quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

NOVA ORTOGRAFIA

Desde que os portugueses chegaram a este lado do Atlântico, há cinco séculos, muita coisa mudou no jeito de falar.

Você sabia, por exemplo, que com o acordo ortográfico, o nosso alfabeto passa a ter 26 letras, com a inclusão de "k", "y" e "w"?
Para ajudá-los a entender melhor essas mudanças, postamos aqui o Manual da Nova Ortografia elaborado pela Revista Nova Escola, Ática e Scipione.
Clique e navegue pelo site para conhecer as mudanças, regras e informações. Certamente, elas ajudarão você a escrever melhor!

Para você a "Nova Ortografia" facilitou ou não o jeito de escrever?...

14 comentários:

Anônimo disse...

Que legal Verô ,
Agora eu vou poder entrar nesse saite e entender melhor a "nova ortografia " !!! E respondendo a pergunta eu acho que a "nova ortografia "facilitou para as crianças que estao aprendendo a escrever , mas pras pessoas que ja sabiam escrever como eu nao ajudou muito pois estavamos acustumados a escrever de um jeito e agora vamos ter que escrever de outro !!!

bjs , Rah*

Letícia - 5ºA disse...

Eu achei mais complicada a nova ortografia , porque eu ja estava acostumada com a antiga . . .
Mais agora vou entrar nesse site e ficar craque na nova ortografia

Regina disse...

Verô e demais professoras,
Adorei este link da revista nova escola, obrigada. Não sei se as novas regras facilitaram o jeito de escrever, só sei que a palavra "ideia" sem acento ficou muito esquisita, tá difícil não acentuar, sem contar o trema que eu respeitava tanto, nunca esquecia dele. Mas vamos lá, os tempos são outros... a gente se adapta.
Um beijo.
Regina (mãe da Mariana Pires)

I.A.U.A disse...

oi vero ^-^

Alê K. disse...

Oi Verô!
A nova ortografia melhorou e piorou...Ficou +
---
-
Bem, a má notícia primeiro: eu já estava muito concentrado na velha ortografia...então é difícil rever os "erros dos acentos" :S (sabe, aquele de: idéia - ideia.)

Agora,a boa notícia:
Não têm mais tantos acentos!!! ;) o trema insuportável(para mim)que eu nunca sabia onde ia, agora saiu: lingüiça - linguiça

Então nunca diga que: a nova ortografia é um horror!!! >:(

Fernanda Reis 5ºA disse...

Oiiiiiiiiiiiii,
A nova ortografia, é estranha, não tem quase nenhum acento...bjks Fernanda Reis

Anônimo disse...

Chris e Denise
Para nós a nova ortografia melhorou e piorou:
Melhorou porque não tem mais tantos acentos como o trema e piorou pois já tínhamos nos acostumado com a antiga ortografia e quando nós já decoramos veio a nova em seguida
Beijos e abraços Ana Laura e Manuella do 5º ano D

Maria Julia - 5º ano D disse...

oi
Para mim a nova ortografia não fasilitou tanto ela mi deichou um pouco confusa eu acho que a antica era melhor

Anônimo disse...

a nova ortografia esta bem mais dificio











ass lucas ortega 5 ano D

Anônimo disse...

Não, porque as palavras mudaram muito.
Eu gosto por um motivo e odeio por outro
Até logo


Ass:aninhas do 5ºD

Dudu 5°A disse...

Verô pq o hifem nao é mais uzado

Gabriela Esquerdo disse...

Pra mim é muito melhor a nova ortografia, pois facilita a escrita.

Anônimo disse...

Eu não gostei da nova ortografia,tirou muitos acentos e provavelmente mudaram todas as palavras.
bjs

Anônimo disse...

De,para varias pessoas facilitou mas para quem se acustumou a escrever com a antiga ortografia vai demorar ainda para que não haja erro em mas nada, como eu mas aos poucos acustuma.
Luisa