terça-feira, 23 de novembro de 2010

Momento de Estudo de Geografia

Leia os textos abaixo com bastante atenção. Reflita sobre seu conteúdo. Faça um ESQUEMA ou RESUMO a partir dessa leitura.

BRASIL: FRUTICULTURA IRRIGADA MUDA A CARA DO SERTÃO
De um lado, a vegetação seca da caatinga. De outro, mangueiras repletas de frutas e grandes cachos de uvas. A zona semiárida inserida no nordeste brasileiro é mesmo assim, um jogo de loteria com a própria natureza. Mas, em pleno sertão nordestino, quem define a sorte é o Rio São Francisco - um oásis que tem um volume de água superior ao do Nilo e se situa na parte mais ocidental do continente sul americano. Mas, quem olhasse essa região há pouco mais de 30 anos, nunca imaginaria a transformação que ocorreria ali.
A abundância de água nem sempre foi bem aproveitada plenamente. Atualmente, a região do Vale do São Francisco tem terras férteis graças à inserção de projetos que utilizam as águas do Rio São Francisco no processo de fruticultura irrigada. O clima seco, o alto índice de insolação durante a maior parte do ano - fundamental para a prevenção de pestes e fungos - e água de boa qualidade representam algumas características essenciais para a fruticultura.
Fonte: www. todafruta.com.br
Acesso em: 12/11/2010

CLIMA E VEGETAÇÃO


(...)
A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço. Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.
Onde há ocorrência de clima árido e semiárido as plantas apresentam espinhos no lugar de folhas, como as espécies de cactáceas. Isso ocorre para diminuir a perda de umidade que acontece com o processo de evapotranspiração, dessa forma, a água fica armazenada mais tempo no interior do vegetal.
(...)

Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Existe uma enorme variedade de vegetação no Brasil. O clima, a altitude, o solo e a quantidade de chuvas de um lugar é que determinam o tipo de espécie que se adapta melhor naquele terreno.
A vegetação pode ser bem diversificada: árvores altas, médias e baixas, ou gramíneas (gramas/ pastagens).

Não se esqueça de ESTUDAR também: o mapa das divisões regionais do Brasil, aspectos da natureza - clima, vegetação, relevo e rios (apostila III) e modificações da paisagem - a urbanização.

Coragem! Você PODE e é CAPAZ!
Como e onde você costuma estudar?....Que matéria (s) você mais necessita de estudo? Por quê?....

7 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o momento de estudo de geografia,vai nos ajudar muito na prova de 5ªfeira!
Beijos, Raquel 5º A

Rahira disse...

oi, Adorei o momento de estudo diferente(sem ser em slid!).
Eu costumo estudar atraves das apostilas e cadernos.tem Eu necessito mais de estudar Historia e geografia, pois sao as mais dificeis pra mim pois tem que "decorar" e não estudar !
Bjsssss Rahira

João Vitor disse...

Vero,
Deveria estudar mais portugues pois não gosto muito dessa materia e queria gostsr mais!

Professoras do 5º ano disse...

Oi, gente!
Raquelzinha, que bom, que você gostou do Momento de Estudo! Fico muito contente!
Rahira querida, Hist./Geo são disciplinas que necessitam de compreensão e retenção de conteúdo. Você é muito inteligente e vai tirar isso de letra!Confie!
João Vítor querido, só o fato de você querer gostar mais de Português, já deu mil passos adiante!Você melhorou bastante, viu?...Significa que o "Português e você estão de bem"!Entender a nossa língua, seus mecanismos, a composição dos textos, vai ajudá-lo em todas as matérias!Acredite!
Bjs, bjs.

Gabriela L E 5ºA disse...

vero eu estudo rescrevendo alguns
textos importantes da apostila e faço alguns exrcicios no cad de estudos

Anônimo disse...

Verô, adorei o momento de estudo, eu costumo estudar fazendo esquemas.
Eu não necessito a mais de nenhuma matéria, pois amo todas!!!!!!!!!!!!!.



Lucas muniz

Ricardo disse...

Primeiramente, obrigado por ter colocado este momento de estudo Verô, pois como eu e você sempre falamos, não é todo o ano que temos isso.

Viva a Verô!

Ontem eu dei uma passadinha aqui no Blog e vi as postagens. Não tive tempo de comentar, porque estava estudando pra várias coisas.

Eu tive dúvida no primeiro texto, acho que errei uma questão (a segunda) que fiquei em dúvida, sobre o texto.

Costumo estudar no meu quarto, onde não tenha nenhum barulho para me atrapalhar, porque é impossível estudar com construções, TV e essas coisas na cabeça!

Eu costumo estudar mais Matemática e Português, mas também quando acabo as duas matérias, estudo as vezes as outras.

Estudo mais Matemática e Português porque elas são um pouco mais importantes.

Eu preciso estudar mais História e Geografia. Quando eu fico muito sem estudar, eu praticamente esqueço tudo! Por isso digo que é bom estudar todo dia.

~ Ricardo.