sábado, 13 de fevereiro de 2010

Momento de Atualidades

Você sabia que existem bactérias que produzem plástico?

Material se decompõe com muita facilidade e desaparece do meio ambiente em cerca de um ano, conta a Revista Ciência Hoje das Crianças, nº 207!

Sacos de supermercado, garrafas de refrigerante, vasilhas e brinquedos são só alguns dos incontáveis objetos que podem ser feitos de plástico. E quem aí sabe qual é a matéria-prima desse material? Se alguém respondeu petróleo, acertou em parte...
Há um plástico diferente que é produzido por bactérias. Ele é biodegradável – ou seja, decompõe com grande facilidade, desaparecendo do meio ambiente em cerca de doze meses: tempo muito menor do que o plástico convencional, que pode levar centenas de anos para ser decomposto.
O plástico biodegradável é feito de polihidroxialcanoatos. O nome é tão difícil de pronunciar que os pesquisadores usam a sigla PHAs para facilitar. Mas o que é são os PHAs? São moléculas produzidas por inúmeros micro-organismos, entre eles, a bactéria que você vê na imagem. Ela produz essas moléculas em seu interior na forma de grânulos e as utiliza como fonte energética. Manipulados pelos cientistas, os PHAs adquirem propriedades similares às do plástico convencional.
O plástico biodegradável tem muitas utilidades: pode ser usado na fabricação de embalagens para produtos de limpeza, higiene, cosméticos e medicamentos, entre outros. Na área médica, o bioplástico serve também para fazer fios de sutura, próteses ósseas e cápsulas – que, inseridas debaixo da pele, liberam gradualmente medicamentos na corrente sanguínea.
A grande vantagem do plástico biodegradável é reduzir a poluição do meio ambiente. Enquanto o plástico comum depende de uma fonte que pode acabar (o petróleo) e se acumula, sujando rios, lagos e terrenos, o bioplástico desaparece da natureza com rapidez e é produzido a partir de uma fonte, as bactérias, que se desenvolve com facilidade. Você acha, então, que o plástico biodegradável é um aliado na preservação ambiental?

Ednéa Oliveira de Abreu
Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fonte:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/207/voce-sabia-que-existem-bacterias-que-produzem-plastico-3
Acesso em: 13/02/2010

O Tamar agora é ‘trintão’


Créditos da foto: Agilberto Lima A/E

O projeto que começou com jovens oceanógrafos indignados porque nenhum ninho de tartaruga dava filhotes completa 30 anos com o mérito de ter restabelecido o ciclo de desova das espécies da costa brasileira
(...)
Números do projeto:
10 milhões de filhotes nasceram sob a proteção do Tamar
20 mil é o número de desovas monitoradas anulamente
900 mil filhotes de tartaruga são liberados no mar todos os anos pelo Tamar

Conheça mais sobre a TARTARUGA CABEÇUDA. Clique na imagem abaixo:

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias
Acesso em:13/02/2010

E, então, gostou destas matérias?....

Já separou a sua notícia ou reportagem para a próxima aula?...

18 comentários:

Anônimo disse...

Oiii Verô ,
Eu adorei essas materias , achei elas muito interessantes ,nunca iria imaginar que tinham bacterias que produzem plasrtico e nem tartaruga daquele jeito !!!Eu ainda não preparei minha reportagem por que hoje dia 14/02 é meu aniverssario e eu vou para um clube com minha familia!Mas prometo que irei trazer uma noticia muito interessante na quinta-feira !
bjs Rah*!

Professoras do 5º ano disse...

.•«♥»•Parabéns, Rahira!!!Muitas felicidades, saúde, paz, amor, fé e tudo mais que você desejar nesta vida!Hoje também é aniversário do meu papai!Portanto, não me esquecerei mais de você!Deus a abençoe sempre, viu?...
Curta muito seu dia!Você merece!
Bjs, querida!

Letícia - 5°A disse...

Achei muito legal estas matérias!
Ainda não separei minha reportagem...Mas ja tenho uma ideia do que vou levar !

Fernanda Reis 5°A disse...

Oiiiii,
Eu achei essas matéria SUPER-HIPER-MEGA-ULTRA legais e interessantes ...Não, ainda não separei minha notícia ou reportagem,porque viajei , cheguei ontem de viajem ...Muito cançada.Mais eu prometo que vou separarminha notícia ou reportagem.
Bjks
Fernanda Reis 5°A

Fernanda Reis 5°A disse...

DESCULPE...TIVE PALAVRAS DESAFIADORAS NO MEU COMETÁRIO:

*viagem. viagem . viagem. viagem e viagem
E também tive repetições de palavras...Bjks novamente!

Anônimo disse...

vero adorei as novas matérias do site!!!!

esse blog esta cada vez mais bonito!!!!!

nossa vero o nosso blog esta fazendo um swou para todos e ja estamos com mais de 529 abitantes
meus parabéns

bjssss roberta

Anônimo disse...

vero eu ja tenho uma matéia super boa para levar a escola!!!
espero que você goste viu?

te adorooooo muito

bjsss roberta

Anônimo disse...

vero eu ja tenho uma matéia super boa para levar a escola!!!
espero que você goste viu?

te adorooooo muito

bjsss roberta

Anônimo disse...

nossa verô concordo com a rah isso foi muito interessante mesmo eu adorei mesmo!!!!!

as tartarugas daquele jeito eu nunca ia imaginar:0

bjss roberta

Anônimo disse...

rahira parabéns para você muita saude e paz para você e que você seja muito feliz


bjsss roberta

Anônimo disse...

Vero...
Eu sei que nao faz muito tempo que nao te vejo mas estou morrendo de saudades da sua peruquinha do seu sorriso da sua carisma...

Espero que quinta feira chegue logo para eu te dar aquele abraço

bjsss roberta

Professoras do 5º ano disse...

Ahhhh, eu também vou lhe dar um "big abraço", viu Roberta?...
Que bom, que vocês gostaram da matéria!!Logo, logo virão mais.
Fernanda, adorei as "palavras desafiadoras" que você mesma percebeu e corrigiu. É isso aí!
Errar é humano, persistir no erro, não!
Beijos a todas!!
Amo vocês!

lolomacchia disse...

obrigada marcia denise vero e chis e quero que coloquem matérias super legais para todos nós pois adoramos ler elas

njsss roberta

Anônimo disse...

vero você gostou que minha familia entrou?
bom eles adoraram entrar agora vao entrar sempre
a minha irma nathalya esta com muitas saudades de todas vocês professoras e ela manda um beijao para vocês!!!!



bjsss roberta

Professoras do 5º ano disse...

Oi, Roberta!!
Nós adoramos, querida, quando as famílias participam, pois se envolvem com os projetos e o trabalho com vocês fica muito mais empolgante e comprometido!
Venham sempre!
É isso que nós desejamos: famílias + alunos + professores= amor e responsabilidade

Beijos a todos!

Anônimo disse...

A reportagem da tartaruga caabeçuda é bem inportante para aqueles que matam tartarugas para comercializa-las.Eu acho uma judiação fazer isso.
Os filhotes de tartaruga são uma fofura!
bjs
Ana Carolina Reis

Anônimo disse...

obrigada prfessoras e minha mae sempre vai entrar!!!!!
eu vou ter mais responsabilidade com o blog por isso sempre cou entrar e entro por que gosto muito!!!


bjss para todas vocês
roberta

Anônimo disse...

Oi De,
adorei o tipo de tartaruga, e bacterias produzirem plastico tambem eu adorei.Ainda não pesquisei minha atualidade mas vou trazer uma ótima para você!
Luisa