segunda-feira, 8 de março de 2010

CONHECENDO A REDAÇÃO DA FOLHA DE SÃO PAULO- 5º B

NO DIA 03/03, O 5º ANO B FOI CONHECER E APRENDER COMO SÃO FEITAS AS MATÉRIAS DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, POIS O GÊNERO TEXTUAL DESTE BIMESTRE É A REPORTAGEM.

OS ALUNOS CONVERSARAM COM OS JORNALISTAS RESPONSÁVEIS POR DIVERSOS CADERNOS DIÁRIOS, COMO POR EXEMPLO: COTIDIANO, ILUSTRADA...E A JORNALISTA RESPONSÁVEL PELA FOLHINHA - SUPLEMENTO QUE VEM AOS SÁBADOS - GABRIELA ROMEU.


UM POUCO MAIS DE HISTÓRIA...

"A história da Folha começa em 1921, com a criação do jornal "Folha da Noite". Em julho de 1925, é criado o jornal "Folha da Manhã", edição matutina da "Folha da Noite".
A "Folha da Tarde" é fundada após 24 anos. Em 1º de janeiro de 1960, os três títulos da empresa se fundem e surge o jornal Folha de S.Paulo."


VEJA COMO FOI INTERESSANTE E MUITO PROVEITOSA A VISITA À REDAÇÃO DO JORNAL:


O QUE VOCÊ APRENDEU COM A VISITA À FOLHA DE SÃO PAULO?

16 comentários:

Anônimo disse...

Oiii ,
Eu ainda nao fui na folha mas depois que eu for respondo a pergunta !
Bjs , Rah*

Anônimo disse...

Oi Marcia e Vero,
Eu adorei a folha! eu aprendi muitas coisas mas o que mais aprendi foi ver como é feito o jornal e a funçao de cada um la dentro da folha ! foi um passeio divertido,gostoso,interresante,instrutivo... emfim curti bastante espero que tenha outros passeios como este !
beijo,
Isa Ruivo 5 ano B

Anônimo disse...

Marcia e Vero,
Eu amei conhecer a folha!lá eu aprendi tantas coisas!Aprendi como o jornal é feito,e muitas outras coisas!eu tambem adorei o jogo que teve no final do passeio!VALEU!!

beijo,
Letícia lima 5 ano B

Valeska disse...

Oi Verô e Marcio eu também gostei muito da folha mas que pena que a gente não viu eles fazendo o jornal!!

Valeska 5°B

Isabella disse...

Oi VerÔ e Marcia ,o estudo do meio da folha foi super legal,eu adorei
ter ido lá se desse eu queria ir novamente!!!




BJS Isabella 5ºano B

Nathy disse...

Verô...
Adorei a visita da folha e aprendi muitas coisas!!
Vi todas as pessoas trabalhando cada um com sua prifissão!!Fiquei sabendo que cada pessoa de lá trabalha em cada caderno e outros são as pessoas que trabalham com as fotos!!
Adorei a parte em que a Gabriela mostrou como vai ser a folhinha desse sábado (se não me engano)
Gostei mais dessa parte pois é feita especialmente para nós crianças e é tudo muito bem feito la!!
Tem muita TV para eles saberem as noticias do dia!!

adorei e espero ir mais vezes
bjss Roberta

Anônimo disse...

Verô..
Eu gostei muito de ter ido a Folha De S.Paulo e gostei também de saber como arrumar as fotos para o jornal,também gostei de saber que o pessoal é dividido em cadernos e gostei do auditorio,também de fazer a capa do jornal e de saber como vai ficar a folhinha.A parte q eu mais gostei foi a das fotos

Amei ir e quero ir mais vezes

hosni disse...

Verô..
Eu gostei muito de ter ido a Folha De S.Paulo e gostei também de saber como arrumar as fotos para o jornal,também gostei de saber que o pessoal é dividido em cadernos e gostei do auditorio,também de fazer a capa do jornal e de saber como vai ficar a folhinha.A parte q eu mais gostei foi a das fotos

Amei ir e quero ir mais vezes

HOSNI

Ju 5ºB disse...

Oi Marcia e Verô
Eu adorei ter ido na Folha de S. Paulo.
Quero ir mais vezes foi super legal ver como é feito o jornal as máquinas o jornal online,onde fazem a Folhinha.
Um beijo

Anônimo disse...

Oi Verô ,
Eu adorei visitar a folha de s. paulo , porque eu aprendi que pra fazer um jornal de um dia é preciso muito trabalho.Eu tambem aprendi que esistem varios cadernos :cotidiano ,esportes,folhinha...e que os jornalistas asistem TV enquanto trabalham para ver se tem alguma coisa que interessa para por no jornal !!!Traduzindo , aprendi muito lá !
Bjs, Rah*

Anônimo disse...

Adorei a visita á Folha porque eu tive o prazer de perguntar para uma pessoa do Cotidiano.
beijos, Raquel

Gabriela Esquerdo disse...

Vero,
Adorei a visita pois me diverti muito principalmente quando montamos aquele jornal e aprendi que cadq um tem um tema para escrever:FOLINHA, ESPORTE, METROPOLIS, COTIDIANO, E ETC TCHAU BJS gABI L

Anônimo disse...

Vero,eu adorei a visita a Folha de São Paulo, por causa que assim eu descobri como eles fazem o Cotidiano, na area de esporte nós conhecemos o editor pelo o que disse o apelido dele era Zé, ele nos contou que mais ou menos 20 pessoas vão na copa do mundo, para tirar as fotos pra Folha, no final do passeio agente foi para uma sala onde fizemos uma atividade que a gente via como era díficil fazer a capa do jornal.Mauricio.

Unknown disse...

oi marcia e verô voces vão achar meu comentario estranha mas eu não achei a folha legal só a biblioteca porque eu adoro ler e eu não leio muito a folhinha porque acho que fala de coisas muito infantis .

Letícia - 5º A disse...

Eu aprendi passo a passo como é feito um jornal . A cada lugar que visitamos , aprendi uma parte do processo de criação do jornal .
Quando passamos pela parte do caderno "Esportes" , eu aprendi que primeiro , o jornalista faz a matéria e manda para o editor , que corrige e manda para alguém que cuida da primeira página selecionar ( ou não ) a matéria.
Na hora que passamos pelos fofotgrafos e editores de imagem eu aprendi o que eles podem corrigir em uma foto e como eles fazem isso .
No momento em que passamos pqla Folhinha , eu aprendi que os jornalistas , editores e fotografos correm contra o tempo para fechar o jornal .
Quando passamos pela primeira página , eu aprendi que ela é feita por ultimo , porque ela precisa selecionar as matérias e as fotos que irão aparecer .
Em fim , eu aprendi que o jornal nãi é impresso na Folha , mas sim em uma cidade do interior de São Paulo .

Anônimo disse...

marcia e vero,

eu achei que a folinha foi um passeio muito legal , onde aprendi muitas coisas e adorei no final quando tinhamos que montar nós mesmos um jornal

bjss renata-5ºb