sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CONTO: O LENHADOR HONESTO

Você conheceu, nesta semana, o belo conto "O lenhador honesto", que fala sobre a importância de dizer a VERDADE, não é mesmo?...
Em outro momento, você recontou esta história por escrito e a ilustrou.
Para elaborar a versão final, propomos a você, que lesse novamente sua produção com "olhos de leitor" e com o propósito de tornar a história compreensível:
 Cortasse as marcas da fala e as palavras repetitivas desnecessariamente;
 Acrescentasse as palavras que na fala não fazem tanta falta, mas que precisam aparecer na escrita;
 Invertesse as palavras de lugar na frase, se necessário;
 Substituísse as palavras por outras mais adequadas aos objetivos do texto.
Assim, você pratica a tomada de decisões na produção escrita e exercita a construção de frases em uma sequência narrativa.
Que tal revê-la?...


O que você aprendeu com esta atividade?

12 comentários:

Anônimo disse...

Oiii Verô ,
Adorei ver a historia no telao , e tb adorei as dicas que vc nos deu e adorei tb a experiencia super legal que foi essa da producao testual "eu nunca escrevi um texto com caneta "
bjs rahira !Rah !!!

Professoras do 5º ano disse...

Oi, Rahira!!Este ano, você irá aprender muitas coisas importantes e se surpreenderá com seu potencial e suas habilidades!
"Stand by me!"...Beijos e ótimo descanso!

Anônimo disse...

oi vero!!!!
estou morrendo de saudades de você e espero que esse seja um ano maravilhoso
bom,meu ano não pode ser ruim com uma professora como você eu te adoro mesmo!!!!!!!
peruquinha peruquinha peruquinha da vero
peruquinha bonitinha peruquinha da vero hahahaahaha você ficou maravilhosa uma top model!!!!!hehehe

bjs e um bom carnaval!!!!!!!!

Letícia - 5°A disse...

Verô !
Eu amei fazer esta reescrita e eu acho que este ano vou ser muito estudiosa em Português !

Mariana disse...

Eu adorei essa história, é uma bela lição de vida!
Parabéns!
beijos

Fernanda Reis 5°A disse...

Eu aprendi que quando digo a verdade , sempre terá uma recompensa...

Anônimo disse...

eu aprendi que é bom falar a verdade

guilhermebarbieri disse...

eu aprendi q e legal falar a verdade

Anônimo disse...

vero...
eu adorei fazer produçao textual!!!
aprendi uma liçao de vida la e q sempre q falamos a verdade seramos recompensados!!!

bjss roberta

Anônimo disse...

vero...
eu adorei fazer produçao textual!!!
aprendi uma liçao de vida la e q sempre q falamos a verdade seramos recompensados!!!

bjss roberta

Anônimo disse...

Essa história é muito importante e bonita porque qualquer pessoa iria dizer que o machado de ouro ou prata era dele(estariam mentindo)para gastar com outras coisa.
Ser honesto é ser verdadeiro,uma coisa muito importamte para a vida!
bjs
Ana Carolina Reis

Anônimo disse...

eu achei que cada silaba e igual ao que a Denise leu a nos.Entao se leram pra nos por que colocaram no nss blog???Eu sei cada letra da historia.Podem por mas ponham uma versao nova por favor.Valeu