segunda-feira, 8 de março de 2010

Quem são as GARIS ou as MARGARIDAS?

Hoje, dia 08 de março comemoramos o DIA INTERNACIONAL da MULHER e trouxemos as GARIS ou MARGARIDAS - como também são conhecidas - Marlene Cruz do Nascimento e Rita Coelho da Silva da empresa QUALIX para homenageá-las e conhecermos um pouco mais sobre sua atividade profissional.
Antes de mais nada, você sabe como surgiu o nome "GARI"?
“A maioria dos brasileiros – e até mesmos muitos dos que trabalham no setor – desconhecem como eles foram incorporados ao dia-a-dia pela população. Mas essa dúvida termina quando é preciso identificar um coletor, que remove o lixo, ou uma varredora, que limpa as ruas. Aí é só chamar o gari ou a margarida e tudo se resolve.
A palavra gari vem do nome de Pedro Aleixo Gari que, durante o Império, assinou com a Corte brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir no Rio de Janeiro, cidade onde morava, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum.
Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos e de tanto repeti-lo, a população da cidade associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas. Assim, o nome gari se espalhou para o restante do País."
E MARGARIDAS, de onde vem esse termo?
"No início da década de 70, havia carência de mão-de-obra masculina em São Paulo para serviços de varrição, já que os melhores profissionais eram requisitados pelas empresas responsáveis pela construção do metrô. Naquela época, o então gerente da filial Piracicaba, José Mauro Porto, foi designado pela diretoria de Operações da VEGA para incluir as mulheres no serviço de limpeza pública.
A experiência pioneira foi feita com absoluto sucesso e, logo em seguida, repetida em outras regiões, na Capital. Antes mesmo de o teste ser feito em São Paulo, havia uma preocupação em encontrar um nome popular que servisse de alternativa aos já tradicionais, como varredora e servente.

Pensou-se na cor branca, que é sinônimo de limpeza, e na flor, que representa a mulher. Imediatamente, margarida foi considerada o mais adequado, inclusive porque nesse nome está contida a palavra gari. Dias depois, a mídia e a sociedade em geral aceitaram – e elogiaram – o ingresso da mulher na nova atividade profissional junto com seu apelido de trabalho."
Fonte: http://imaginacaoativa.wordpress.com/2009/05/06/gari-e-margarida/

Os alunos tiveram a oportunidade de saber sobre a atividade profissional dessas mulheres, que fazem a varrição das ruas de Santo Amaro diariamente e merecem o respeito dos pedestres, passando assim, a ter um motivo a mais para evitar sujar as ruas e manter a cidade limpa.

Todas as vezes que você tiver oportunidade, dê um "BOM DIA!" para os garis. Esse gesto, além de mostrar que você é educado (a), tocará o coração desses profissionais, que muitas vezes, passam despercebidos pela maioria.

Ao realizar a entrevista, qual foi o fato mais curioso que você descobriu sobre as GARIS?

8 comentários:

Lucas disse...

Oi Vero, eu gostei da visita da Marlene e da Rita elas foram simpaticas e respoderam todas as nossas perguntas

Anônimo disse...

Oiii Verô ,
Eu achei muito interessante quando a Marlene falou que as garis não lixeiros(as)elas catam o lixo dos outros, porque todos nos somos lixeiros !!!

Anônimo disse...

eu adorei saber mais sobre as garis ( ou margaridas) o que me surpreendi foi quando mencionaram que adoravam seu trabalho .
Eu me surpreendi porque alem de nao ser tratado bem pelas pessoas e receber muito pouco ! eu nao gostaria porem é interresante gostar do que faz !
beijinhos Isa 5 ano B

Rebeca, Fernanda e Carol disse...

Olá verô,achei muito legal as margaridas irem a nossa sala e contarem um pouco mais sobre elas,o que mais me chamou a atenção foi quando a marlene falou que elas não são lixeiras elas só pegam os lixos que NÓS jogamos.
Beijos Rebeca

Ana Carolina Reis disse...

Eu gostei muito das Margaridas.Elas nos contaram bastante sobre o lixo da cidadeque nós jogamos.
Queria que nós deixassimos a cidade mais limpa para ajudar as garis.
BJKS
Ana Carolina Reis 5ºD

Ju 5ºB disse...

Adorei saber um pouco mais sobre o trabalho das margaridas e o que fiquei surpresa é que elas gostam do trabalho delas e conheceram pessoas legais enquanto faziam o seu trabalho .
Também fiquei surpresa quando elas disseram que elas também tinham que colocar um saco nos animais mortos que estivessem na rua se fossem grandes o saco tem que ir ate a metade do animal morto.
Bem eu adorei a visita delas!
Um beijo

Letícia - 5º A disse...

A coisa mais curiosa que eu descobri sobre as Garis foi que as pessoas jogam lixo na rua na frente delas !

Nebulosa_Feh* e Sol_Julih* disse...

Olá!
Nós amamos a visita das Margaridas , pois ela explicaram que recolher o lixo é importante , e nós , que somos os lixeiros , elas são as ''estrelas'' , as que ajudam a preservar o meio-ambiente



Beijos!