quarta-feira, 21 de abril de 2010

"TELEJORNAL" DO QUINTO ANO DA MANHÃ...

Apresentar as notícias oralmente requer mais atenção, expressividade, autoconfiança, preparação e hábitos de leitura. Desenvolver o hábito à leitura diversificada, de forma silenciosa, oral e/ou reflexiva, é um dos objetivos para trabalhar o JORNAL na sala de aula. Assim, os alunos estão trabalhando as notícias trazidas para a sala de aula através do formato de um "telejornal". 
 A proposta é fazer o texto jornalístico, neste caso, as notícias e reportagens, ganhar existência dentro de um processo interacional.
O texto falado surge no momento de interação. Ele é o próprio rascunho. Por estarem os interlocutores presentes, ocorre uma interlocução ativa.
A leitura de jornais "possibilita estabelecer uma série de conexões entre os conteúdos das diversas disciplinas do currículo escolar e os acontecimentos recentes, permitindo aos alunos conhecerem as aplicações práticas dos conceitos estudados".
Os alunos assistiram aos noticiários televisivos, escolheram a notícia, produziram versão escrita sobre a matéria escolhida, treinaram e... apresentaram-se.
Vamos assistir ao "TELEJORNAL" do QUINTO ANO DA MANHÃ:


Apresentadores: João Vítor e Roberta



Apresentadores: Letícia e William

Trabalhar com as notícias e as reportagens tem sido interessante para você?...Conte para nós.

15 comentários:

Rahira-5ºA disse...

oiii na minha opiniao trabalhar com noticias e reportagens é muito imteressante , pois ficamos informados e atualizados com o que esta acostecendo no mundo todo !!!
A e nao posso me esquecer de dar os parabens aos " jornalistas " do 5ºA !!!!
Bjs Rah*

Anônimo disse...

que legal o que o quinto ano A vez adorei vero achei tao interessante que queria saber se vai haver o jornal do quinto ano B também? adorei a musiquinha ! is ruivo 5B

Fernanda Reis disse...

Oiiiii!
Olha , o Telejornal do Quinto ano da manha ficou ótimo!Mas o ÚNICO ponto negativo q achei foi que vocês deveriam ter falado mais alto e mais devagar!
Beijos!

Professoras do 5º ano disse...

Oi, Isa!
O Quinto B também vai fazer o "Telejornal" apresentando notícias voltadas ao mundo da Ciência (meio ambiente, animais, plantas, corpo humano...)Por isso, pedi para vocês separarem as matérias jornalísticas e escrevê-la com suas palavras, lembra?...
Bjs.

Anônimo disse...

Oi Verô,
O telejornal ficou muito legal, e o que eu mais gostei foi a representação dos meus amigos. Eles falaram muito bem sobre as notícias que estão acontecendo hoje, como a do vulcão, parecia jornal mesmo e com a música mais parecido ainda.
Parabéns pessoal!
Hosni 5ºA

Professoras do 5º ano disse...

Oi, Hosni!
Gostei do que você escreveu!
Comentário reflexivo e construtivo!
Parabéns!
Já preparou sua notícia?...Quem sabe o próximo será você?....
Bjs.

A todos.William-meu blog disse...

Valeu gente

Anônimo disse...

Tem sido sim pois reescrever em uma verção menor é mais legal



Raquel 5ºA

I.A.U.A disse...

Oi Verô,trabalhar com as materiais jornalísticas e muito legal pois voce pode aprender e ficar informado(a)sobre muitas coisas observando,e os amigos tambem aprendem



bjss Gian=]

Anônimo disse...

Oi Verô!!Para mim com certeza foi muito interressante e divertido para mim trabalhar com noticias e reportagens!!
Talvez no meu futuro,serei jornalista!!

Bjss Ro*

Anônimo disse...

Oi Verô,
Em minha opinião esse nosso novo trabalho de nós serem os novos ''jornalistas'' do 5° ano da manhã é uma ideia inovadora, pois desta forma podemos nos ver e nos ouvir, e deste modo vendo os nossos erros e coisas em que podemos melhorar um pouco mais.
Os videos ficaram realmente muito bons, em alguns dos videos somente o tom de voz deve melhorar um pouco, mas fora isto ficou MUITO bom, mais muito bom mesmo!Obrigada pela oportunidae Verô e outras professoras dos quintos anos.
Rebeca

Clara. disse...

JOÃO,vc fala muitoi bem ,eu auto e claro,Roberta tb!

Leticia tah de parabéns e WILLIAN Tb!

só acho que vocÊ devia falar mais ALTO e ...SEM GAGUEJAR,acredite na opinião de uma futura jornalista!sem me exibir ,eu tenho dom para isso1 né Verô?

call of duty 6 disse...

Oi gente,
Eu gostei muito dos seus telejornais e sei que algum dia verô vai me escolher.
UM ABRAÇO
LUCAS

Gabriela Esquerdo disse...

Eu Gabriela L. Esquerdo acho que é interessante essas notícias e reportagens pois ensina as crianças a perderem o medo e a vergonha de aparecerem em público.

Ana Marques disse...

Ola
Para mim tem sido muito interessante trabalhar com noticias e reportagens, pois podemos saber como é estar em um tele jornal.Na segunda-feira eu vou apresentar :]Vou levar um casaco da minha mãe e talvez passe uma sombrinha :]
mts bjks Aninha