riacho com corda

Nenhuma espécie vive isolada das outras, seja ela animal ou vegetal, gigantesca ou microscópica. Todos os organismos – plantas ou animais – precisam de energia ou matéria do meio ambiente para sobreviver, e por isso a vida de cada um afeta a dos demais.


É por tudo isso que dizemos que a natureza está organizada em ecossistemas. Ecossistema é o conjunto dos elementos do ambiente e dos seres vivos presentes nele.

Aqui havia vários ninhos


Ao visitar a Mata Atlântica, observamos que algumas plantas podem morrer se não receberem uma boa quantidade de luz solar. Outras precisam de ambientes úmidos e sombrios, pois não resistiriam à excessiva quantidade de luz.

Alunos observam as espécies no quadrante

Atravessando o riacho

Ao visitar a Mata Atlântica, você teve oportunidade de construir um quadrante. Assim, observou várias espécies, que ali vivem.
Um momento que despertou muita curiosidade e mais aprendizagem foi entrar em contato com o Manguezal.

Profª Marcia mostra a "casca" das cigarras

Aprendendo no Manguezal

Os caranguejos do manguezal

O Manguezal é um ecossistema do bioma Mata Atlântica que ocorre em áreas baixas das planícies costeiras, que ficam inundadas nas marés altas e emersas nas marés baixas e onde há encontro de água doce dos rios e água salgada do mar.


Por que esse tipo de ecossistema é tão importante para garantir o equilíbrio da natureza?
Os manguezais ficam em uma faixa entre a terra e o mar e são fundamentais para o equilíbrio dos ambientes marinho e terrestre, pois fornecem alimento de origem vegetal e animal para várias espécies, servem de moradia para muitos bichos e são regiões seguras para a reprodução de peixes, aves, crustáceos, moluscos e mamíferos.


Depois do almoço, nos reunimos em grupos para registrar nossas aprendizagens. Mas, elas não pararam por aí. Conhecemos também a história de Bertioga; o início de seu povoamento. Visitamos o Forte São João, que contém a origem do lugar e foi o primeiro Forte do Brasil.



Bertioga, antes da chegada de Portugueses, era habitada por índios, que a chamavam de "Buriquioca". Na língua Tupi, "Buriqui" significa Macaco e "oca", morada. Portanto, Bertioga significa morada dos macacos. Seu território era habitado por tribos de índios tupis até a chegada dos portugueses ao litoral, em 1532, quando iniciou-se a colonização.


Explorando o Forte São João

Aprendendo a História de Bertioga

A história de Bertioga começa oficialmente a partir de 1532, quando Martin Afonso de Souza, nomeado por Portugal, Governador Geral da Costa, aportou seus navios na entrada do Canal de Bertioga, palco de árduas lutas de portugueses e seus aliados tupiniquins contra os tupinambás.



Visitamos o Forte São João

Enfim, foi um dia de muitas aprendizagens, e o melhor de tudo: ao vivo e em cores!



Qual a melhor lição que você aprendeu com o Estudo do Meio da Mata Atlântica?

9 comentários:

Anônimo disse...

Oi Verô,
Aprendi tantas coisas que nem sei por onde começar.Mas o que vai fica marcado em minha memória é que na Mata Atlântica há uma diversidade grande de bichos, plantas e arvores e o Forte de São João.
Rebeca

Anônimo disse...

Oi Verô,o que eu aprendi com o estudo da Mata Atlântica foi:
Todas as relações de bicho com bicho, bicho com planta e planta com planta.Também aprendi que a mata toda de lá fornece os nutientes para o mangue que é um berçário marinho, que fornece esses nutrientes para os seres marinhos.

Lucas Muniz 5A.

Anônimo disse...

Aprendi tantas coisas vero! E sabe que achei mais interessante as relações de bicho com bicho, planta com planta...
Sabe não podia imaginar que isso existia, é muito estranho, mas é a natureza.
Bjs... Bih* 5ºA

Rahira disse...

Oi,
Eu aprendi muita coisa , Mas o que achei bastante interessante foi que no Brasil e na Mata Atlantica Há muita diverdidade de animais e plantas,tambem aprendi como surgiu a cidade de Bertioga e etc. Fiquei bastante impresionada quando vi que so sobrou 5% da Mata Atlantca !
Bjssss Rahira !

Gabi do 5°B disse...

A melhor lição que eu aprendi na Mata Atlântica foi que nela há muitos animais e plantas interessantes,e também aprendi mais sobre a cidade de Bertioga...
BJCASSSS

Leeh - 5ºA disse...

Aprendi muito,(acho até que "aprendi" é a palavra errada, seria melhor descobri!)sobre a Mata Atlântica, o Manguezal e a história de Bertioga. Acho legal aprender (ou descobrir, hahahaha) coisas relacionadas a matéria, no próprio ambiente onde acontece, como com este estudo do meio. Adorei!

João Vitor disse...

Verô,
La na Mata-Atlantica aprendi muitas coisas, fiz amigos brinquei etc.
Mas oque vai ficar marcado em minha cabeça de la foi o forte São João e principalmente os amigos e monmitores!

Anônimo disse...

Oi Verô,
Aprendi muitas coisas no mata Atlântica como:a imensa biodiversidade da mata Atlântica, o ecossistema litoraneo,um pouco da história de bertioga, que existem três tipos de mague:o vermelho,o branco e o preto.O que vai ficar marcado na minha cabeça é a diversão que obti em bertioga.Nesse ano esse foi um dos mais legais, adorei!
Thiago

Ana Marques disse...

Ola,
No estudo do meio, uma das lições que aprendi foi:
-->A imensa biodiversidade da mata Atlântica
-->Varias novas plantas
-->etc.
Gostei mt foi mt divertido tirando o fato d...
A
n
a

L
u
i
z
a

mandou bjks