terça-feira, 27 de abril de 2010

Museu de Arte Moderna - MAM

AUTORRETRATO DE FLAVIO DE CARVALHO - 1965


Os 5ºs anos estão realizando neste mês uma visita ao MAM para aprimorar seus conhecimentos sobre a pintura e os desenhos do artista Flavio de Carvalho.


"O que é bom para os outros não é para mim."

Flávio de Carvalho

"O Museu de Arte Moderna de São Paulo faz o resgate das diversas facetas da obra de um dos artistas mais revolucionários de seu tempo: a retrospectiva Flavio de Carvalho.
O destaque é o projeto arquitetônico classificado em 1934 entre os primeiros colocados no concurso promovido pela prefeitura de São Paulo para escolha do segundo Viaduto do Chá, inaugurado em 1938. A vista do Anahangabaú, até hoje inédita do grande público, é a peça de abertura da mostra, instalada no primeiro grande painel que se pode ver no espaço expositivo."
Site do MAM
Acesso em: 27/04/2010

Mas, quem foi FLAVIO DE CARVALHO?... Clique na imagem abaixo para saber:

Os alunos aprenderam sobre a pintura de Flavio de Carvalho e realizaram uma atividade muito criativa em grupo:

5º A no MAM

5º A no MAM

Criação de uma vestimenta do futuro
A "NOIVA" do futuro - criação do grupo

Criação de estampa para a roupa do futuro

Roupa esportiva do futuro

Novas estampas para as roupas futurísticas

Criação de Estampas

Você gosta de estudar sobre os artistas contemporâneos?... Por quê?

segunda-feira, 26 de abril de 2010

TELEJORNAL DO QUINTO ANO - 5º A

As notícias não podem parar! Além de manter o público que nos assiste informado no dia-a-dia, o jornal pode assumir outra função: estimular o hábito da leitura na sala de aula.
Somos cidadãos bem-informados e por isso, queremos compartilhar nosso conhecimento com vocês.

O que se deseja é que o professor deixe de ser apenas um conferencista e que estimule a pesquisa e o esforço; ao invés de se contentar com a transmissão de soluções já prontas”.
PIAGET


ANA LUIZA E RAHIRA



MAURÍCIO E GABRIELLA

JULIANA E LUIZ EDUARDO




VOCÊ TEM O HÁBITO DE ASSISTIR AO TELEJORNAL?...QUAL?...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

ESTAÇÃO CIÊNCIA



A Estação Ciência - USP é um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Astronomia, Meteorologia, Física, Geologia, Geografia, Biologia, História, Informática, Tecnologia, Matemática, Humanidades, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa.
Para receber os visitantes, a Estação Ciência tem uma equipe de estagiários (estudantes universitários) que auxiliam nos experimentos, fornecem informações e esclarecem dúvidas sobre as exposições.


CURIOSIDADES:
Construídos no início do século para abrigar uma tecelagem, os galpões da Rua Guaicurus, que hoje abrigam a Estação Ciência, quase foram destruídos por um grande incêndio em 1936.
Em 24 de junho de 1987 foi inaugurada a Estação Ciência.
O publicitário Washington Olivetto criou graciosamente o nome e o primeiro logotipo da Estação Ciência.
Por que "Estação"?
Porque o termo proporciona viagens ao mundo do conhecimento científico, conhecimento este que precisa ser alimentado sempre com novas pesquisas. Porque liga passado e futuro, educação e diversão. Porque está perto de estações ferroviárias e de metrô.



FIQUE POR DENTRO!

Concurso de desenho "Biodiversidade do Brasil"! Quer participar?...Clique aqui e saiba mais!

Nós, professores e alunos do 5º ano, estivemos no início do mês, na ESTAÇÃO CIÊNCIA para aprimorar os estudos sobre Terremotos, Planeta Terra, Astronomia. Foi uma manhã de muitas aprendizagens!


Para você, qual foi o tema mais interessante?...Conte-nos!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

TELEJORNAL - 2ª EDIÇÃO

TELEJORNAL DO QUINTO ANO DA MANHÃ - 2º EDIÇÃO

Apresentadores: Raphael e Monique - 5º ano B

Temas:
Animais em extinção (RAPHAEL)

"Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento!" 


Aquecimento Global: causas, consequências e possíveis soluções ( MONIQUE)


"Entenda o aquecimento Global, Efeito Estufa, consequências, aumento da temperatura mundial, degelo das calotas polares, gases poluentes...Poluição atmosférica: principal causa do aquecimento global "


Apresentadoras: Isabela M. e Ana Luísa


Temas:
Vulcão na Islândia lança nova nuvem de cinzas - (ISABELA M.)

"A nuvem de cinzas vulcânicas originadas na Islândia na última quarta-feira se espalhou pelo resto do norte da Europa, levando ao fechamento do espaço aéreo em 20 países e provocando uma das maiores crises já enfrentadas pela aviação civil."

Nuvem de cinzas sobre a geleira de Eyjafjallajokull, na Islândia


Ar seco, típico de outono, incomoda paulistanos - (ANA LUÍSA)

 "O outono chegou, e com ele, o ar seco. Em boa parte do Brasil tem gente reclamando de ardência nos olhos, irritação na garganta, respiração difícil. As maiores vítimas da baixa umidade são as crianças. Quando, ainda por cima, o ar da cidade é poluído, a situação piora. É o caso de São Paulo."

Vista da região central de São Paulo, que sofre com a poluição e a baixa umidade relativa do ar.

O que você achou das matérias jornalísticas de seus colegas?...
O PRÓXIMO pode ser VOCÊ!

LEIA, ATUALIZE-SE, BUSQUE INFORMAÇÕES!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

"TELEJORNAL" DO QUINTO ANO DA MANHÃ...

Apresentar as notícias oralmente requer mais atenção, expressividade, autoconfiança, preparação e hábitos de leitura. Desenvolver o hábito à leitura diversificada, de forma silenciosa, oral e/ou reflexiva, é um dos objetivos para trabalhar o JORNAL na sala de aula. Assim, os alunos estão trabalhando as notícias trazidas para a sala de aula através do formato de um "telejornal". 
 A proposta é fazer o texto jornalístico, neste caso, as notícias e reportagens, ganhar existência dentro de um processo interacional.
O texto falado surge no momento de interação. Ele é o próprio rascunho. Por estarem os interlocutores presentes, ocorre uma interlocução ativa.
A leitura de jornais "possibilita estabelecer uma série de conexões entre os conteúdos das diversas disciplinas do currículo escolar e os acontecimentos recentes, permitindo aos alunos conhecerem as aplicações práticas dos conceitos estudados".
Os alunos assistiram aos noticiários televisivos, escolheram a notícia, produziram versão escrita sobre a matéria escolhida, treinaram e... apresentaram-se.
Vamos assistir ao "TELEJORNAL" do QUINTO ANO DA MANHÃ:


Apresentadores: João Vítor e Roberta



Apresentadores: Letícia e William

Trabalhar com as notícias e as reportagens tem sido interessante para você?...Conte para nós.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Texto de Opinião: Por que é importante fazer lição de casa?....


Para escrever um bom texto de opinião fique de olho nessas dicas:

Palavras ou expressões que:


  • anunciam a posição do autor diante do que está sendo enunciado - “na minha opinião”, “penso que”, “acho que”, “pessoalmente”, “no meu ponto de vista” , “indubitavelmente”, ”realmente”, “com certeza”, “parece-me que”, “provavelmente”, “infelizmente”;

  • introduzem argumentos, estabelecendo relações lógicas entre as partes dos enunciados (orações, períodos) - “porque”, “pois”, “por isso”, “embora”, “apesar de”, “para”, “a fim de”, “logo”, “então”;

  • apresentam o fechamento, a conclusão do texto - “conseqüentemente”, “por conseguinte”, “assim”, “então”, “desse modo”;

  • articulam o texto como um todo (grupos de períodos, parágrafos, partes maiores do texto) “em primeiro lugar (...) em segundo lugar (...) finalmente”,“por um lado (...) por outro lado”...
Verbos no presente (indica o real, a certeza), 1ª pessoa (singular e plural);

• Presença de argumentos para sustentar sua opinião;
• Comentários sobre argumentos contrários aos seus;
Conclusão do texto, reforçando-se a posição assumida.


Lição de Casa – Conheça a opinião dos especialistas
 
"As atividades devem ser desafiadoras, porém compreensíveis aos alunos, os conteúdos pedagógicos devem ser bem definidos de forma que as estratégias sejam bem específicas.
E, finalmente, ter a consciência de que lições de casa não foram criadas apenas para preencher o tempo do aluno em casa, mas sim com um objetivo importante para um real avanço na aprendizagem do aluno."


"Em primeiro lugar, precisamos situar a Lição de Casa como atividades que representam uma oportunidade de autoaprendizagem, autoconhecimento, de reflexão, expressão e crescimento pessoal do aluno.
A responsabilidade com a Lição de Casa é uma atitude a ser desenvolvida no aluno. No entanto, nem o descaso com a tarefa, nem a excessiva preocupação devem estar presentes. O professor deverá cuidar e agir coerentemente, para que o aluno perceba a diferença entre não fazer a lição ou parte dela, porque tentou, mas não conseguiu, trazendo assim as suas dúvidas para a sala de aula, e não trazer a lição por motivos que demonstram descompromisso."

Texto adaptado do site: http://www.ecc.br/fundamental/fundamentalIeII/licao_de_casa.htm


"(...) para que a lição de casa seja um instrumento para desenvolver a autonomia, precisa ter instruções claras e bem redigidas. Sua realização deve ser possível, levando em conta o tempo, a idade e a possibilidade dos alunos."
Fonte: Espaço para reflexão – Escola Móbile-
Texto adaptado

No Rascunho, ou seja, na primeira versão do seu texto de opinião:
 
Exponha sua opinião sobre os aspectos positivos e os negativos em relação à lição de casa, argumentando seus pontos de vista.
Comente pontos de vista diferentes dos seus e explique por que eles não o convencem.


Quais os aspectos positivos e negativos da LIÇÃO DE CASA para você?... Vamos trocar ideias?...

domingo, 18 de abril de 2010

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL - 18 DE ABRIL

Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril (1882 - 1948) e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil.

O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.

As professoras do quinto ano recomendam para você "embarcar" em uma fantástica aventura, as seguintes leituras:



Clique na imagem e (re) leia:

E, você, que livro recomenda para seus colegas?...Por quê?...