quinta-feira, 20 de maio de 2010

O OVO "ENGARRAFADO"...


COMO COLOCAR UM OVO DENTRO DE UMA GARRAFA SEM QUEBRÁ-LO?...
FOMOS AO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PARA DESCOBRIR COMO ISSO PODE SER POSSÍVEL.


COM O AUXÍLIO DA PROFA. MÁRCIA, RESPONSÁVEL PELOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS, REALIZAMOS A EXPERIÊNCIA.

USAMOS UM OVO COZIDO, FÓSFOROS, ÁLCOOL, ALGODÃO E UM FRASCO (balão de ERLENMEYER).


Acendemos um fósforo, que foi introduzido no interior do balão. Colocamos o ovo descascado no gargalo do frasco. (O gargalo do frasco deve sustentar o ovo. No entanto, este deve ter um diâmetro próximo do maior diâmetro do ovo) . Esperamos alguns segundos e...o ovo é sugado para o interior do frasco.

Sabemos que, um gás quando é aquecido passa a ocupar um volume maior do que o inicial. Quando o gás arrefece contrai-se, passando a ocupar um volume inferior. A partir do momento em que colocamos o ovo no gargalo do frasco passamos a ter um sistema fechado. Ou seja, quando o gás inicia a sua contração (arrefecimento), a pressão no interior do frasco baixa para níveis inferiores.

 Nesse instante, o ovo vai ser forçado a entrar no frasco para diminuir a diferença entre a pressão no exterior do frasco e no interior deste. Ou seja, o ovo vais ser obrigado a ocupar o espaço deixado pelo gás que se contrai à medida que a temperatura baixa. Assim, a pressão do ar no frasco diminui, fazendo com que a pressão no exterior empurre o ovo para dentro.

Por último, tivemos que retirar o ovo de dentro do balão de Erlenmeyer... E, para isso, foi preciso ter "coragem em nome da Ciência" e fôlego. Estamos tão habituados à pressão atmosférica que nem nos damos conta da força que ela pode ter.


Que outras experiências você conhece?... Qual a importância de realizá-las, em sua opinião?

2 comentários:

Anônimo disse...

Professoras...
No momento não conheço outra experiência mas prometo se conhecer drei a todas vocês!!
Essa experiência que realizamos, foi muitolegal pois podemos estudar um pouco sobre a pressão...
Bom adorei realiza-la

Bjs Rô

Rahira 5ºA disse...

oiii , no momento eu nao conheço nenhuma outra experiencia desse tipo , e na mionha opiniao a importancia da experiencia que agente fez é saber melhor porque nao podemos ir pro fundo da terra , porque quando decemos a serra nosso ouvido doi e etc !
Bjssssss Rahira 5ºA