terça-feira, 13 de abril de 2010

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS

A e B realizarão amanhã, 14/04, a verificação de Ciências.

 Vamos relembrar o conteúdo da prova?...


CURIOSIDADES:


1. Conheça a HISTÓRIA do TERMÔMETRO


2. Como funciona... o termômetro?


A resposta está no líquido prateado que fica no interior desse objeto!

Publicado em 05/02/2006
Atualizado em 29/01/2010

Um dia, você acorda se sentindo meio quente, com o corpo mole, sem vontade de fazer nada. Põe a mão na testa e se pergunta: será que estou com febre? Para saber a resposta, só tem um jeito: usar o termômetro. Mas como será que ele funciona?
Você já deve ter notado que o termômetro tem, dentro de um tubo muito fino, um líquido prateado: o mercúrio.
Ao colocarmos o termômetro embaixo do braço, ocorre uma troca de calor entre o nosso corpo e esse instrumento. A nossa temperatura não muda, mas o termômetro, ao contrário, vai esquentando e acaba ficando com a mesma temperatura da gente. Em geral, quando algum material esquenta, ele se expande, ou seja, ocupa mais espaço. Esse é o caso do mercúrio, que vai subindo pelo tubo quando a temperatura aumenta.

- O italiano Santorio Santorio, em 1612, é considerado o inventor do termômetro, embora tenha sido o alemão Daniel Gabriel Fahrenheit quem difundiu o uso do mercúrio no instrumento em 1714 para obter resultados mais precisos.

- Há termômetros que utilizam outros compostos, como o álcool em vez de mercúrio. E há também termômetros digitais.

- O mercúrio é tóxico e perigoso se respirado. Se um termômetro de mercúrio quebrar, peça para um adulto remover todo o líquido com cuidado e descartá-lo num local apropriado para pilhas, pois ele também pode ser nocivo para o ambiente.

Quanto maior for a temperatura do termômetro, maior será a expansão desse líquido: mais alto ele vai chegar. Como no tubo onde ele está há marcações, indicando a temperatura correspondente, basta olhar ali para ver se estamos com febre ou não! Se o termômetro marcar até 37ºC, não há problema. Mas se indicar mais... É hora de ver um médico!
O mercúrio é um líquido muito apropriado para fazer termômetro porque, a cada aumento igual de temperatura, ele se expande do mesmo jeito. Ou seja, dá para fazer marquinhas igualmente espaçadas, onde cada uma representa um grau.


FONTE:

Acesso em: 13/04/2010

13 comentários:

Anônimo disse...

que legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
adorei!!vou me dar muito bem na prova!!!!!!!!!!!!!!!!
rsrsrsrsrsrsr!!!!!
bjssssssssssss mari araujo 5b

Anônimo disse...

oi vero adorei pq eu vou me dar super bem nessa prova mais eu ano estudei pelo blog eu estudei pelo o caderno e a apostila parabens vero eu achei super legal ......vero eu acho legal nisso pq todas as provas que temos vc e a marcia colocam um estudo no blog tem gente que esquece o material na escola em casa e se estiver internet entra no blog e ai depois nao pode fala que nao estudou entedeu depois amanha eu conto tudo pq se eu contar tudo agora eu vou dormir no computador bjs monique 5°B bjs vero e marcia .......

Anônimo disse...

AHHAHSHSHSHSHAHSHAHSA MONIQUE 5°B

Rahira-5ºA disse...

Oii esse momento de estudo é bem legal ! pena que eu só vi ele hoje a tarde depois da prova!
Bjsssssssssss Rah*

mariana araujo 5b disse...

eu aprendi como funciona o termometro !!me ajudou tanto na prova...
bjssssssssssss mari araujo 5b

Anônimo disse...

Verô e Marcia,

Ontem eu entrei no blog mas o momento de estudo ainda ñ estava postado mas eu acho que consegui estudar direitinho para a prova!!!

Bjss,

Isa Marques 5ºB

Anônimo disse...

Oi Vero

Eu adorei a sua postagem e o video desculpe de ter visto depois da prova mas valeu a pena:-].



Tchau.

José;-]

Ju disse...

Eu adorei o video sobre o termometro e me ajudou bastante na prova,desculpe nao ter comentado e que eu so li o texto e vi o video!
Um beijo Ju 5 ano B

gabriel gomes disse...

verô e marcia eu gostei muito dessa história do termômetro.
achei muito legal.

Anônimo disse...

Olá pessoal adorei o texto e o vídeo pena que eu entrei antes mas valeu a pena

Anônimo disse...

Desculpa esqueci de colocar o meu nome meu nome é Gabriela do 5 ano B

Fê Nunes disse...

Verô, muito interessante esse texto ele me ajudou muito a estudar para prva!

Anônimo disse...

vero esse momento de estudos me ajudou muito na prova!!

bjss ro*