quinta-feira, 11 de março de 2010

POR DENTRO DA FOLHA DE SÃO PAULO - 5º A

Monitor explica o funcionamento do jornal

A FOLHA também tem história...

O 5º ano A visitou a Folha de São Paulo no dia 10/03. Todos estavam presentes! Que maravilha!

Conhecendo as Primeiras Páginas memoráveis da FSP

É certo que, hoje em dia, não podemos ficar desatualizados, pois a informação é essencial nas relações com o conhecimento.
"Enquanto suporte, o jornal é altamente perecível: no final do dia já é sucata. Em seu interior, circulam uma infinidade de gêneros: notícias, reportagens, editoriais, artigos, crônicas, entrevistas, tiras, charges, etc.
Na redação do Jornal

Quem lê jornal o faz, em geral, diariamente, raramente o lê integralmente, costuma iniciar a leitura por um caderno específico que concentra seus interesses pessoais, passeia os olhos pelos cadernos e fixa-se em uma ou outra matéria.
O editor do caderno ESPORTES conversa com a turma

Gabriela Romeu, a editora da Folhinha, conversa com as crianças


As notícias impressas circulam em outras mídias: ocupam o noticiário das TV, do rádio, da Internet; estão na boca do povo, nas conversas em torno do que acontece. "

NÓBREGA, Maria José in Carta na Escola, ed. 20.

Entendendo a diagramação do jornal

A quantidade de tevês chama a atenção dos alunos

O jornal é material riquíssimo e enriquecedor, porque é texto, palavra, comunicação, fato diário, vida! Trazer o jornal para a escola é trazer a realidade para as aulas e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem.

O livro que guarda as antigas FOLHINHAS

Portanto, a realização deste estudo do meio trouxe uma visão mais ampla para o contato com os gêneros textuais, que estão sendo trabalhados na escola, neste bimestre.

Fazendo a primeira página do jornal

Entre os diversos gêneros presentes no jornal (crônicas, notícias, resenhas, reportagens, histórias em quadrinhos, entrevistas, charges), com qual deles você mais e menos se identifica?...Por quê?...

22 comentários:

PATRICIA disse...

Muuuuito Legal este passeio!!!
Na verdade, eu adoraria ter ido também, sempre tive curiosidade de conhecer um jornal "por dentro". Robertinha chegou toda falante, feliz da vida com tudo o que viu e aprendeu!!! Que ótima oportunidade...
Valeu!!!

Beijos

duudu disse...

eu gosto mais da folhinha

Reis 5ºA disse...

Eu amei o passeio...Foi incrível porque , durante o passeio, aprendi umas 20 coisas sobre como se fazer um jornal...Etc...
Bjusss
Fernanda Reis

Professoras do 5º ano disse...

Oi, gente!
Fernanda, lembre-se que não é para escrever "20 coisas", mas sobre o que você aprendeu e qual gênero do jornal você mais gosta e menos gosta. Outra coisa, Dudu, "Folhinha" não é gênero. É suporte.
Queridos atentem à questão.
Cuidem da escrita!
Bjsss...

Fernanda N. disse...

Vero, eu não tenho como responder essa pergunta muito bem, pois gosto de todos os generos, porque eles são incriveis.

Anônimo disse...

Verô...
O gênero quemai gosto são as histórinhas em quadrinhoss!!Acho elas diveridas e super engraçadas!!Estou muito, muito e muito triste por ele ter morrido hoje ;( mas tenho certeza que vamos achar outra pessoa para faze-las!!!
O gênero que menos gosto são as más noticias que aparecem!!!Fico triste ;(
Adoron tudo mesmo e vou adorar sempre!!!

Bjsss Roberta

Fernanda N. disse...

Vero gostei muito da folhinha, pois aprendi muito. Conversei com alguns jornalistas e percebi, que la eles são divididos por cadernos.
Fizemos a capa de um jornal, e assim percebemos como è dificil criar um.
Achei imprecionante a folhinha que sairà esse sabàdo.

ENTÃO NÃO PERCÃO!!!!!

Anônimo disse...

Oiii,
A folha de S. Paulo nao é como eu imaginava!Mas adorei ter ido lá, eu vi que os jornalistas asistejm tv emquanto trabalham e aprendi que pra se fazer a capa de um jornal não precisa ter uma foto igual ao titulo, pois os detalhes estarao dentro do jornal!O genero que eu mais gosto são os quadrinhos,porque são muito divertidos e engaçados !!!
Bjs,Rah*

Ricardo disse...

O gênero que eu mais me identifico é o gênero das histórias em quadrinhos, pois são muito divertidas. O gênero que eu menos me identifico é o gênero de notícias, porque muitas delas são tristes, sobre pessoas que morreram, tsunamis, terremotos, e todos nós queremos paz neste mundo, não pessoas morrendo.

Gabriela L Esquerdo disse...

vero, A FOLHA foi super legal aprendi diversas cisas bjs Gabi L

Lucas disse...

Oi Vero eu achei muito interessante a folha de s.paulo. Porque eles disseram como fazem a folha.
Um Abraço
Lucas 5A

Rafaela Vitali disse...

Verô,

O gênero que mais gosto é o gênero das histórias em quadrinho!Acho elas super divertidas e engraçadas!

Abraços Rafaela

Letícia - 5°A disse...

O gênero que mais me idêntifico é histórias em quadrinhos , pois elas são divertidas e engraçadas .
O gênero que menos me identifico é classificados , pois é desinteressante .

Anônimo disse...

Oque mais gostei foi o cotidiano,e o que achei menos interecante foi a conveça com o reporter iço foi tudo
Raquel

Anônimo disse...

Oi Verô,
O gênero que eu mais gosto são as tirinhas,porque elas são divertidas e me fazem rir muito.O que eu menos gosto é gênero noticias esportivas,porque não sou muito fã de esportes como futebol,basquete e essas coisas.Aprendi muito na Folha,sei que não é facil fazer a capa do jornal pois deram uma atividade que tinhamos que fazer a capa da Folha em 5 minutos,ficaram pressionando a gente.E vida de jornalista é assim muito dificil.

Beijos «♥»Aninha«♥»

Anônimo disse...

Oi Verô,gostei meuito da Folhinha de São Paulo pois agora sei como se faz um jornal,qual é o trabalho de cada um que faz a Folha e a folhinha.Como cada um cuida de um assunto,Mundo,Cotidiano,Esportes,Cidade,Economia....eles tende fazer o Jornal o mais rapido que puderem pois como a Folha vai para todos os lugares do Brasil e ir de avião por isso eles tende fazer o mais rapido que puder.Para nós vivensiarmos isto nós tentamos fazer uma primeira capa de um jornal em cinco minutos com as noticias mais importantes.Em fim adorei a Folha de São Paulo.
Rebeca

I.A.U.A disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
I.A.U.A disse...

Vero o gênero que eu mais gosto são as historias em quadrinhos porque eu me divirto muito e o que eu menos gosto são as entrevistas porque as vezes eles entrevistão gente ruim e eu nao gosto de gente ruim

Anônimo disse...

Eu adorei a Folha e SÃO PAULO GOSTEI das tiras poren são engrassadas

Anônimo disse...

eu acho que o passeio foi muito legal
beijos ana laura

Anônimo disse...

a parte que eu mais gostei foi a pate quente que as noticias chegam se utima hora e super interessante!!
rsrsrsrsrsrsrs!!!!

bjssssssssssss mariana de araujo 5b

fernando disse...

eu achei a visita um macimo tanto que eu falei sobre a visita para o meu avó e agora ele tambem que visitar a folha.