segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Momento de Atualidades: VISITA AO FORMIGUEIRO

Visita ao formigueiro
Vídeo mostra como vivem as formigas saúvas

As formigas saúvas são também chamadas de cortadeiras porque cortam folhas e troncos para levar ao seu formigueiro.
(fotos: Júlio Avanzo Neto e Joana Fava Alves)

Você sabia que as formigas habitavam o nosso planeta há mais de cem milhões de anos?
Imagina por que elas são definidas como insetos?
Seria capaz de pensar que esses bichos, como nós, também produzem lixo?

Então, clique na tela abaixo e assista ao vídeo As saúvas – Uma sociedade de formigas. Produzido pela bióloga Joana Fava Alves, ele acaba de ser divulgado na internet e traz muitas informações – além de imagens sensacionais – sobre as formigas saúvas. (LIGUE TAMBÉM O SOM!)

As Saúvas - Uma sociedade de formigas from Jo Fava Alves on Vimeo.


Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças - dez/2009
Qual foi a curiosidade apresentada no vídeo mais interessante?

31 comentários:

Anônimo disse...

Oiii Verô ,
Adorei a reportagem sobre as formigas saúves ! É muito interessante e legal ! Adorei ela !
bjs, Rah*

Professoras do 5º ano disse...

Oi, Rah!Assistiu ao vídeo das formigas saúvas?...Viu como elas se organizam? Descobriu como produzem lixo?...O que achou de mais interessante neste vídeo?...
(Para ver o vídeo basta clicar na setinha!)
Você sempre visita nosso blog, não é?...Muito bem!
Beijos, querida!

Fernanda Reis disse...

Oiiiii ,
Por mim a parte mais interessante foi:''As formigas abitam planta e terra a mais de cem milhões de anos.''
Adoreiii o video
Bjks
Fernanda Reis

Anônimo disse...

Oiii ,
Eu asisti sim o video das formigas saúvas , e tb vi como elas se organizam e achei incriveu como formigas tao pequenas podem se organizar daquele jeito e tb nao sabia que elas produziam lixo e que existem as formigas lixeiras que tomam conta do lixo ! Eu achei super incriveu o jeito que elas se organizam e os varios tipos de formigas que tomam conta de diversas funsoes !!!Eu adoro o blog e entro nele 2 ou 3 vezes por dia pois adoro dar comentarios e conhecer coisas novas como as formigas sauvas !!!
bjs,Rah*!!!

Letícia - 5°A disse...

Oii ! A parte que achei mais interessante foi a que explica a organização das funções de cada saúva .

PATRICIA disse...

Oiê... Tenho muito orgulho em dizer que foi um Tio de meu pai que construiu o primeiro sauveiro em são paulo, dentro de zoológico, Mário Autuori era casado com Tia Beatriz e foi vencedor do programa "O CÉU É O LIMITE" respondendo perguntas sobre formigas, é claro! Vale a pena conhecer sua história e o local também... bjs a todos

Professoras do 5º ano disse...

Que informação maravilhosa, Patrícia!Nossa, se na família o tio já venceu "O céu é o limite", agora entendemos por que a Roberta vai "loooongeeeee"!...Super competentes!Que orgulho, hein!
As "janelas" do nosso blog estão sempre abertas para vocês!
Grande abraço!
Verô.

Professoras do 5º ano disse...

Que informação maravilhosa, Patrícia!Nossa, se na família o tio já venceu "O céu é o limite", agora entendemos por que a Roberta vai "loooongeeeee"!...Super competentes!Que orgulho, hein!
As "janelas" do nosso blog estão sempre abertas para vocês!
Grande abraço!
Verô.

Anônimo disse...

Oi, Eu vi o video das formigas saúvas,e adorei do jeito que elas se organizam. Mauricio

Anônimo disse...

Vero,eu adorei o vidio é muito interessante
BJKS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Jujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujujuju..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................Bjk

Anônimo disse...

Oi Vero,minha parte preferida foi que fala que as sauvas podem causar grandes prejuizos nas plantacões e construcões.


Guilherme T.

Gabrirla Esquerdo disse...

Profª Vero,

Eu adorei o filme sobre as formigas, foi muito interessante pois eu aprendi mais sobre elas!!


Um Beijo Gabi,
Tchau!!

Anônimo disse...

Vero..
eu adorei o vvideo das formiga!!!

oque me chamou mais atençao foi como elas produzem lixo e como elas se organizam é muito interesante e inteligente!!!!

bjssss roberta
ps minha mae esta mandando beijoo
s2s2s2s2s2

Anônimo disse...

Denise nós adoramos o video das formigas.

Mariana S. e Vitoria

5 ano D

Anônimo disse...

este video e muito demorado!!!!

Anônimo disse...

nos nao gostamos de formigas.

Alê Kröner disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alê Kröner disse...

Verô e demais profªs,

Adorei o vídeo das formigas! Gostei mais da parte que diz cada tipo delas(enfermeiras - 2mm,cortadeiras - 8mm,soldados - 10mm...)
Então,é isso. NÃO PREJUDIQUEM AS FORMIGAS VENENOSAS OU NÃO QUE NÃO ESTEJAM PERTO DE SERES HUMANOS! Pois estas não farão mal a ninguém! Só farão bem a todos os seres vivos! Elas só farão mal à agricultura!

Anônimo disse...

ver...
eu adorei as fotos da folhinha!!!!!
eu adorei você ter me escolhido pois me senti meio responsavel!!!
espero que nossa foto seja a capa pois ela ficou maravilhosaaaaaaaa!!!!!!!!!
você tava linda de mais vero!!!!]você fica linda de qualquer jeito mesmo...

bjssss roberta

Anônimo disse...

vero...
minha mae te adora e fala que eu tenho sorte de ter caido com você!!!!
bom eu também me sinto segura ao seu lado e ao lado de meus amigoss!!!!
eu adorei essa classe e não podia ser melhor!!!!
vero você ja ficou sabendo que o tio da minha mae fez o primeiro sauvero!!!!!você gostou mesmo pelo seu comentario!!!
fico muito feliz em se interessar pelo assunto da minha mãe!!!!
ela agaradece o comentario e manda um abraço enorme para você ela te adora!!!!e eu também!!!!


bjss e adorei o blog sempre vou entrar e vocês sempre vão ter minhas mensagens!!!

bjsss roberta

Anônimo disse...

O víddeo das formigas é muito interessante para quem gosta de ciências.
Eu sabia que elas eram trabalhadeiras,mas não tanto quanto o vídeo fala.Também não sabia que elas tinham funções.
bjs
Ana Carolina Reis

I.A.U.A disse...

oi vero e marcia achei muito legal o video das sauvas as partes que eu mais gostei foram as que ele esplica oque tem dentro delas e pra que elas servem. abraço gian

Anônimo disse...

Oi Vero,
adorei ler o video das formigas SAUVAS ,
mostrei a minha mãe e ela adorou

Bjs:Bianca ☻

SOPHIA WITZEL disse...

Vero,

Adorei o video das formigas,achei interessante a organização dos formigueiros.
BEIJOS,
SOPHIA WITZEL

Anônimo disse...

Oi De achei essa reportagem muito interresante sobre as formigas como todas as reportagens que colocarão no blog.E você gostou dessa reportagem?
Luisa

Anônimo disse...

vero...
eu estou morrendo de saudades você mesmo estando só a um da sem te ver!!!
parece loucura mas é verdade!!!!
mas como uma proessora como você não dá né!!!
você é muitoooo legal mesmo e minha famiia te doro muitooooo e fala que estão seguros com você sendo inha professoraa!!!!

bjsss roberta s2s2s2s2

Unknown disse...

Vero,

Eu adorei o video das formigas, a parte que eu mais gostei foi quando os sodados atacaram o inimigo.


Gustavo Ikeda

Anônimo disse...

De, vi o video na aula de informatica e adorei o jeito que ela cortam a folha e "fazem uma folhinha" , ate falei para a Ana Laura que queria ter uma!!!Hahaha, mas pensando bem prefiro o meu canario.

Beijos Manu 5ºano D

André Vittor disse...

Oi Vero.

eu achei interessante o video das formigas e também as formigas tem postos diferentes e agora eu sei que as formigas habitam a terra a mais de 100 milhões de anos.

um beijo
Andre VITTOR

Anônimo disse...

oi verô,
eu adorei o video das formigas eu achei tudo muito interessante e divertido
bjsssssssssssss
Mariana 5anoB

Anônimo disse...

adorei o video
caio e vitor