sábado, 10 de abril de 2010

PAUSA PARA LEITURA: POEMA

Em Língua Portuguesa, conhecemos o poema "O menino que carregava água na peneira" de Manoel de Barros. Aqui vimos, que meninos e poetas têm muitas coisas em comum: a imaginação sem limites, a capacidade para inventar o necessário e o desnecessário, o desejo de ser livre...Poeta e crianças estão juntos nessa declaração: com o tempo, os dois descobriram que "escrever seria o mesmo que carregar água na peneira".

A linguagem cheia de novos significados é um traço do poeta Manoel de Barros, que encanta a todos.
Por isso, vamos relê-lo?...

Que sensações o poema despertou em você?...Qual o verso mais bonito, na sua opinião?...Comente!

13 comentários:

NeBuLoSa_FeH* e SoL_JuLiH* disse...

Oiii!
Na nossa opinião , o verso mais bonito é:"Meu filho você vai ser poeta.
Você vai carregar água na peneira a vida toda.
Você vai encher os vazios com as suas peraltagens."
Nós sentimos uma beleza nas crianças por serem tão lindas e espertas!
Beijooooos!

Anônimo disse...

Nós gostamos (Lèo e lucca) porque ele pode fazer tudo isso mesmo! mas em sua escrita e nós gostamos do verso que diz:"Foi capaz de interromper o voo de um pássaro bontando um ponto final nma frase"

Rahira-5ºA disse...

Oiii, o poema desperta e sensaçao de poder viajar no mundo com a imaginaçao !o versso que eu achei mais bonito foi esse :"a mae reparou que o menino gostava mais do vazio do que do cheio. " !!!
Bjssssssssssssss Rah *

Unknown disse...

O texto me despertou a sensação que com a palavra em forma de poema podemos ir ao mundo imaginario das pessoas e coisas. O verso que mais gostei foi: " Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela."
Lucas Muniz.

Professoras do 5º ano disse...

Puxa, que sensações boas!!!
Estou gostando de ler isso!
Vou contar um segredo: em mim também despertou essa sensação de liberdade, "viver sem fronteiras"!A poesia amplia nosso modo de ver as coisas e as pessoas, além de nos tornar uma espécie de "Deus das palavras"!
Bjs.

joao vitor 5a disse...

Oi verô aqui é o João Vitor a parte em que eu gostei mais foi todas o poema é muito legal adorei de verdade!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A sesação é de que o poeta para ser poeta presisa caregar agua na penera.


Raquel 5ºA

Unknown disse...

Não tem o verso que mais gostei ,pois amei todo o poema ,mas tive sentimentos de esperança e alegria .Foi o que meu coração me disse
E ACHO QUE TODOS NÓS DEVEMOS SEGUIR O QUE NOSSOS CORAÇÕES DIZEM , E NÃO O QUE OS OUTROS FALAM !
___________________________________
GENTE UMA PERGUNTA...
QUEM AKI VAI SEGUIR , OU SEGUE SEU CORAÇÃO ?
vocês não acham que devemos seguilo?

lolomacchia disse...

vero eu adorei!!!o verso mais bonito para mim é...Meu filho quando vc crescer vc vai ser poeta

bjss ro*

lolomacchia disse...

a miha sensação foi de muita esperança e emoção com as frases pois ela sao interessantes e bonitas!!

bjss ro*

Bianca disse...

Vero ,
não sei dizer qual trecho mais gostei !
Pois gostei quanto ameei TODOS !!!
mas claro sei demonostrar sentimentos e fiquei muiiiiito emocionada , fiquei com esperança ,e sabe , todos nós devemos seguir nossos corações como o menino acreditou que carregava agua na peneira , e ele nem deu bola para as pessoas que falava que era impossível !
e ele fez o que o coração dele pediu , e não o que os outros falam
___________________________________
GENTE VCS NÃO ACHAM QUE DEVEMOS SEGUIR NOSSO CORAÇÃO
( ) Sim ( ) Não
Bjs Bianca

Alê Kröner disse...

Achei muito interessante esse poema, é muito afetivo, e, além disso, quase todos os poemas de Manoel de Barros são muito interessantes e afetivos. Esse livro, "Exercícios de ser Criança" também é muito legal, em recomendo a qualquer idade

Fê Nunes disse...

Verô o verso que mais gostei não foi nenhum pois amei todos, pois em mim eles despertam uma sensação diferemte que não sei esplicar!