quarta-feira, 10 de março de 2010

O Sol e a Terra, uma história de amor

Na nossa última aula de Biblioteca, estava um dia chuvoso e a Claudia deslocou-se com muitos livros para nossa sala de aula. Depois da troca, Claudia selecionou um livro de Amir Piedade, para dramatizarmos. Emilie Leal Sena recontou a história, que aparece publicada abaixo:
O Sol e a Terra, uma história de amor
Quando o Sol viu pela primeira vez a Terra , logo ficou apaixonado mas, como o Sol era muito tímido, não declarava seu amor para a Terra nem a pedia em namoro.

Então o Sol teve uma ideia. Resolveu chamar o mensageiro cometa, pediu para ele comprar umas chamas florais e escreveu um cartão. Mas, em vez dele assinar seu nome, ele escreveu Admirador Secreto.

O cartão ficou assim:

Olá, Terra, eu quero te contar que te amo
e também que as estrelas brilham bastante,
mas o brilho dos seus olhos é muito mais bonito
que o brilho das estrelas. Novamente, te amo.
Receba essas chamas florais
representando um pouco do meu amor por você.
Beijos e abraços
Seu Admirador Secreto

O Sol pediu para que o mensageiro cometa entregasse a carta para a Terra.
O mensageiro cometa entregou a carta para Terra e, quando ela leu, ficou muito surpresa e foi o mais rápido que pode contar para sua amiga Lua.

A Lua começou a perguntar para todos os outros planetas assim:
- Foi você quem escreveu um cartão de amor anônimo para a Terra?
A Terra desconfiou que era ou Júpiter ou Saturno ou Urano ou Plutão ou Marte e até desconfiou um pouco que o cartão era do Sol, mas ela pensou: “Oh, não pode ser o Sol! Ele é como o rei e eu sou só um simples planeta."
Então, depois de umas semanas, o Sol já não aguentava mais, foi se declarar e pedir a Terra em namoro.
E a Terra respondeu de imediato:
- Claro!!!

O namoro começou, mas quando eles foram se beijar, a Terra ficou quase seca, por causa do Sol, que fez a água evaporar.
Então, chegou o Outono, e eles foram se afastando. Depois de alguns meses, chegou o inverno e eles se afastaram ainda mais.

A Terra estava morrendo tanto de saudades do Sol, que decidiu enviar um cartão assim:

Oi, Sol, estou morrendo de saudades mas não podemos namorar. Nosso namoro é proibido, pois quando chegamos perto um do outro, haverá seca em mim ou talvez eu possa até explodir
de tão quente.
Beijos e Abraços
Terra
Obs: Me responde!

Quando o Sol recebeu o cartão, já era primavera e eles se juntaram um pouco.
O Sol respondeu assim o cartão:


Querida Terra, vou te mandar um presente de amor.
Aqui está uma estrela tão brilhante quanto os seus olhos!
Beijos e Abraços
Sol
E assim continuou. Eles se encontravam no verão, mas não chegavam muito perto um do outro e, infelizmente, não continuaram a namorar.


Emilie Leal Sena
Amir Piedade tentou explicar as estações do ano através de um texto literário. Porém, hoje sabemos que a Terra não se afasta e se aproxima do Sol durante o movimento de translação. Vamos procurar saber mais?

As estações do Ano


Todo mundo já sabe que durante o ano ocorrem quatro estações:
Primavera, verão, outono e inverno.

As estações do ano acontecem por causa da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento do nosso planeta em torno do Sol dura um ano. Esse movimento recebe o nome de translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.
Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. E como o eixo do planeta Terra forma um ângulo com seu plano orbital, existe o verão e o inverno, dias longos e dias curtos.

Durante o Verão, os dias amanhecem mais cedo e as noites chegam mais tarde. Ao longo dos três meses desta estação, o Sol se volta, lentamente para a direção norte e os raios solares diminuem sua inclinação. No início do Outono, os dias e as noites têm a mesma duração: 12 horas. Isso é porque a posição do Sol está exatamente na linha do Equador.
Porém, o Sol vai continuar se distanciando aparentemente para norte.
A partir daí, os raios solares atingem o mínimo de inclinação no início do Inverno, e, ao contrário do Verão, os dias serão mais curtos e as noites mais longas.
Então, o Sol vai começar a se deslocar na direção sul.
Começando então a Primavera e os dias e as noites terão a mesma duração.
Portanto, as estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol.

Quando o Pólo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão. Seis meses mais tarde, a Terra percorreu metade de sua órbita. Agora o Pólo Sul fica em ângulo na posição do Sol. É verão na Austrália e faz frio na América do Norte.

As quatro estações

Outono : De 21 de março a 21 de junho

Do latim: autumno. Também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores.
Isto por que os países lá do hemisfério norte precisam se preparar para o inverno que está chegando. É necessário armazenar bastante comida para nada possa faltar!

Inverno: De 21 de junho a 23 de setembro

Do latim: hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal. Associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. Estação que sucede o Outono e antecede a Primavera.
O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo.
No sul do Brasil é comum ver a neve cair, cobrindo o chão e as plantas. Já nas outras regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, é a chuva quem dá o ar da sua graça.
Como a temperatura cai nessa fase, as pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa, principalmente debaixo das cobertas!

Primavera: De 23 de setembro a 21 de dezembro.

Do latim: primo vere, no começo do verão.
Ah, essa é a estação mais florida do ano! Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão.
Com o fim do inverno, os voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Os insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca néctar que as flores possuem.
A temperatura não é tão baixa e nem tão alta fazendo da primavera uma época muito agradável.

Verão: De 21 de dezembro a 21 de março.

Do latim vulgar: veranum, veranuns tempus, tempo primaveril ou primaveral.
Chegou o Verão, a estação mais quente do ano. Muito calor e dias bem longos. As temperaturas estão lá em cima. Relativo a primavera. Estação que sucede a Primavera e antecede o Outono.
As árvores estão verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas. O céu fica, ás vezes, fica nublado com pesadas nuvens que são o acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor.
O verão é uma estação muito gostosa, com a chegada das férias e um clima de alegria no ar.


Além de determinar as quatro estações, o movimento de translação traz outras consequências para o nosso planeta. Você sabe quais são elas? Vamos pesquisar sobre o assunto? Depois, conte o que você descobriu para seus colegas.

3 comentários:

Ana Carolina Reis disse...

Oi Emilie,
parabéns,esse reconto ficou ótimo
você é muito boa!
BJKS
Ana Carolina Reis 5ºD

Anônimo disse...

Oiii ,
Foi muito legal agente dramatizar essa histori!E eu tambem achei muito interessante saber mais sobre as quatro estaçoes !!!
Bjs, Rah*

Anônimo disse...

Essa história é muito legal pois podemos em uma forma divertida saber o por que chove tanto!!
Adorei as pessoa dramatizando!!
Foi muito legal e vou me lembrar para sempre!!

Bjsss Roberta