quarta-feira, 14 de abril de 2010

TRABALHANDO A ORALIDADE

“O homem se faz na linguagem e pela linguagem”
 (Mikhail Bakhtin)


O desenvolvimento da língua oral e o desenvolvimento da escrita têm influência um sobre o outro. São duas possibilidades tanto de ler o mundo como de ler imagens e diversas linguagens.
Em geral, produzimos textos orais em situações familiares, o que nos dá um domínio grande da linguagem coloquial, íntima.
Expressar-se oralmente é algo que requer confiança em si mesmo. Isso se conquista em ambientes favoráveis à manifestação do que se pensa, do que se é.
Sendo assim, percebendo que a fala é mais espontânea e acompanha o homem em suas aventuras desde as épocas mais remotas, nossa prática deve valorizar também o ensino da oralidade. Por isso, trabalhar a oralidade se faz importante na prática educativa.
É válido afirmar que trabalhar com a oralidade tem como um dos objetivos desenvolver as habilidades linguísticas de falar e escutar.
Para começar, vamos trabalhar a leitura de diferentes gêneros textuais, que serão gravados em sala e reproduzidos neste espaço. Um dos gêneros que favorecem bastante o trabalho com a língua oral é o poema.
Veja, como essas crianças declamam os poemas de Cecília Meireles:


E, você, gosta de ler ou declamar poemas?...Qual poema ou outro texto você gostaria de ler/declamar?...

21 comentários:

Ju 5ºB disse...

Eu gosto mais de ler!
Adorei o vídeo da bailarina da Cecília Meireles!
Verô vc viu o meu comentário no bate-papo?
Beijos

Alê Kröner disse...

Adorei! Mas, acho que dos dois. Um poema legal, é o do menino que carregava água na peneira, e um livro, o que o amigo do meu pai escreveu e me deu o seu terceiro: 'Anjos do Mar'

gusthavo disse...

Oi gente tudo bem :).

Unknown disse...

Adorei o poema a veronice levou o netbook dela e ensinou agente mexer no blog e como se faz o blo foi D+ .
O poema da cecília meireles é 10 e a bailarina é tão cuti-cuti eu adoro nela ela faz cada poema super legal mas de todos que ja li o melhor é " OU ISTO OU AQUILO "

Mari Azul 5B

leticia disse...

Eu gostei mais do poema do isso ou aquilo ele tem rimas algo que eu adoro.Mas tambem gostei muito do poema da bailarina.

Karina 5o B

Anônimo disse...

Meu computador não asseita vidios do JORNAL DO QUINTO ANO DA MANHÃ POR ISSO NÃO assistir




Raquel 5ºA

Anônimo disse...

Eu gostei mais do poema OU ISTO OU AQUILO pq ele tem mais rimas algo que a Cecília Meireles faz muito bem!Mas tambem gostei muito do poema da bailarina.
Bjsss
Isinha Marques 5ºB

NeBuLoSa_FeH* disse...

Olá!
Eu prefiro declamar poemas!
O vídeo que eu mais gstei foi o :''Ou isto ou aquilo''
Beijus

monique disse...

eu adorei o video da bailarinas

Anônimo disse...

Olá pessoal achei muito criativo e interesante e também achei muito fofa a bailarina bjs Gabi do 5 ano B

Anônimo disse...

O video da bailarina é muito fofo, e o texto é muito interessante!
De esto achando muito legal mecher com o power point.
Luísa 5ºd

Anônimo disse...

vero é muito legal os poemas adoro poemas!!!eles me dao alegria e diversão!!

bjss ro*

Unknown disse...

Eu adoro poemas. Segue um que eu gosto:

" Para qualquer criatura,
Bons e maus, crentes e ateus,
Em qualquer parte do Mundo,
Mãe é a presença de Deus."
Auta de Souza

Lucas M.

Ana Marques disse...

Vero só precizo saber seu e-mail para enviar o video do poema eu peguei do meu avo e acresentei algumas coisas!Ok????<3 bjs
<3xau

Professoras do 5º ano disse...

Ana Luiza,
A mamãe tem meu e-mail (UOL).
No mural dos comentários também você o verá. Clique em e-mail, onde está meu recado.
Vou aguardar.
Bjs.

Unknown disse...

gostei pois no começo o poema diz que as coisas que a menina não conhece rima com as coisas que ela sabe, como por exemplo"do ré" "ponta do pé" e no final quer dormir como criança

Rahira-5ºA disse...

oiii , eu gosto mais de ler poemas, pq nao tenho jeito pra escreve-los ! e eu adorei o poema ou isto ou aquilo pois ele é muito legal de se ler !!!
Bjss Rah*

leticia disse...

Marcia e Vero

eu gosto muito de poemas.Eu não escrevo tantos poemas, mas eu adoro ler-los.

bjs
Letícia 5o. B

Anônimo disse...

FERNANDO

Eu gostei do poema O PATO eu acho o ritimo legau e engrassada etanben adoro ler poemas

bjs

Fernando André Iuni de Paula

Anônimo disse...

FERNANDO

Eu gostei do poema O PATO eu acho o ritimo legau e engrassada etanben adoro ler poemas

bjs

Fernando André Iuni de Paula

Anônimo disse...

oi Vero e Marcia,
voltei de viajem, foi muito legal lá na disney.

Achei muito legal o video da bailarina , eu já conhesia; é muito interesante o video...
Nathalia 5ºb