quarta-feira, 9 de março de 2011

Garis ou Margaridas?...

[Garis.jpg]

Garis ou margaridas?...Não importa! Graças a mulheres como elas, São Paulo é mais limpa e bonita!


Dona Rosinha entrevistada pelos alunos do 5º A


Garis no 5º F
Entrevista no 5º C
Entrevista no 5º D

Ontem, 8 de março comemoramos o DIA INTERNACIONAL da MULHER e trouxemos, na semana anterior, as GARIS ou MARGARIDAS - como também são conhecidas - Dona Rosinha, 68, Maria Custódia, 56, Maria José, 68 e Rita Coelho da Silva, 51, da empresa QUALIX para homenageá-las e conhecermos um pouco mais sobre sua atividade profissional.

Dona Rosinha entrevistada pelos alunos do 5º A
D. Rosinha com os alunos
D. Rita com os alunos
D. Maria José com os alunos
D. Maria Custódia com os alunos

5º F e as Margaridas

Você sabe a história da palavra GARI?...

A palavra gari vem do nome de Pedro Aleixo Gari que, durante o Império, assinou com a Corte brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir no Rio de Janeiro, cidade onde morava, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum. Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos e de tanto repeti-lo, a população da cidade associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. Assim, o nome gari se espalhou para o restante do País."
Dona Rosinha entre os alunos do 5º A
As margaridas entre os alunos do 5º C
As margaridas entre os alunos do 5º D

Margaridas e o 5º F

E MARGARIDAS, de onde vem esse termo?
"No início da década de 70, havia carência de mão-de-obra masculina em São Paulo para serviços de varrição, já que os melhores profissionais eram requisitados pelas empresas responsáveis pela construção do metrô. Naquela época, o então gerente da filial Piracicaba, José Mauro Porto, foi designado pela diretoria de Operações da VEGA para incluir as mulheres no serviço de limpeza pública. experiência pioneira foi feita com absoluto sucesso e, logo em seguida, repetida em outras regiões, na Capital. Antes mesmo de o teste ser feito em São Paulo, havia uma preocupação em encontrar um nome popular que servisse de alternativa aos já tradicionais, como varredora e servente. Pensou-se na cor branca, que é sinônimo de limpeza, e na flor, que representa a mulher. Imediatamente, margarida foi considerada o mais adequado, inclusive porque nesse nome está contida a palavra gari. Dias depois, a mídia e a sociedade em geral aceitaram – e elogiaram – o ingresso da mulher na nova atividade profissional junto com seu apelido de trabalho."

Fonte: http://imaginacaoativa.wordpress.com/2009/05/06/gari-e-margarida/

Rita e Maria José entre os alunos do 5º G

Dona Rosinha e alunas do 5ºE

Os alunos do 5º ano tiveram a oportunidade de saber sobre a atividade profissional dessas mulheres, que fazem a varrição das ruas de Santo Amaro diariamente e merecem o respeito dos pedestres, passando assim, a ter um motivo a mais para evitar sujar as ruas e manter a cidade limpa.
Garis entrevistadas pelos alunos do 5º E

Margaridas e os alunos do 5ºE

Todas as vezes que você tiver oportunidade, dê um "BOM DIA!" para os garis. Esse gesto, além de mostrar que você é educado (a), tocará o coração desses profissionais, que muitas vezes, passam despercebidos pela maioria.
5º E e as Margaridas

5º G e as Margaridas

Ao realizar a entrevista, qual foi o fato mais curioso que você descobriu sobre as GARIS ou MARGARIDAS?

12 comentários:

Giuliana disse...

O que eu mais achei interessante foi que a margarida achou um feto na rua.

Anônimo disse...

pra mim o que eu achei mas interesantee é que a margarida rosinha falo que tinha um vidro enrolado no jornal.Quando ela foi pega ela dis que se corto e mostro para nos


hani serhan 5 A

Anônimo disse...

o fato que mais me chamou atençao foi que a dona Rosinha disse que uma lâmpada fluorescente cortou a perna dela e entro gas toxico entrono sangue dela



Pedro 5°A

Anônimo disse...

Eu gostei mais do comentário que a margarida contou que viu um ladrao e ficou conversando com ele para convenser a ele nao assaltar ela.


Eduardo 5E

Anônimo disse...

o que eu achei mais interesante é que ela gosta do seu trabalho como catadora de lixo e que quando assaltaram ela, dona Rosinha conversou com o assaltante e então ele não assaltou ela isso incrivel

Anônimo disse...

o que eu achei mais interesante é que ela gosta do seu trabalho como catadora de lixo e que quando assaltaram ela, dona Rosinha conversou com o assaltante e então ele não assaltou ela isso incrivel

Anônimo disse...

O fato mais curioso que eu achei foi que Dona Rosinha limpa em um lugar e ela vira onde limpou já tem lixo e que achou um feto no saco de lixo.
Grande Bjs Giovanna Scabio 5E

Anônimo disse...

Eu achei mais curioso que a Dona Rosinha se queimou com o gaz de uma lampada, e essa queimadura infeccionou.
Bárbara 5 ano A

Anônimo disse...

adorei a visita da gari, aprendi muitas cisas sobre o lixo e sobre as garis ou margaridas!!!!


duda B.N. 5ºA

Anônimo disse...

O fato que eu achei mais interessante foi quando uma das margaridas disse que ela achou um feto no lixo.

Lucas Alessio 5º E

Anônimo disse...

Achei muito interessante todos os textos pois é muito legal que ninguém queira mudar seu nome e isso é ótimo porque está todo mundo satisfeito com seu nome!!!

beijos Luana

Stefano disse...

Oi Verô ficou muito legal essas fotos com os garis



um beijo até amanhã

Stefano 5ºano A